Como tingir calças jeans em casa

por The Look Stealers

Sabe aquela calça jeans que você ama, mas que está parada ai no seu armário porque está manchada ou desbotada? Então, acredite em nós, essa calça tem salvação! E nós vamos te provar com um passo a passo simples sobre como tingir calças jeans ai na sua casa. Além disso, você tem inúmeras possibilidade criativas para deixar o seu jeans exclusivo e com a sua cara, do jeito que você sempre imaginou - desde poder mudar completamente a cor da calça, até criar desenhos abstratos, que são mega estilosos e transformam a cara do look.

E não só isso, mas você também pratica a sustentabilidade, já que ao invés de descartar o jeans, você dá uma nova vida aquela peça parada. Por isso, se você estava procurando formas fáceis e descomplicadas sobre como tingir calças jeans e caiu de paraquedas nesse post, pega seu bloquinho de anotações e vem com a gente:

@stradivariusfashion - Calça Jeans - como tingir calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: @stradivariusfashion (Reprodução/Pinterest)

_como tingir

Desbotou a cor? Não se preocupe, para deixá-lo com cara de novo é só tingir! Você vai precisar de um corante para roupas líquido ou em pó - também chamado de "tintol" - luvas e água. 

_use luvas e máscara

A parte mais importante do processo de como tingir calças jeans é se proteger toda vez que você for mexer com produtos químicos! Por isso, um par de luvas simples e uma máscara são essenciais, além disso, prefira roupas mais velhas, pois o processo de tingimento pode acabar manchando suas roupas. 

_lave o jeans antes de tingir

Sim, sabemos que a ansiedade de ver o seu jeans pronto fala mais alto! Mas é sempre bom dar uma lavada na sua peça, para evitar que possíveis sujeiras atrapalhem no processo de coloração, a parte boa é que você não precisa nem esperar secar! Depois de lavar, já pode começar o próximo passo. 

_coloque água para ferver

Sabe aquela panela antiga da sua casa? Então é ela que você vai utilizar! Coloque água para ferver nela e certifique-se de que a panela é grande e de que cabe a sua calça jeans.

_misture o corante na água

Assim que a água começar a levantar fervura, dissolva o corante na água até obter uma mistura homogênea. Atenção: é importante seguir as instruções do fabricante do corante que você escolheu e cuidado para não se queimar!

_mergulhe o jeans

Assim que estiver tudo misturado, mergulhe o jeans por completo na água. O ideal é deixar a sua calça por até 30 minutos e ir mexendo de vez em quando, e para isso, utilize uma colher de pau - não pode ser a mesma utilizada para cozinhar os alimentos. 

_retire o jeans da água e enxágue bem a peça

Após passar os 30 minutos, desligue o fogo e retire o jeans da panela com cuidado. Depois é só enxaguar bem a calça, é só repetir a ação até sair todo o excesso de tinta, e para saber se isso aconteceu, fique de olho na cor que sai da calça! Se estiver transparente então é hora de parar. 

_use um fixador de cor (ou sal)

Esse passo é bem importante, pois é o fixador que impedirá o jeans de desbotar novamente! Se caso você não encontrar o fixador na mesma loja da tinta, você pode usar sal. Encha uma panela com água gelada, coloque o fixador ou três colheres de sopa de sal, depois disso é só mergulhar o jeans novamente e esperar mais 30 minutos.

_lave e seque o jeans

Depois de fazer o processo acima, retire o jeans da panela e lave-o normalmente, depois é só colocar para secar na sombra e voilà, a sua calça jeans está pronta.

@whowhatwear - Calça Jeans - como tingir calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: @whowhatwear (Reprodução/Pinterest)

_como descolorir

Mas e se ela manchou? E o pior, manchou com água sanitária! Sem problemas, viemos com a solução mais estilosa do mundo para você! Que tal, ao invés de tingir, descolorir uma perna da sua calça? Além de ficar diferente, saiba que as peças bicolores estão super em alta. Para esse processo você vai precisar de mais água sanitária - sim, a mesma vilã que manchou seus jeans - luvas, máscara, uma sacola e fita adesiva. 

_use luvas e máscara

Água sanitária pode queimar, então é sempre bom prevenir não é mesmo? Utilize luvas para proteger as mãos e máscara para o cheiro não incomodar. 

_lave o jeans antes de descolorir

Assim como no processo de tingimento, para descolorir a calça é importante lavar a peça primeiro, mas aqui você pode esperar secar para começar o processo de descoloração. 

_embrulhe a perna que você não quer tingir

Depois de secar, escolha a perna que você não quer descolorir e embrulhe-a bem com uma sacolinha, logo depois vede todas as entradas com fita adesiva, é importante certificar-se de que não há nenhum espaço aberto já que a água sanitária pode escorrer e manchar a outra perna. 

_espalhe a água sanitária na perna descoberta

Com a outra perna devidamente protegida, estique a calça jeans em uma área aberta da sua casa em cima de jornais, logo em seguida venha com a água sanitária e espalhe na perna que está descoberta sem medo de ser feliz! Não esqueça dos bolsos e da parte de dentro da barra. 

_espere 24h até secar completamente

Depois de espalhar a água sanitária na perna da calça, deixe-a secando na sombra por 24 horas. Você vai perceber que ela vai clareando conforme seca, e se depois desse tempo você achar que não ficou claro o suficiente, pode repetir o processo mais uma vez até ficar da maneira que você quer. 

_lave a calça jeans

Por fim, assim como o tingimento, é necessário lavar a peça mais uma vez antes de usar! Depois disso, seja feliz com o seu mais novo jeans estilizado e único. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar