Depilação caseira do TikTok: descubra como é feita e quais os riscos

por Inaê Ribeiro

O isolamento social criou a necessidade das pessoas desenvolverem habilidades que nunca antes haviam pensado. Quem não procurou um tutorial de como fazer a sobrancelha em casa, como fazer arranjo de flores, como pintar paredes ou como fazer depilação caseira? Se você é do time das adeptas à depilação com cera, provavelmente sentiu falta de fazer esse procedimento com uma profissional. 

Outro fenômeno da quarentena foi o aplicativo TikTok, ele aflorou tendências de decoração, moda e beleza, mas a trend mais recente, que tem bombado por lá é sem dúvidas a depilação caseira. Os usuários da rede estão compartilhando uma receita de depilação feita com açúcar e, realmente, esse conteúdo viral nos surpreendeu em vários quesitos. Inclusive, foi aí que entendemos o quão perigoso pode ser fazer tudo sozinhas e, que nem sempre, todas as coisas são indicadas e podem se tornar um risco para a saúde, causando danos à pele.

depilação - depilação - depilação caseira - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Dangubic (Reprodução/Pinterest)

_o que é?

A depilação caseira ensinada no aplicativo é feita principalmente com açúcar refinado e limão, mas há receitas feitas também com mel e maracujá, que ajudam a pele a ficar mais calma após o processo. A depilação feita com açúcar já é conhecida pela população mais madura há algum tempo, existem depiladoras profissionais que ainda hoje realizam o procedimento com este tipo de cera e, inclusive, há relatos de que Cleópatra realizava essa técnica depilatória. 

O procedimento possui algumas vantagens, principalmente por ser feito com ingredientes naturais. A cera feita com açúcar é o tipo mais indicado para peles sensíveis, por exemplo. Além disso, ela possui propriedades esfoliantes e hidratantes que normalmente não se encontram em ceras industriais e através da depilação com a lâmina.

Conseguimos compreender a tentação que é testar a depilação caseira com cera de açúcar, mas o procedimento não possui apenas vantagens. Para fazer a cera é necessário derreter o açúcar, um procedimento que já é bastante perigoso, o açúcar quando derretido borbulha e é altamente perigoso, podendo causar até incêndio. Fora isso, se você aderir a cera em alta temperatura, ela irá queimar a pele, causando bolhas.

_os riscos

A queimadura é um dos principais riscos ao se fazer depilação caseira sem um conhecimento técnico do procedimento, mas esse não é o único fator. Se você não sabe como aderir à cera corretamente à pele, você pode aplicar o produto de maneira errada e não haverá remoção completa dos pelos, dessa maneira você pode desejar aplicar o produto várias vezes na mesma área, mas isso irá causar feridas e trauma à sua pele, deixando ela mais sensível e até mesmo com hematomas. Outro fator de risco é causado pelo ingrediente secundário, o limão, que causa manchas e queimaduras na pele quando em contato com o sol.

Realmente a praticidade e as vantagens da depilação caseira são tentadoras, principalmente neste momento em que não é recomendado ter contato com outras pessoas. Mas, o recomendado, caso você não tenha conhecimento de como fazer depilação ou possui um direcionamento de um profissional, é que você encontre outro método que não possua riscos para a saúde da sua pele.

_atenção

A dermatologista Dra. Luisa Michel, alerta que a depilação com cera quente pode causar o escurecimento da pele devido à sua alta temperatura, além disso, ela pode gerar queimaduras e deixar a área mais irritada e sensível. Outro risco que ela atenta é a exposição solar que, ao expor a área depilada ao sol, as manchas irão ficar ainda mais fortes. 

A dica que a Dra. Luisa oferece para evitar que a pele fique escura é evitar ter contato com o sol nos dias seguintes à depilação, fazer uso de hidratante para pele sensíveis e claro, aplicar protetor solar com, no mínimo, FPS 30. O melhor tipo para este momento são os protetores para pele sensíveis, de preferência os filtros físicos, que não possuem química.

No mais, a tendência da depilação caseira do TikTok é real, mas é preciso entender que apesar dos benefícios, ela também tem os seus riscos e contraindicações. Se você nunca se depilou em casa e não tem conhecimento do método, o indicado é consultar uma especialista no assunto antes de se aventurar sozinha.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar