As donas de cabelo cacheado, crespo ou ondulado são divididas em dois grupos: aquelas que amam o volume e outras que preferem a definição. Claro que podemos encontrar maneiras de unir os dois, mas quando falamos em cachos definidos é comum que o volume seja mais baixo.
O tipo de curvatura do fio também influencia no resultado, mas ter os cachos definidos é a junção de alguns fatores, como o tipo de finalização realizada e a rotina de cuidados que cada pessoa possui com suas madeixas. Então, se o seu sonho é ter cachos bem formados, mas ainda não encontrou a melhor maneira de atingir esse resultado, vem com a gente, pois selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a garantir os cachos definidos.
preparando os fios
O primeiro passo para atingir os cachos definidos é a lavagem, que deve ocorrer no máximo três vezes na semana, já que o cabelo cacheado é naturalmente mais seco que os demais. Aplique o shampoo apenas na raiz, fazendo uma massagem, e depois o condicionador somente no comprimento. Então é só seguir a etapa de tratamento de acordo com seu cronograma capilar.
Com os fios limpos é hora de desembaraçar - processo que deve ser feito sempre com os cabelos molhados. A ferramenta escolhida para realizar esse trabalho faz total diferença, pois ela deve ser capaz de pentear os fios sem quebrar. Para isso, prefira escovas destinadas a cabelos cacheados e crespos, que tendem a ter cerdas firmes. Outra técnica que ajuda a evitar a quebra, é iniciar penteando as madeixas a partir das pontas, subindo gradativamente até o topo, assim você evita a formação de nós.
finalização
A escolha da finalização irá determinar diretamente no resultado dos cachos, assim como a quantidade de produto utilizada, ou seja, quanto menos creme, mais volume, e vice-versa. Existem duas técnicas que são muito comuns a quem busca cachos definidos. A primeira é o dedo liss, no qual, após passar creme no cabelo, você enrola mechas finas nos dedos, imitando o formato de um babyliss. Essa técnica requer um pouco mais de tempo, porém é a que garante fios mais definidos e curvados.
A outra técnica muito utilizada é a fitagem, sendo essa a preferida de muitos por sua praticidade. Após pentear os fios, passe os dedos abertos entre as mechas, esse processo irá ajudar a separar os cachos, deixando eles mais definidos. Hoje encontramos no mercado escovas de cabelo que facilitam esse processo, realizando por si só a fitagem.
LEIA MAIS:
9 cortes que estão em alta para cabelo cacheado
Esses são os penteados em cabelos cacheados que estão bombando no verão
A história do bantu knots e como fazer em casa
16 penteados fáceis para o dia a dia para fazer em 5 minutos
10 nail arts minimalistas e sofisticadas que vão dominar as unhas nos próximos meses
cremes e gelatinas
O creme de pentear ajuda a atingir os cachos definidos, mas é importante que você dê preferência para aqueles destinados à sua curvatura de fio. Além de ajudar na definição, eles também irão hidratar e nutrir os fios. O importante é que você utilize a quantidade certa de produto, ou seja, se usar pouco, a definição pode não acontecer, mas se exagerar na dose, o resultado é um cabelo pesado e com pouco movimento. O ideal é que você aplique aos poucos, observando como está o caimento.
Outro cosmético que pode te ajudar na finalização é a gelatina, pois ela garante cachos definidos durante todo o dia e, inclusive, um day after maravilhoso. A gelatina possibilita uma fixação maior e você pode aplicá-la sozinha, mecha por mecha para um resultado menos volumoso ou misturada com o creme para atingir mais movimento.
secagem
Você pode optar por deixar seus fios secarem naturalmente, mas se deseja potencializar ainda mais a definição, a dica é utilizar o secador com difusor, já que esse acessório evita o frizz e ajuda os cachos a se formarem. O único problema é que ele pode tornar o fator encolhimento maior, deixando o cabelo visualmente mais curto. Então se esse for um aspecto que te incomoda, vale apostar na touca difusora, que entrega um resultado similar, com a vantagem de não afetar tanto no comprimento.