Já foi a época em que os games eram uma simples forma de entretenimento e hoje, com o surgimento do metaverso e a ascensão de novas personalidades virtuais, podemos dizer que se transformou em uma das principais esferas de convívio e interação social, e tudo isso quase ilimitadamente. E como, na verdade, tudo é uma questão de enxergar uma necessidade intrínseca do consumidor e a partir daí gerar e suprir esse desejo, não demorou muito para que o mercado de moda com suas grandes marcas de luxo buscassem colaborações - de muito sucesso, diga-se de passagem - com gigantes da indústrias dos games.
E ao passo que a moda se aproxima do universo dos jogos online, essa mescla entre vida real e realidade virtual aumentada deu origem a um segmento crescente no universo fashion, o mercado de moda digital. Então hoje te convidamos a entrar nessa realidade paralela e navegar conosco pelas parcerias mais inusitadas e prósperas entre famosas marcas de moda e os titãs do universo dos games.
o mercado de moda digital
Com esse movimento de mercado é natural que surjam novas necessidade e maneiras de expressão da identidade e individualidade por parte das pessoas, como no caso do boom do mercado de moda dentro dos games, onde as skins - trajes e roupas essenciais dentro dos jogos eletrônicos -, escolhidas a dedo pelos jogadores, ultrapassam suas funcionalidades primordiais e começam a ter, também, papéis semelhantes ao das vestimentas da vida real, como o de comunicar personalidade e estilo. Se analisarmos mais profundamente o segmento de roupas e acessórios digitais é possível notar uma grande oportunidade lucrativa de mercado, onde os usuários, que muitas vezes na vida real não tem preocupação com o que vestem, dentro do universo dos jogos eletrônicos tem verdadeiro fascínio com a aparência de seus personagens, o que consequentemente acaba gerando um sentimento de aproximação e identificação com a marca de moda em questão.
Uma prova que essa tendência crescente no mercado de moda é muito mais real e presente do que se imagina é a transformação e migração das passarelas dos circuitos fashion. Um desses casos foi o desfile da coleção de outono inverno 2021, no final do ano passado (2020), da casa espanhola Balenciaga - que recentemente assinou uma colaboração cápsula com o game Fortnite. Em pleno auge da pandemia, a alternativa que a marca encontrou para apresentar seu desfile foi em forma de um videogame com o nome 'Afterworld: The Age of Tomorrow', ambientada no ano de 2031, e podemos dizer que foi um grande acerto, em vista de que o conceito de ordem no mundo da moda tem sido o metaverso. O visitante “jogador” deveria transitar zonas, cada um com cenários e locações urbanas futuristas diferentes, para descobrir as peças da coleção. E o visual das peças conversava perfeitamente com a ambientação e contexto de ‘futuro projetado’ criado pela marca.
No Brasil, um exemplo recente dessa fusão de mundo real e virtual foi o desfile Spfw’n games, uma colaboração de SPFW + Free Fire, que aconteceu em novembro deste ano em São Paulo. O catwalk foi um marco para o mundo da moda, onde pela primeira vez um game desfilou seus trajes e skins fisicamente em uma passarela de moda, enquanto as skins virtuais apareciam em telões do local. Ao fim do desfile, os fãs do battle royale - estilo de jogo de exploração, onde os jogadores precisam explorar mundos, encontrar equipamentos e armas para sobreviver - puderam adquirir, através de um leilão beneficente virtual, as skins desfiladas.
The Sims X Moschino
Quem é mais antenada no mercado de moda, provavelmente deve conhecer a marca Moschino, que tem como diretor criativo, Jeremy Scott. Em 2019 seu visual super divertido e cheio de referências da cultura pop se aliou a gigante dos jogos eletrônicos EA Games para uma coleção cápsula para o jogo de simulação da vida real, The Sims 4. De peças inspiradas no próprio jogo, modelos icônicos da marca italiana, como os famosos vestidos de ursinhos, e até equipamentos de estúdio, todos assinados por Scott. Ao adquirir o pacote completo, nomeado ‘Moschino Coleção de Objetos', o usuário desbloqueia um novo segmento de carreira para o seu Sim, que passa a ter a opção de trabalhar como fotógrafo de moda, podendo divulgar seu trabalho em sites e revistas do jogo. Com roupas mais realistas e muito fashionistas, a parceria continua rendendo, tanto para EA Games quanto para a Moschino, já que alguns itens ainda estão disponíveis para compra.
