A Lyst, conceituada empresa e aplicativo de tecnologia de moda que conta com mais de 160 milhões de clientes, utiliza dados de navegação e cliques em produtos para fornecer informações valiosas e precisas sobre tendências, marcas e produtos mais desejados por seus consumidores. Anualmente, a empresa divulga uma lista poderosa que destaca desde o casal mais fashionista do ano até o sapato mais desejado. Em conformidade com essa tradição, hoje (29), eles compartilharam os momentos e principais tendências 2023 que foram populares do primeiro ao último trimestre.
E é claro que não poderíamos deixar de compartilhar esses insights com você. Portanto, se você é fã de acompanhar tendências, celebridades, e peças desejo, continue a leitura para descobrir os destaques de 2023 em termos de moda.
marca do ano
Pelo segundo ano consecutivo, a Miu Miu, irmã mais nova da Prada, foi eleita a marca do ano pela Lyst. Após o sucesso das sapatilhas bailarinas, que, de acordo com a plataforma, tiveram um aumento de 75% nas buscas entre março e setembro deste ano, das calcinhas com o nome da marca visível e os cardigãs com o logo se destacaram como tendências. O êxito da versão mais "jovem e descolada" de Miuccia Prada continua sendo a maior fonte de desejo entre os entusiastas do mundo da moda.
logotipo do ano
Atualmente, é impossível não ver o anagrama da Loewe por aí. Esse é um dos símbolos mais poderosos da marca, destacando-se, especialmente, nas regatas que tiveram um aumento de 132% nas buscas no segundo trimestre, e nos jeans desenvolvidos por JW Anderson, alcançando um nível de busca histórico em junho. No entanto, o número exato não foi divulgado pela Lyst.
trend do ano
Se as micro saias reinaram no ano passado, então, em 2023, foi o ano dos micro shorts, mais semelhantes a hot pants e calcinhas, na verdade. O modelo apareceu nas passarelas da Gucci, Tom Ford, Chloé, Stella McCartney e, claro, Miu Miu. Quando Emma Corrin desfilou usando um modelo de hot pant toda bordada em dourado, as pesquisas pela marca aumentaram 257% em 24 horas. Uau!
desfile do ano
Eleito como o desfile do ano, a coleção de inverno da Versace, que contou com um casting poderoso, chamou a atenção de todos. Além disso, a primeira fila do desfile tinha nomes como Miley Cyrus, Elton John e Anne Hathaway. Todo o glamour italiano foi visto em Hollywood e mundo afora também. Após o desfile, as buscas pela marca dentro da plataforma da Lyst cresceram 44%.
o sapato do ano
O calçado de destaque em 2023, sem dúvida, foi a sapatilha, especialmente o modelo com aberturas da Alaïa. Esse fenômeno desencadeou o surgimento de milhares de outras versões em marcas como The Row, Bottega Veneta, Chanel e Nensi Dojaka, se transformando no item mais desejado do street style em poucos meses. Esse modelo, que foi visto nos pés de Jennifer Lawrence, mal parava nas prateleiras e entrou para o ranking dos itens mais populares da Lyst este ano, aumentando as buscas em 56%.
o tênis do ano
Falando em calçados, como deixar de mencionar uma das principais tendências 2023? Eleito não só pelos fãs da marca, mas também pela Lyst, que, de acordo com informações da plataforma, é pesquisado a cada 1,7 minutos dentro do aplicativo. O tênis Adidas Samba é o modelo do ano. Indiscutivelmente, o hype em torno desse calçado cresceu sem parar nos últimos meses, evoluindo de um simples tênis de futebol para o item mais desejado entre as fashion girls.
a bolsa do ano
Vendida por menos de U$20, a bolsa do ano conquistou o mundo inteiro praticamente. O modelo em meia-lua da Uniqlo é versátil, acessível e viralizou no TikTok, o que a ajudou (e muito) em termos de visibilidade, já que os vídeos com ela geraram mais de 119 milhões de acessos na "rede vizinha".
