Que a geração Z é a grande responsável por ditar as principais tendências dos últimos tempos, isso não é novidade - pelo menos, não por aqui. Disruptivos, criativos e ousados, os jovens nascidos entre o meio dos anos 90 até 2010 sabem como usar as ferramentas digitais como ninguém. Inclusive, a cada nova rede social lançada, eles são sempre os primeiros a chegar, como foi o caso do TikTok. E é dessa forma que a GenZ começa a ditar as novas apostas, incluindo as tendências core aesthetic, que estão ganhando cada vez mais destaque na moda, na decoração e até mesmo na tecnologia.
Para provar a nossa teoria, perguntamos ao Pinterest se houve um aumento das buscas por inspirações nos segmentos criados a partir desse grupo desde o começo da pandemia e a plataforma compartilhou com a gente um levantamento completo, com as principais pesquisas relacionadas às tendências core aesthetic - que em fevereiro do ano passado, já haviam crescido aproximadamente 60% no número de buscas.
De kidcore a spacecore, te contamos agora um pouco sobre cada uma das tendências que estão bombando no Pinterest e na vida real também.
Já falamos dela aqui, mas vale lembrar que a tendência Kidcore está ganhando cada vez mais força entre a nova geração. O estilo se apoia em itens coloridos, fofos e que remetem à infância, como peças feitas com ursos de pelúcia, acessórios de miçangas, e unhas decoradas com personagens e estampas que variam de Hello Kitty a Smiley Face.
Mas, apesar de trazer esse mood mais infantil, é possível aderir a essa nova tendência sem cair no caricato ou abandonar um estilo mais maduro, como mostra a Lil Ahenkan na foto acima com cardigan de smiley e calça de alfaiataria pink. Uma boa dica é escolher apenas uma peça Kidcore para colocar no look e manter o restante do visual mais sóbrio, fica equilibrado e trendy.
E pode-se dizer que dentro do Kidcore há também o Rainbowcore, tendência onde as cores do arco-íris estão presentes em acessórios, roupas e todo tipo de produção, trazendo uma proposta mais alegre e colorida.
Como o próprio nome diz, essa tendência consiste em uma estética mais romântica, tendo o desenho do coração como ponto chave e, ao que tudo indica, é um estilo que surgiu entre os tiktokers. Na moda, o Lovecore é visto através de looks que carregam um leve toque de nostalgia e uma paleta de cores que flutua entre branco, rosa e vermelho.
Outro estilo que faz parte dessa lista de tendências core aesthetic - e que, inclusive, já falamos sobre por aqui! - é o Witchcore. Trazendo fortes referências góticas com um leve toque místico, a proposta recria uma bruxa moderna e super estilosa, que usa vestidos fluídos, recortes amplos e detalhes em transparência.
E se engana quem pensa que essa tendência não será levada a sério, viu? O Witchcore foi usado como inspiração por Maria Grazia Chiuri, que apostou em uma temática esotérica, na mesma pegada das cartas de tarô, na última coleção de alta-costura da grife Christian Dior.
Talvez você até já conheça o Cottagecore, pois ele é uma das principais tendências core aesthetic e já faz sucesso no TikTok e no Instagram há um bom tempo. Pode-se dizer que essa estética romântica é um reflexo da pandemia e do isolamento social - afinal, quem já não se cansou alguma vez de ficar isolado em seu apartamento pequeno e não quis sair ao ar livre, fugir pro campo? Também vale lembrar que o Cottagecore tem um pé no Arcadismo, movimento literário que romantiza a vida simples no campo, perto da natureza.
A base do estilo Cottagecore é simples: vestidos fluidos, estampas florais e vichy colorido, lenço na cabeça e materiais e tecidos naturais, como palha e juta. Tudo posto à mesa de picnic em um gramado ensolarado.
Ainda dentro dessa tendência core aesthetic, existem outras que compartilham da mesma essência. A exemplo, vimos o Princesscore, que faz um estilo mais lúdico, inspirado em princesas, e o Adventurecore, onde a natureza também entra como cenário principal, mas com roupas menos clássicas e mais funcionais, seguindo uma cartela de cores de tons terrosos.
Semelhante ao Witchcore, mas com a diferença de que o foco aqui, além dos aspectos místicos, são os signos do zodíaco e o sistema solar, o Spacecore também é uma das estéticas em alta entre a nova geração. Na mesma coleção de alta-costura da Dior, que já mencionamos acima no texto, a maison trouxe bordados e elementos que remetem à astrologia.