Apesar de não ser uma obrigação, muitas mulheres desejam se livrar dos pelos, seja de forma mais definitiva com o laser, ou por métodos temporários como a cera, ou a lâmina. Seja qual for a escolha, para garantir uma cútis macia e saudável é importante adotar alguns cuidados com a pele que vão fazer toda a diferença!
Quem já sofreu com alergias, vermelhidão, sensibilidade e até mesmo manchas sabe o quanto a pós depilação pode ser desagradável. A situação fica ainda mais complicada no verão, com as altas temperaturas e a exposição solar. Como ainda temos mais alguns dias de praia e piscina pela frente, hoje, vamos te contar cinco dicas que vão te salvar quando o assunto é cuidado com a pele depois de se livrar dos pelos!
quantos dias esperar antes de se expor ao sol
Se você gosta de pegar um sol no verão, então lembre-se de ir com calma após a depilação! Para quem escolheu remover os pelos com cera, principalmente a morna, deve esperar pelo menos 48 horas antes de curtir um dia de sol. Esse é um dos cuidados com a pele mais importante para evitar manchas e vermelhidão, uma vez que a cútis está super sensível depois do procedimento. Vale também evitar o sol 24 horas antes da depilação, uma maneira de prevenir queimaduras e machucados.
Já para quem escolheu o laser, o tempo para ficar longe do sol é de pelo menos 15 dias, tanto antes, evitando uma hiperpigmentação que pode danificar a pele e atrapalhar o resultado, como depois, prevenindo manchas e ardência. Nos três primeiros dias os cuidados precisam ser redobrados, então invista em um bom protetor solar e evite o sol ao máximo! Ah! Não esqueça que depois que desse período o protetor solar ainda é indispensável!
lembre de manter a pele hidratada
A hidratação é o cuidado com a pele indispensável, tanto antes como depois da depilação, podendo até mesmo melhorar o desconforto durante o procedimento, uma vez que aumenta a elasticidade da cútis.
É importante lembrar de não utilizar cremes ou óleos minutos antes do procedimento, seja ele com cera ou à laser, uma vez que a pele precisa estar limpa. Evite usar depois das primeiras 24 horas quando optar pela cera, uma vez que esses produtos podem entupir os poros e causar pelos encravados. Uma boa dica é investir em opções que contenham aloe vera, camomila e chá verde, ativos que ajudam a diminuir a vermelhidão, inchaços e possíveis irritações.
dê um tempo do bronzeador
Para quem conta com a ajudinha do bronzeador para conquistar um dourado incrível no verão, então é melhor deixar esse aliado de lado por alguns dias após a depilação, principalmente a cera, que pode remover a pigmentação da pele. O bronzeador pode estimular a produção de melanina, responsável pela cor da nossa cútis, por isso, se você quer evitar manchas, então um dos cuidados com a pele que é fundamental é deixar o bronzeador de lado pelo menos nos primeiros dias.
invista na esfoliação no tempo certo
A esfoliação é ótima para estimular a renovação celular, evitar pelos encravados e deixar a pele macia. Mas, é importante saber o momento ideal para investir nesse cuidado com a pele. Evite usar esse tipo de produto nos três dias antes da depilação ou logo depois, isso porque ele pode deixar a cútis sensível e acabar tendo um resultado indesejado.
tente fugir das roupas super apertadas
Uma dica super simples de cuidado com a pele e que pode te salvar é evitar roupas super justas nos primeiros dias após a depilação. Esse tipo de peça pode causar um atrito maior entre a pele - que está sensível - e o tecido, causando irritações e alergias.