Preciso começar esse post falando que na vasta maioria das vezes, as mães puérperas de um recém nascido mal tem tempo de tomar banho, quiçá fazer uma rotina de skincare. O tempo é curto, os dias corridos e quando vemos, já são 22h da noite e nem escovamos o dente. Tendo isso em vista, precisei enxugar - e muito! - minha rotina de cuidados, diminuindo a quantidade de produtos e levando em consideração a nova condição da minha pele pós gestação.
Vamos começar do começo, tenho 25 anos e minha filha nasceu há pouco mais de sete meses. Enquanto estava grávida me deparei com a positiva surpresa da minha pele ter ficado ótima, melhor do que já tinha sido durante toda minha vida. Para contar um rápido contexto, tenho rosácea e sofri com acne durante toda minha adolescência e começo da vida adulta. Durante a pandemia ela atingiu seu ápice, e depois de um longo tratamento com antibióticos e uma mudança completa na minha rotina de skincare, consegui controlar as doenças da minha derme e desde então não relativizo mais meus cuidados diários.
Leia mais:
O que não fazer com a sua pele caso você tenha rosácea
Precisamos falar sobre: rosácea
Contudo, apesar de estar com a rosácea e a acne controlada, depois que minha filha nasceu, algumas características da minha pele mudaram, o que é completamente normal graças à descarga hormonal do puerpério e à amamentação. No meu caso, minha pele ficou um pouco mais seca e a hiperpigmentação que já possuía no passado, se intensificou. Ocasionando várias manchinhas na região da bochecha e dos lábios. Por isso, meu dermatologista me recomendou adicionar um sérum na minha rotina de skincare, que ia dar um boost na hidratação e ajudar nas manchinhas.
Outro ponto que mudou da noite pro dia - e tenho certeza que acontece com quase todas as mães - foi o surgimento de olheiras. Eu nunca tive olheiras, mesmo quando minha noite de sono não era das melhores, mas desde que a Catarina nasceu e a privação de sono começou, eu vivo com uma grande mancha roxa e funda embaixo dos olhos, todos os dias. Aos poucos isso foi começando a me incomodar, então resolvi entrar com alguns produtos que suavizam as olheiras, como um creme para os olhos e uma máscara firmadora, que faço duas vezes na semana.
É claro que eles não foram uma solução imediata, mas ajudaram muito a aliviar minhas olheiras, além de serem um passo gostoso e relaxante de fazer quando estou com a noite livre.
Atualmente, sigo essa rotina de skincare duas vezes ao dia, logo que acordo e antes de dormir. A única diferença dos cuidados diurnos e noturnos, é que de manhã uso um protetor solar com cor, que além de me proteger, substitui a base e o corretivo e me deixa com uma cara mais “arrumada” para o dia. E a noite, depois de todos os passos, deixo o protetor solar de lado - claro - e passo um ácido manipulado indicado pelo meu dermatologista para remover as manchinhas que surgiram na gravidez e no pós-parto.
Abaixo você encontra toda a minha rotina de skincare e a ordem correta de como eu aplico.
Leia mais: Qual ordem devo aplicar meus produtos de skincare?