Na moda, o céu é o limite e esses museus são apenas o começo da jornada. Prepare-se para uma viagem única e estilosa, repleta de história, roupas e artefatos que contam a trajetória de uma das principais formas de expressão: se vestir!
Nós, do Spice Up The Road, separamos alguns dos principais museus de moda para você viajar com a gente e incluir no seu próximo roteiro.
Musée Yves Saint Laurent - Paris, França
Começamos nossa jornada na cidade da luz, onde a moda e o glamour se entrelaçam na perfeição. O Musée Yves Saint Laurent é uma ode ao icônico estilista francês, apresentando uma coleção impressionante de suas criações revolucionárias. Desde os lendários smokings até os vestidos de alta costura mais deslumbrantes, este museu é um tributo à genialidade e à elegância intemporal de Yves Saint Laurent.
Victoria and Albert Museum (V&A) - Londres, Reino Unido
Em seguida, atravessamos o Atlântico para a capital britânica, onde o Victoria and Albert Museum nos convida a explorar séculos de moda e estilo. Com uma coleção que abrange desde peças históricas até os últimos lançamentos das passarelas, o V&A é um tesouro para os amantes da moda e da arte. Prepare-se para se maravilhar com a diversidade e a criatividade da moda britânica e internacional.
Cristóbal Balenciaga Museo - Espanha, Getaria
Um dos mais famosos, o museu dedicado ao mestre da alta costura está localizado em sua cidade natal, Getaria, no noroeste da Espanha. O acervo, que abrange um prédio inteiro destinado especialmente à memória de Balenciaga, conta com cerca de 3.200 peças que mostram toda a trajetória do espanhol que subverteu a silhueta feminina.
Museu de Arte do Brooklyn - Nova York, Estados Unidos
Nossa jornada continua na cidade que nunca dorme, onde o Museu de Arte do Brooklyn oferece uma visão única da interseção entre arte e moda. Com exposições que desafiam as fronteiras tradicionais da moda, este museu celebra a diversidade e a inovação na indústria da moda. De instalações artísticas a exposições temporárias, o Museu de Arte do Brooklyn é um destino obrigatório para quem busca inspiração e criatividade.
Kyoto Costume Institute - Kyoto, Japão
O Kyoto Costume Institute (KCI) é uma instituição de pesquisa dedicada a preservar e promover a história e a cultura da moda, localizado em Kyoto, no Japão. Esse instituto abriga um vasto acervo de roupas e tecidos, ressaltando a importância de compreendê-los a partir de perspectivas sociológicas, históricas e artísticas.
Museu Salvatore Ferragamo - Florença, Itália
O Museu Salvatore Ferragamo, localizado no histórico Palazzo Spini-Feroni, em Florença, é dedicado à vida e obra do designer de sapatos italiano Salvatore Ferragamo. Desde sua construção em 1289, o belo edifício faz parte da vida e da imagem da cidade. No final da década de 1930, o Palazzo foi comprado pela empresa e, atualmente, além do museu, abriga a sede do grupo, que ocupa o 41º lugar entre os 100 maiores conglomerados de luxo do mundo.
Musée YSL Marrakech - Marrakech, Marrocos
O Museu Yves Saint Laurent em Marrakech é um tributo fascinante ao trabalho e ao legado do renomado designer de moda francês. Localizado próximo ao Jardim Majorelle, um lugar que Saint Laurent e seu parceiro Pierre Bergé salvaram de desenvolvimento e restauraram, o museu foi inaugurado em 2017 e desenhado pelo Studio KO. O edifício impressiona com sua arquitetura contemporânea que reflete as silhuetas fluidas e inovadoras das criações de Saint Laurent, enquanto o interior abriga uma extensa coleção de desenhos, acessórios e vestuário que percorrem a carreira do designer. Além de exibir peças icônicas e rascunhos originais, o museu oferece um olhar sobre a profunda conexão de Saint Laurent com Marrakech, cidade que influenciou muitas de suas paletas de cores vibrantes e designs exóticos.