Esses são os novos artistas brasileiros que você precisa conhecer
Se você está enjoada da sua playlist do Spotify e quer muito conhecer novos artistas para embalar seus dias, talvez precise conhecer cantores brasileiros que ainda não são tão conhecidos, mas que esbanjam talento com músicas incríveis. Afinal, a indústria musical brasileira é gigante e muito potente, pois temos artistas diversos, com um trabalho que vale super a pena conhecer.
Por isso, nós selecionamos alguns desses cantores brasileiros super legais e de diversos gêneros que prometem agradar todos os gostos. Vem ver:
YAZI
Nossa primeira indicação é a YAZI, uma cantora, compositora e atriz de São Paulo. Sua música tem influência do Jazz, MPB e R&B, com reflexões sobre negritude, liberdade e amor-próprio. Seu mais novo single é “ Música”, produzido em parceria com o trio A Timeline. A canção tem uma atmosfera profunda e dançante, que marca o início de seu trabalho autoral.
Melly
Mais uma artista brasileira que vale a pena conhecer é a Melly. Nascida em Salvador, ela tem 22 anos e já está se destacando no cenário musical, tendo recebido o Prêmio Multishow de Artista Revelação em 2023. Esse ano ela lançou seu primeiro álbum, Amaríssima, que foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.
Amaríssima é uma celebração das vivências e da expressão pessoal da artista, onde ela transita do pop ao R&B.
Ventura Profana
Ventura Profana é uma artista baiana multifacetada, que se expressa através de músicas, videoclipes, colagens digitais, instalações e fotografias, trazendo novos imaginários em torno da religião e da fé. Seu novo single, “Exu em Mim”, inaugura uma nova fase de sua carreira através de referências do gospel, jazz, reggae e pagodão, além de marcar a estreia de seu primeiro álbum, previsto para novembro deste ano.
AQNO
Cantor, compositor e produtor musical paraense, AQNO traz em sua música elementos do brega, tecnomelody e pop romântico, criando um som pop latino amazônico. Para além da música, ele tem o teatro, a dança, a moda e as artes visuais como ferramentas para expressar seu universo criativo, colorido, sci-fi e futurista. Seu último lançamento é a música “Sobrou pra você”, parceria com Sandoval Filho que aborda as batalhas emocionais que muitas pessoas enfrentam em relacionamentos amorosos.
Yago Oproprio
Yago Oproprio é um artista da Zona Leste de São Paulo. Ele lançou seu primeiro álbum. “Oproprio”, este ano e uma de suas faixas, “La Noche”, foi indicada ao Grammy Latino na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”. Yago é uma grande aposta na cena do rap, porque tem uma sonoridade autêntica que se destaca, com um estilo melódico, calcado no boom bap. Através do seu trabalho, ele compartilha suas vivências cotidianas.
Duda Brack
Duda Brack é uma cantora, compositora e atriz de Porto Alegre. Recentemente, ela lançou seu novo álbum “Proibido Não Gostar”, que transita entre ritmos brasileiros e de outros países latinos, inaugurando uma fase mais dançante em sua carreira. O projeto é totalmente autoral e mescla gêneros como a Bachata com elementos de Funk e Piseiro, trazendo uma sonoridade muito autêntica.
Jota.pê
O cantor, compositor e violinista Jota.pê é outra dica super incrível! Ele é de Osasco, São Paulo e já participou do The Voice. Seu trabalho solo mais recente é o álbum “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, que foi lançado em duas partes e traz uma viagem autobiográfica do cantor. O projeto traz canções que misturam a música popular brasileira com um pouco do som negro norte-americano e a anscestralidade africana de forma muito envolvente.
Boombeat
Você também precisa conhecer a rapper, cantora e compositora Boombeat. Em seu primeiro álbum de estúdio enquanto travesti, o “METamorFOSE”, ela traz suas rimas ácidas, melodias marcantes e estilo único pelo qual é conhecida, principalmente na cena LGBTQIA+. Ela usa sua música como ferramenta de transformação social e tem se destacado cada vez mais na indústria, com um trabalho coeso e super interessante.
PLUMA
Nossa próxima dica de cantores brasileiros para conhecer é uma banda. A Pluma é formada por Diego Vargas, Guilherme Cunha, Lucas Teixeira e Marina Reis. A banda nasceu a partir do TCC dos integrantes, que agora lançam seu primeiro álbum, “Não Leva a Mal”. O projeto aborda temas como melancolia, leveza e libertação com músicas que trazem elementos de R&B, neo soul, jazz, pop e indie rock. Vale muito ouvir!
Ryu, The Runner
O cantor de trap Ryu, The Runner é natural de Vitória da Conquista, na Bahia, e tem se destacado por seu estilo próprio e singularidade musical. Ele lançou recentemente seu primeiro álbum, o “SEMRÉH”, que conta com um conceito visual inspirado na mitologia grega, idealizado pelo próprio cantor. É incrível!
Emiciomar
Emiciomar é um rapper, DJ e beatmaker de Pacajus, no Ceará, que vale muito a pena ficar de olho. O trabalho do artista conta com um mix de elementos musicais que fazem parte da sua história, por isso tem um pouco de forró, rock, funk junto com o rap, revelando uma identidade musical muito forte. Seu último trabalho é o álbum “Preto”, que traz toda essa sonoridade característica do cantor.
Bella Kahun
A cantora pernambucana Bella Kahun traz em seus trabalhos o R&B com influências do jazz, do bolero e do brega, trazendo uma pegada autêntica para o cenário musical brasileiro. Seu primeiro álbum, “Crua” traz letras que são verdadeiros desabafos da artista, embalados por uma atmosfera boêmia que é muito incrível de ouvir.
Tontom
Com apenas 17 anos, Tontom já é um destaque entre a Geração Z, principalmente depois de sua música “Tontom Perigosa” viralizar no TikTok. Seu EP de estreia, Mania 2000, conta com composições próprias, que começaram aos 15 anos. Suas músicas são pop com uma boa pegada dos anos 2000 e referências aos anos 80 e 90. O EP é bem leve e gostoso de ouvir!
Nina Oliveira
Nossa última indicação é Nina Oliveira, cantora e compositora de Guarulhos, São Paulo. Suas músicas são ricas em ritmos e melodias, misturando elementos brasileiros com sua poesia que enaltece a força da mulher negra. Seu último lançamento foi o single “Casa de Boneca”, um forró com melodia envolvente e letra forte, que retrata um relacionamento abusivo. Os contrastes de suas músicas a tornam ainda mais interessante.
Por fim, se você amou esses novos artistas tanto quanto nós, precisa conferir nossa playlist com as músicas de cada um deles.