League of Legends X Louis Vuitton
Especialmente para o campeonato mundial de League of Legends, em 2019, Louis Vuitton e a Riot Games, detentora do jogo de batalha, se uniram para uma parceria que movimentou tanto o mercado de moda quanto o de games, e rendeu uma coleção cápsula física e virtual que rendeu milhões para ambas. Para se ter uma ideia, os valores das peças físicas, que iam de itens de vestuário, calçados e acessórios com estampas exclusivas e logo da marca, variavam de 170 a 5.600 dólares, e em alguns lugares da Europa esgotaram poucas horas depois do lançamento, já as skins dentro do jogo custavam em torno de 10 dólares. Para dentro do jogo a grife francesa desenvolveu uma linha de skins especiais dentre eles itens cosméticos para a personagem Qiyana, da banda virtual de LOL, 'True Damage'. Vale dizer que além da coleção física e de skins virtuais a casa de moda também foi a responsável pelo desenvolvimento da tradicional maleta de transporte do troféu do campeonato daquele ano.
Fortnite X Nike
A parceria entre Fortnite e Nike seguiu uma linha um pouco diferente das demais. A colaboração, que aconteceu no ano de 2019, visava promover e vender a linha Michael Jordan da marca norte-americana dentro do battle royale da gigante Epic Games. Com a criação do modo ‘Downtown Drop por Jordan’, na atualização ‘Fortnite X Jumpman’, os jogadores podiam adquirir duas skins diferentes, ‘Grind’, composto por colete acolchoado, regata, bermuda estilizada e tênis Air jordan, e ‘Clutch’, composto por boné, blusa com capuz, blusa e calça esportiva, e tênis Air jordan, por valores que variaram de 13 a 18 dólares.
Em 2021 uma parceria de Fortnite com o astro do Los Angeles Lakers, LeBron James também rendeu publicidade para a Nike, já que em uma das skins da colaboração o jogador usava seu famoso tênis em parceria com a norte-americana, o modelo Nike LeBron 19.
Tennis Clash X Gucci
No ano passado, mais especificamente em junho de 2020, um dos mais famosos jogos de esportes para celular, Tennis Clash, da Wildlife Studios, anunciou sua colaboração com a marca de luxo italiana Gucci. A experiência do game é uma das mais realistas existentes em relação a um jogo de tênis da vida real, e isso inclui os equipamentos e vestimentas usados pelos personagens do jogo. A coleção criada pela marca italiana, feita especialmente para os personagens do jogo Diana e Jonah contava com itens cosméticos - skins e ferramentas - que iam de trajes com jaqueta, calça e tênis, todos com a tradicional logo Gucci, uniformes com camisetas e itens com logo desenvolvida especialmente para a parceria, até equipamentos, como uma raquete personalizada Gucci, e detalhe, algumas dessas peças também eram físicas, e podiam ser adquiridas no site da grife. A parceria também rendeu um torneio virtual online dentro do jogo intitulado Gucci Open, com cenário inteiramente patrocinado pela marca, onde além de trajar Gucci, os participantes competiam por um lugar em um ranking mundial. Uma curiosidade é que não é a primeira vez que a grife italiana se aventura no mundo dos jogos, já que em 2019 já havia lançado seu próprio game, intitulado Gucci Arcade.
Essas são só algumas das colaborações do mercado de moda com a indústria dos games, e na realidade, isso tudo é só o começo uma vez que, segundo a empresa especialista global em Tecnologia de Imersão e Recrutamento de Jogos, TechNET Immersive, a indústria dos games está avaliada em cerca de 163,1 bilhões de dólares e crescendo. Portanto a dimensão de público que atinge é gigantesca, despertando cada vez mais o interesse de grandes marcados, inclusive o de moda.