Beleza negra: 6 cuidados indicados para a pele negra

por The Look Stealers

A pele negra possui maior quantidade de melanina e colágeno, o que faz com que os sinais de envelhecimento sejam mais tardios e até mesmo brandos, esses fatores fizeram com que as pessoas pretas acreditassem por muito tempo que a sua pele não demandava nenhum cuidado, mas isso não é real. Na verdade, pessoas negras precisam ter uma rotina de skincare repleta de cuidados já que existem algumas condições que são mais comuns a este tipo de pele, como a hiperpigmentação, melasma e foliculite. 

É claro que cada pele é única e é necessário avaliar todos os sinais da sua, mas junto a isso, ter os cuidados que são necessários e recomendados para a pele negra, afim de evitar ou minimizar a aparição de todos essas condições. Hoje temos mais estudos sobre esse tom de pele e por isso conseguimos ter mais acesso a quais são os ativos e passos essenciais de cuidados. Conversamos com a dermatologista especialista em pele negra, Dra. Katleen da Conceição , sobre o que as pessoas de pele negra precisam fazer para ter uma pele linda, saudável e você descobre agora, nesse post.

Tina Kunakey - pele-negra-preta-cuidados-skincare-beleza - pele negra - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Tina Kunakey (Reprodução/Instagram)

o sabonete facial

O primeiro passo de cuidado com a pele é a limpeza, ela deve ser feita com sabonetes faciais destinados ao seu tipo de pele. Pessoas negras possuem tendência a ter a pele mais oleosa, então o recomendado pela Dra. Katleen é optar por aqueles à base de ácidos salicílico ou glicólico, pois eles ajudam na diminuição do sebo, desobstruindo os poros, deixando assim a textura da pele mais bonita. 

Nana Agyemang - pele-negra-preta-cuidados-skincare-beleza - pele negra - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Nana Agyemang (Reprodução/Instagram)

hidratação

Com a pele limpa e higienizada é hora da hidratação, etapa que deve ser seguida por todas as pessoas, até as que possuem a pele oleosa, já que ela irá repor a água que perdemos. Para a sua rotina de cuidados noturnos, o recomendado é dar preferência para os hidratantes com niacinamida, esse ativo possui propriedades iluminadoras e clareadoras, tornando-o perfeito para a pele negra, já que evita a formação de manchas.

Kandace Banks - pele-negra-preta-cuidados-skincare-beleza - pele negra - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Kandace Banks (Reprodução/Instagram)

atenção ao protetor solar

Existe uma ideia de que pessoas com a pele negra não precisam se preocupar em usar filtro solar, mas isso não se passa de um mito. Esses indivíduos também estão expostos aos danos dos raios solares e o contato sem proteção pode gerar manchas ou até mesmo agravar o melasma. O recomendado pela Dra. Katleen é utilizar um com no mínimo FPS 30, já que a pele negra possui maior produção de glândulas sebáceas e melanina. 

Demi B. - pele-negra-preta-cuidados-skincare-beleza - pele negra - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Demi B. (Reprodução/Instagram)

ativos essenciais

Os ativos que uma pessoa de pele negra deve procurar em seus produtos de skincare são aqueles que possuem uma ação sebo reguladora como o ácido salicílico, ácido azelaico, ácido glicólico e niacinamida. Eles podem aparecer em sabonetes faciais, hidratantes ou séruns e ainda irão ajudar a deixar a pele mais luminosa.

Mecca James-Williams - pele-negra-preta-cuidados-skincare-beleza-corpo-plus-size - pele negra - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mecca James-Williams (Reprodução/Instagram)

não esqueça do corpo

Os cuidados com a pele negra não se resumem apenas ao rosto é necessário também se atentar ao corpo todo. Para evitar a formação de manchas e hiperpigmentação, principalmente nas partes mais extremas como cotovelos, sempre hidrate a pele após o banho e claro, adicione o protetor solar à sua rotina diária. 

Amanda - pele-negra-preta-cuidados-skincare-beleza - pele negra - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Amanda (Reprodução/Instagram)

encontre seu dermatologista

Quando se trata de cuidados com o cabelo, você sempre procura por um profissional que saiba cuidar de cabelos naturais ou tenha experiência em realizar o tratamento que deseja, certo? Pois então, o mesmo deve acontecer com o dermatologista. É importante que você se consulte com um especialista em pele negra, que já tenha conhecimento sobre as condições deste tipo de pele e saiba exatamente quais tratamentos indicar, seja lá qual for sua queixa.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar