A cúrcuma é muito associada à culinária por dar muito sabor a diferentes tipos de alimentos, mas também é muito popular no mundo da beleza. Já vimos máscaras faciais feitas com o ingrediente, além da cúrcuma no cabelo ser um termo sempre muito procurado, justamente por ter diversos benefícios. Por isso, hoje vamos falar sobre este item maravilhoso.
Usar cúrcuma no cabelo é indicado para caspa e queda dos fios. Além dos benefícios na beleza, o condimento é anti-inflamatório, também usado na medicina ayurveda, pois é um ótimo ingrediente para nosso corpo, tanto por fora quanto por dentro.
previne a queda de cabelo
O poder anti-inflamatório da cúrcuma no cabelo ajuda os cabelos sem volume, já que é um estimulante para o crescimento. Muitos casos de queda se devem a algum tipo de inflamação, e ao reduzi-la, conseguimos diminuir as consequências, como a quebra dos fios e foliculites capilares.
previne a caspa
A cúrcuma no cabelo combate a caspa por causa de seus efeitos anti-inflamatórios e antibactericidas. Quando a caspa não é tratada, pode acarretar queda de cabelo. Tratar o cabelo com cúrcuma, ajuda a manter seu couro cabeludo saudável, o que é a chave para garantir a fios fortes e um crescimento capilar correto.
controla a oleosidade
A cúrcuma é uma ótima aliada para tratar couro cabeludo e fios oleosos. Justamente por conter propriedades que bloqueiam o crescimento de microrganismos, os quais pessoas com cabelos oleosos são propensas a ter.
protege o cabelo
Radicais-livres podem destruir seus fios e couro cabeludo, e uma das razões pelo qual antioxidantes, como a cúrcuma, são tão amados, é porque eles combatem essas moléculas instáveis. Como resultado, os folículos capilares ficam mais protegidos desses agentes.
como usar?
aplique como máscara
Misturar partes iguais de azeite de oliva e cúrcuma cria uma máscara capilar excelente! Você deve adicionar uma pequena quantidade de mel, para deixar a receita ainda mais hidratante. Aplique a mistura uniformemente, e deixe agir de 15 a 20 minutos, para que os fios absorvam os ingredientes. Por último, enxágue e lave seu cabelo com seu shampoo e condicionador favoritos.
combinado com óleo essencial
Combinar a cúrcuma com óleos essenciais, como o de lavanda, ajuda a criar um tratamento para o couro cabeludo.
como shampoo
Um jeito simples e fácil de inserir a cúrcuma na sua rotina, é encontrar um shampoo que contenha o ingrediente. Aí você já sabe, é só fazer o processo que está acostumada.
Você já experimentou usar a cúrcuma no cabelo? Conte sua experiência!
LEIA MAIS:
Quais são os benefícios de esfoliar o couro cabeludo?
O que comprar para cuidar do seu cabelo grisalho
Guia de cuidados com o cabelo: como recuperar a definição dos cachos