Entenda a polêmica familiar que Riley Keough, filha de Elvis, está envolvida
Já faz alguns meses que Riley Keough não tem um dia de calma. A atriz, que está no meio do lançamento da sua série na Amazon Video, Daisy Jones e os Six, se encontra no topo das notícias não só pelo sucesso da série mas também por estar enfrentando um certo drama familiar relacionado a herança de sua mãe que faleceu há um pouco mais de um mês.
Isso tudo seria considerado uma mera fofoca, se não fosse pelo fato da família dela ser a Presley. Riley Keough neta do Elvis. O drama surgiu após a morte de Lisa Marie, quando veio a tona que a filha do rei do rock havia deixado para seus filhos a gestão do trust, que incluem grande parte da propriedade intelectual de Elvis bem como o licenciamento de produtos com a sua marca e, claro, Graceland, a residência que foi transformada em um museu.
A mudança no testamento foi feita por Lisa Marie em 2016, passando uma possível gestão futura das mãos de Priscilla Presley para Riley e Benjamin Keough, seus filhos adultos com o primeiro marido Danny Keogh. Ao contrário do que dizem as más línguas, essa adaptação não foi por conta da briga entre mãe e filha, em função da separação de Lisa Marie com o então marido, Michael Lockwood, pai de suas filhas gêmeas de 15 anos.
Apesar da relação estremecida com a mãe, o fato que provavelmente impulsionou a mudança foi que em 2015 ela se deparou com apenas 14 mil dólares na conta do trust, além de dívidas gigantescas. Assim, acabou também processando o então gestor, Barry Siegel, em 2018 por má gestão.
No meio deste tumulto, ela buscou comprar cada vez mais shares da Elvis Presley Enterprise (EPE) com o objetivo de dar a cada um de seus quatro filhos uma parte individual igual, além de os torná-los beneficiários e responsáveis pelas propriedades da família, até mesmo porque, em teoria, a probabilidade de que Lisa Marie viveria após Priscilla Presley era maior do que o contrário.
O trust hoje é dono de apenas quinze por cento da EPE e junto com a mansão Graceland, trouxeram em torno de 110 milhões de dólares no ano passado. Isso muito graças ao trabalho que Priscilla fez em 1982, com os bens de Elvis totalmente endividados, transformou a casa em museu e, com o lucro, renegociou os direitos autorais de seus primeiros hits vendidos pelo Colonel Tom Parker.
Hoje, Priscilla entrou com uma ação com o argumento de que não estava ciente da mudança do testamento de Lisa Marie e que isso o tornaria inválido, uma vez que vai contra as regras de gestão do trust. Tal passo afetou diretamente sua relação com a neta Riley Keough, que ficou surpresa, uma vez que sempre foi uma ponte entre mãe e avó que tinham uma relação complicada.
A situação toda não poderia vir em um momento mais turbulento para Riley, que evita falar sobre o assunto publicamente, para não tirar o foco da celebração do sucesso de Daisy Jones. Se por um lado sua carreira está no auge e ela acaba de ter uma filha, por outro está ainda superando o recente falecimento da mãe e do irmão, Benjamin, em 2020.
Fontes próximas à Priscilla e Riley Keough comentam acreditar que a situação será resolvida de forma pacífica e sem muitos escândalos. Fica a dúvida, no entanto, se a relação entre as duas voltará a ser o que era antes.