Metaverso na moda: o crescimento das influenciadoras digitais virtuais

por The Look Stealers

De uns anos pra cá temos notado um aumento significativo, tanto por parte das marcas de moda, quanto pelo público e empresas de design digital, pelo mundo dos avatares e influenciadores virtuais, mercado esse que continua em grande expansão na indústria da moda. A cada dia surgem novos ‘humanos virtuais’, com personalidade, identidade e estilo próprios, inseridos no Metaverso, mas que vem impactando diretamente o universo fashion da vida real. E, cara leitora, temos que dizer, a influência que essas tais pessoas virtuais têm em suas plataformas é gigantesca, atingindo públicos que, em muitos casos, nem os influenciadores da vida real alcançam.

Todo esse movimento despertou grande interesse das marcas de luxo, que vem investindo pesado no Metaverso, e viram nesse mundo uma oportunidade estratégica de divulgação, marketing e aproximação com uma nova base de clientes, tanto na forma de parcerias com os influenciadores virtuais já existentes, quanto na criação de seus próprios. Por mais futurista que esse todo conceito possa parecer, os influenciadores do Metaverso existem de forma relevante, e são mais atuais do que você pode imaginar, então continue por aqui que, pois iremos te apresentar alguns desses ‘humanos virtuais’.

Candy|Prada - look Prada - Metaverso - Verão 2022 - em estúdio - https://stealthelook.com.br
Foto: Candy|Prada (Reprodução/Instagram)


Candy

Recentemente a italiana Prada relançou em suas plataformas digitais, Candy, a sua musa digital. Ela foi criada especialmente para promover a linha de perfumes que tem o mesmo nome do avatar. Carregando a ideia de ‘repensar a realidade’, a marca entrou no Metaverso adotando a estratégia de trazer uma pessoa virtual para atrair um público mais jovem, através de uma campanha audiovisual que conta com fotos e vídeos da musa. Atualmente, Candy está somente dentro das plataformas de Prada, então não se sabe muito sobre sua personalidade, mas pelo pouco que vimos já dá para ter uma ideia de que ela, assim como a proposta das fragrâncias que representa, é super divertida, exala juventude e estilo.

Daisy|Yoox - look Polo Ralph Lauren - Metaverso - Verão 2022 - sentada no sofá - https://stealthelook.com.br
Foto: Daisy|Yoox (Reprodução/Instagram)

Daisy

Daisy é uma influencer virtual poderosa dentro das redes sociais da italiana Yoox. Dentro das plataformas da varejista a influencer estrelou campanhas para grandes marcas, como Polo Ralph Lauren e New Balance, além de mostrar seu estilo de vida luxuoso e fashionista, sempre com roupas de marcas caras e em ambientações de alto padrão. A princípio o avatar foi lançado como forma de gerar identificação do público com as marcas vendidas pela marca italiana, mas existem planos de expandir ainda mais o alcance de Daisy dentro do Metaverso, a fim de alcançar as novas gerações que já estão super  super inseridas no mundo virtual.

Maya - look Puma - Metaverso - Verão 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Maya (Reprodução/Instagram)

Maya

Lhes apresento Maya, a garota virtual apaixonada pelo estilo sportwear e ex-embaixadora da Puma no sudeste asiático, onde promoveu o tênis Puma Rider, além de ser a primeira influenciadora virtual da região. Criada pela UM Studios x Ensemble Worldwide, unidade criativa da empresa IPG Mediabrands, a partir do estudo facial de milhões de rostos do sudeste asiático, justamente para gerar identificação com o maior número de pessoas da região. Maya tem personalidade gerada por inteligência artificial dentro do Metaverso, então podemos dizer que ela tem ‘vontades’ e pensamentos próprios, então sua mente vai evoluindo de forma semelhante a um ser humano real. Em suas redes sociais, a influencer virtual compartilha com seus seguidores seu estilo de vida animado e suas produções descoladas com vibe esporte urbano.

Lil Miquela - macacão estampado cut out - Metaverso - Verão 2022 - sentada no chão - https://stealthelook.com.br
Foto: Lil Miquela (Reprodução/Instagram)

Lil Miquela

Se você está nas redes sociais ou acompanha as notícias por aí, provavelmente já deve ter visto Lil Miquela. A influenciadora virtual, modelo e musicista - dona do hit “not mine” - de 19 anos, que se intitula uma robô em suas redes, acumula uma legião de pouco mais de de três milhões de seguidores em sua conta do instagram, ou seja, já ultrapassa os limites do Metaverso sendo um dos maiores fenômenos virtuais do mundo. Lil, que foi criada pela empresa Brud,  compartilha com seus seguidores momentos de sua vida, amigos reais e virtuais, possíveis interesses amorosos e muitos looks super estilosos, além de sempre se posicionar sobre diversos temas importantes da sociedade, como os direitos LGBTQIA+ e movimentos como Black Lives Matter. Entre suas parcerias de sucesso com marcas de moda de luxo famosas está a cobertura do desfile de outono/inverno da Prada para o Milan Fashion Week, em 2018, e campanhas para Supreme e Calvin Klein.

Shudu - roupas estampada com brincos dourados - Metaverso - Verão 2022 - em estúdio - https://stealthelook.com.br
Foto: Shudu (Reprodução/Instagram)

Shudu

Shudu é uma verdadeira rainha no mundo da moda. Logo no começo, quando surgiu no Metaverso e passou a integrar o time de modelos virtuais da Balenciaga, já chamou atenção das grandes casas de moda. Ela é a primeira supermodelo digital do mundo, muito requisitada já foi estrela de campanhas para Cosmopolitan e Vogue e para marcas como Balmain e Samsung. Com visual hiper realista, a influencer virtual foi criada pelo fotógrafo britânico Cameron-James Wilson. Em suas redes sociais, Shudu compartilha fotos editoriais de suas campanhas e alguns poucos registros de sua vida digital, mas os planos de seu criador são de expandir sua influência para além das redes sociais, e misturar o mundo físico com o virtual através de técnicas de deepfake.

Imma - conjunto rosa - Metaverso - Verão 2022 - agachada no chão - https://stealthelook.com.br
Foto: Imma (Reprodução/Instagram)

Imma

Imma é um dos grandes nomes no mercado de humanos virtuais. A primeira modelo virtual japonesa, foi criada pela empresa Aww Inc e apesar de não existir na vida real a influenciadora digital tem uma equipe de cerca de 20 pessoas reais, dentre eles fotógrafos e profissionais de audiovisual que ajudam na produção de seus conteúdos dentro do Metaverso. Com seu cabelo pink marcante, sua paixão por arte e cinema, e seu estilo super descolado e fashionista, Imma firmou parcerias com marcas de peso no mercado da moda de luxo, como Puma e Salvatore Ferragamo. O sucesso foi tanto que a modelo foi convidada para ser o rosto da campanha de lançamento de Magnum, que estreava o sabor matcha no Japão. Em um clima leve e descontraído a influencer compartilha em suas redes sociais o dia a dia de uma garota virtual famosa, com mesclas de cenários reais e fictícios.

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