Desvendamos o estilo da Erykah Badu

por Karen Merilyn

Ousado, alternativo, ancestral… essas são algumas das palavras que podem definir o estilo da Erykah Badu, que sempre teve sua estética como extensão da sua arte. Quando se trata de sua expressão pessoal através das roupas, suas produções contam uma história e ela se mantém fiel ao que construiu ao longo dos anos. Suas características marcantes fazem com que ela seja imediatamente reconhecida pelo seu estilo. 

A artista desembarca no Brasil em novembro com uma série de shows muito aguardados e nós, é claro, decidimos mostrar um pouco mais do estilo de Erykah Badu por aqui para te inspirar enquanto esse momento não chega. Para além de um ícone fashion, a cantora nos ensina que moda é sobre ser você mesmo, homenagear seus ancestrais e olhar para o futuro sem medo do que as outras pessoas irão pensar. 

anos 90

Erykah “chegou chegando” na indústria da música — e da moda. Com seu primeiro álbum, Baduizm, ela ganhou dois Grammys em 1998 — de Melhor Álbum R&B e Melhor Performance Vocal Feminina de R&B — além de três prêmios do Soul Train Music Awards no mesmo ano. 

Em relação a seu estilo, os turbantes coloridos e super volumosos eram quase que obrigatórios nos looks. Os acessórios eram combinados com muitos vestidos longos e joias maximalistas, que ocupavam todo o braço da cantora. As inspirações boêmias e africanas eram indissociáveis tanto de sua arte, quanto de suas produções.

anos 2000

Na próxima década, Erykah Badu passou a inserir peças do streetwear em seu guarda-roupa, além de frequentemente assumir um estilo andrógino e abraçar de vez as roupas oversized. Foi uma época de muita experimentação, inclusive com seu cabelo, que foi de raspado, black power, com dreads e muitos outros. Nesse período ela começou a usar grandes chapéus, que se tornariam sua marca registrada. 

anos 2010

Nos anos 2010, a artista começou a misturar elementos futuristas em seu estilo, sem, é claro, perder as referências ancestrais. Seus looks ficaram mais extravagantes e maximalistas, com chapéus cada vez maiores, peças assimétricas, cores e estampas de todos os tipos. Sua liberdade criativa, espiritualidade e empoderamento negro eram visíveis em suas produções, que refletiam o que ela acreditava. 

atualmente

Hoje, Erykah Badu traz em seu estilo toda a bagagem dos últimos 25 anos, desde a estreia de seu primeiro álbum. Mantendo a sua autenticidade, ela mistura alta-costura, acessórios tradicionais africanos e peças vintage, sempre com um toque pessoal que faz qualquer look ser único. O mais legal é que dá para ver um pouco de sua história a cada produção, que realmente é uma extensão da sua vida, suas crenças e, é claro, sua arte. 

Por fim, a estética avant-garde de Erykah Badu é inspiradora porque nos faz refletir sobre como o vestir é importante e porque desafiar as normas convencionais da moda também é necessário. É impossível ver seus looks e não querer experimentar um pouco mais com nosso próprio guarda-roupa também!

Você também vai gostar