"the power dresser"
Jennie fez sua estreia como atriz, marcou presença no Festival de Cannes e participou do Met Gala. Foi um ano e tanto para a estrela do grupo Blackpink. Por isso, a Lyst a elegeu como "The Power Dresser". Em maio, ela lançou uma coleção cápsula para a Calvin Klein, na qual reinterpretou o icônico logotipo com sua caligrafia; como resultado, as pesquisas pela marca aumentaram 22% no Lyst nos dias seguintes. Os tênis Cecilie Bahnsen x Asics Mary-Jane, que ela usou em Nova York em agosto, causaram um aumento de 27% nas visualizações de páginas da marca. Onde Jennie coloca as mãos, vira ouro.
o casal fashionista do ano
Como não notar Rihanna e A$ap Rocky quando eles estão juntos, não é mesmo? A dupla continua em ascensão e já é firmada como o casal mais estiloso da música. O momento que definiu essa conquista para eles foi a entrada tardia no Met Gala, quando a cantora apareceu em um deslumbrante look da Valentino, capaz de tirar o fôlego.
turnê do ano
Em 2023, as turnês foram um destaque e tanto. De Rosalía a Taylor Swift, o mundo da música foi agitado por apresentações avassaladoras. Entre elas, destaca-se a Renaissance Tour de Beyoncé. Condecorado como um "espetáculo da moda como nenhum outro", os shows da estrela contaram com visuais feitos por grandes casas como Mugler, Alexander McQueen, Prada e Anrealage. Após ela usar um macacão de “mãos” desenhado pela Loewe, as pesquisas pela marca dispararam 140% no Lyst.
campanha do ano
Você se lembra quando as "Le Bambino bags" da Jacquemus cruzaram as ruas de Paris? Pois é, essa campanha deu o que falar e não apenas aumentou em 49% nas buscas dentro da Lyst, mas também inspirou outras marcas a embarcarem nesse navio. A narrativa criativa da marca ultrapassou viralizou em todas as plataformas e definitivamente merece um espaço na lista.
"front row dresser"
Kylie Jenner transformou a primeira fila dos desfiles para os quais era convidada em sua passarela pessoal. É assim que a Lyst descreve a empresária. Com aparições notáveis em desfiles como o da Schiaparelli, quando ela usou aquela peça em formato de cabeça de leão, gerando 64 bilhões de visualizações no TikTok, até o vestido inteiro bordado em cristais, que aumentou as buscas por "vestidos com decote frente única" em 57%, não há como negar a influência da mais nova do clã Kardashian/Jenner.
estrela em ascensão
Kit Connor, mais conhecido pelo seu papel de destaque na série da Netflix, Heartstopper, está rapidamente conquistando um espaço no coração da geração Z. Com 5,9 bilhões de visualizações na #KitConnorFashion no TikTok, o ator coleciona peças de marcas como JW Anderson, Acne Studios e Carhartt, impulsionando as pesquisas cada vez mais dentro da plataforma. É para ficar de olho!
a marca para ficar de olho
Chamando cada vez mais atenção desde 2016, Dilara Findikoglu continua a criar uma extensa comunidade de fãs, incluindo celebridades como Zendaya e Margot Robbie. De acordo com a Lyst, as buscas pela marca cresceram 89% durante o ano.
"tv show" do ano
Com uma forte influência da tão aclamada "Quiet Luxury", a série de TV "Succession" da HBO conquistou a categoria "Série do Ano". Embora muitos fatores tenham contribuído para isso, não há dúvida de que grande parte do discurso foi alimentada pelas roupas superluxuosas e minimalistas usadas pela família Roy.
Com marcas como Tom Ford, Ralph Lauren e Brunello Cucinelli no guarda-roupas dos personagens, o seriado norte-americano aumentou em 95% as buscas pelo boné de baseball Loro Piana dentro da Lyst. Além disso, um moletom da Acne Studios usado pelo personagem Matsson cresceu impressionantes 393% entre os meses de maio e agosto.
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momento viral do ano
Lembramos como se fosse ontem a série de looks que Gwyneth Paltrow usou durante um processo judicial que enfrentava. Involuntariamente, os visuais escolhidos pela atriz acabaram chamando a atenção do público e desencadearam uma série de pesquisas pelas marcas usadas por ela. Entre elas, The Row e Loro Piana se destacaram, crescendo em 26% e 25%, respectivamente, na plataforma de moda.
momento "tik tok" do ano
Por último, a história que viralizou no TikTok sobre uma mulher que teve suas sandálias "Tabi" roubadas em um encontro do Tinder foi eleita o momento do ano dentro da plataforma de vídeos. Mais de 178 milhões de pessoas se interessaram pela história da @Nextlevellexuss (ela até ganhou um par de sandálias novas depois). Devido ao acontecimento, as buscas pela marca Maison Margiela decolaram em 342%, e a demanda por um par dentro da Lyst cresceu em 40%.