Em primeiro lugar, me permita explicar como cheguei a esta conclusão. Minha reação imediata ao casaco de couro com franjas no desfile de verão 2023 da Versace foi associá-lo aos anos 70. Contudo, inicialmente, considerei essa conexão como uma simples referência pontual, uma mera coincidência. No entanto, no desfile de verão 2024 da Moschino, lá estavam novamente os elementos que haviam suscitado meu pensamento anterior: tricôs, bordados e uma mistura de cores quentes e frias. Agora, recentemente na última semana de moda de Paris, a Chloé ressuscitou o boho chic. Nesse momento, pensei: "estamos presenciando um ressurgimento da moda dos anos 70!"
Como esse comeback aconteceu? Bom, cara leitora, vou te contar.
A moda, como sabemos muito bem, é cíclica. Muito se fala sobre como os anos 2000 estão de volta, mas pouco se fala sobre como essa década também foi influenciada pelos anos 70, e como diversas tendências que podemos ver hoje, e até achar que são novidade, na verdade, vêm de décadas que nem ao menos imaginamos.
Os anos 70, com todas as suas cores e maximalismos, foram marcados por Woodstock, a Revolução Sexual e a ascensão da nova geração marcada pelo "faça paz, não faça guerra". Podemos dizer que estamos mais próximos do que nunca dessa década que parece tão longe, mas ao mesmo tempo, tão presente.
É possível nos inspirarmos nos anos 70 para uma composição de roupas mais divertida e leve, e que não apenas estará completamente na moda, mas também será uma grande pedida para as épocas, da mais quente à mais fria, da mais antiga à mais moderna. Interessada no assunto? Aqui estão algumas dicas de como incorporar essa tendência em seu estilo!
tricô
Ao abrirmos o TikTok, o que é possível notar? Tricôs e crochês por toda parte, desde tutoriais de como tricotar uma bolsa ou um chapéu até mesmo calças e conjuntos elaborados. Tendências essas que estão se espalhando cada vez mais para lojas de departamento, como Zara e Hering, e que vemos muito nas ruas e no feed do Instagram. Também é uma boa talvez apostar em um novo hobby como tricotar ou até mesmo crochê.
plataforma
No quesito plataformas, pode-se dizer que elas já são tendência desde 2021, mas de alguns meses para cá, mesmo com a volta das sapatilhas, ainda muito se vê plataformas. Já nos anos 70, elas se tornaram a marca registrada da discoteca e do movimento hippie.
Plataformas também passaram por um pequeno rebranding, mas os famosos saltos da Versace poderiam muito bem se encaixar em qualquer foto de uma modelo curtindo o verão de 1973. Diversos dupes dessa querida das fashionistas já podem ser encontrados em lojas brasileiras e em versões uma mais divertidas que a outra.
acessórios maximalistas
Ao pensarmos em acessórios, logo pensamos em joias no estilo chunky, principalmente douradas. Muitas dessas podem ser encontradas em diversas lojas e se tornarão suas melhores amigas na hora de compor um look, do mais simples ao mais elaborado! Esses acessórios têm o potencial de elevar qualquer look básico, desde brincos coloridos até óculos de sol largos que cobrem boa parte do rosto.
jeans flare
As calças jeans flare, ou uma variação da "boca de sino", já marcam presença nas ruas e em looks de fashionistas, como Bella Hadid e Kendall Jenner, que simplesmente gostam de andar mais “básicas” de vez em quando. Seu formato é perfeito para compor looks à la anos 70 no seu maior estilo! Além de serem super confortáveis e práticas para o dia-a-dia.
túnicas
Preferidas nas temperaturas mais quentes, devido a normalmente serem feitas de tecidos naturais, criando a sensação de frescor, túnicas esvoaçantes e coloridas são peças perfeitas para compor um look anos 70, mas não se engane. Desde vestidos até blusas combinadas com calças, elas podem ser ideais em mais de uma estação, especialmente com casacos longos que não comprometam seu aspecto leve.