Da moda para o jornalismo independente: a virada de chave de Maria Prata

Maria Prata é a convidada da semana do podcast “O que tem na sua carteira?”, parceria entre a B3 e o Steal The Look. Jornalista com mais de 25 anos de experiência cobrindo moda, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, ela falou sobre sua trajetória profissional, a virada de chave na carreira e como cuida das suas finanças.

Maria Prata, gesticulando enquanto fala em ambiente moderno com luzes lilás.
Foto: Maria Prata (Divulgação/O que tem na sua carteira?)


Ela foi editora de moda da Vogue Brasil e passou pela Harper’s Bazaar Brasil. Foi para a televisão trabalhar como editora-chefe do canal Fashion TV Brasil, apresentou o Mundo S/A na GloboNews e atuou como diretora de conteúdo do Shopping Iguatemi. Sua carreira também inclui projetos especiais, consultorias e, mais recentemente, a sociedade na Out Of Office, agência de publicidade e conteúdo digital.

Do jornalismo tradicional para o independente, Maria teve sua virada de chave durante a pandemia, quando foi desligada da GloboNews e decidiu se reinventar. Transformou suas redes em uma verdadeira revista eletrônica, de forma estratégica, passou a fazer publicidade, consultorias e toda essa mudança alterou não só sua relação com o trabalho, mas também com o dinheiro.

No episódio, ela relembra o início da carreira, na revista Capricho, quando ganhava pouco e precisava se desdobrar para participar das semanas de moda. Maria conta que ia à convite das marcas para cobrir dois, três dias de desfile. Mas a vontade de ficar e aproveitar todo o evento era tanta, que ela precisava fazer escolhas, já que não tinha grana para se hospedar em lugares caros. Por muitas vezes ela ficava em um hotel cinco estrelas, pagos pelas marcas e, dias depois, quando precisava tirar do próprio bolso, terminava a viagem em um hostel e comia as comidas de barraquinha. 

A jornalista também conta sobre os novos desafios como sócia da Out Of Office, como tem lidado com relatórios, números e informações totalmente diferentes da rotina do jornalismo. Outro ponto importante da conversa é a relação de Maria com a educação financeira das filhas. Em um cenário em que o consumismo é intenso e o dinheiro físico praticamente desapareceu, explicar o valor das coisas se tornou ainda mais complexo para as crianças. A convidada falou sobre família, carreira, dinheiro e como investe.

Quer ouvir a entrevista completa? É só dar o play e seguir o @oquetemnasuacarteira para ficar por dentro dos próximos episódios.