Eu tenho dermatite atópica e esses são os cremes que funcionam para minha pele

por Izabela Suzuki

Desde que me conheço por gente, sempre tive dermatite atópica. Levei um tempo até receber o diagnóstico de um especialista na área. Durante a infância, sofria com vermelhidões e coceiras em áreas específicas da pele, especialmente em regiões onde ocorriam dobras, como atrás dos joelhos, nas axilas e até mesmo nas pálpebras.

Existem diversos motivos pelos quais a minha dermatite se manifesta. Tenho alergia a certos cosméticos - inclusive, até mesmo os hipoalergênicos já me causaram reações, acredita? -, eles não podem ter fragrâncias fortes ou cores intensas. Minha pele é extremamente sensível e seca, e, para piorar, sou muito ansiosa. De acordo com os dermatologistas e médicos especializados que já visitei, fatores emocionais podem afetar bastante a saúde da pele, afinal, nosso corpo nos envia muitos sinais, né?

Izabela Suzuki -     - dermatite atópica - inverno - foto de rosto mostrando alergias vermelhas e secas - https://stealthelook.com.br
Foto: Izabela Suzuki (Reprodução)


A foto acima é de uma reação que estava um pouco mais controlada, pois já havia passado um dos cremes que me ajudam, mas que, mesmo assim, quando acontece, afeta muito minha autoestima. Quem é que se sente confortável com uma vermelhidão tão visível no rosto, não é? 

mas, afinal, que é dermatite atópica?

De acordo com o Ministério da Saúde, a dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária que causa inflamações na pele, resultando no aparecimento de lesões e coceira. É importante ressaltar que ela não é contagiosa e sua causa exata ainda é desconhecida.

Que ela ocorre entre pessoas da mesma família é possível afirmar, pois tenho parentes do meu lado materno e do lado paterno que têm dermatite. Alguns casos são mais leves, enquanto outros são mais intensos.

Alguns sintomas comuns incluem pele seca e com coceira persistente, podendo levar a ferimentos decorrentes do ato de coçar. As áreas afetadas podem apresentar placas salientes ou descamação, principalmente nas dobras da pele - que é o meu caso! Em crianças mais velhas e adultos, as lesões tendem a ocorrer menos no rosto e mais nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelos, parte de trás dos joelhos, mãos e tornozelos. Essas áreas podem ficar mais secas, escuras e espessas, e em casos mais graves, a dermatite atópica pode afetar grande parte do corpo.

como controlar?

Atenção, cara leitora, pois essa parte é muito, muito importante: apenas o seu médico pode indicar o melhor tratamento para a sua dermatite. Não saia testando qualquer produto que encontrar por aí, ok? Além disso, a dosagem e a frequência de uso também são importantes, pois em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos orais, além de cremes ou pomadas.

No entanto, existem alguns cuidados universais para a pele sensível, como manter a pele constantemente hidratada, mesmo quando a dermatite não estiver evidente. Evite banhos com água muito quente e opte por uma ducha morna. Escolha roupas feitas de fibras naturais em vez de tecidos ásperos e justos. Seque suavemente a pele com toalhas macias e use um umidificador se o clima estiver muito seco. Ah, evitar substâncias irritantes, como alguns detergentes e perfumes, também é uma boa ideia.

Sasha Mei -     - dermatite atópica - verão - mulher com toalha na cabeça, máscara facial branca e bebendo água - https://stealthelook.com.br
Foto: Sasha Mei (Reprodução/Instagram)

Além disso, em algumas pessoas, a dermatite atópica pode estar relacionada a certos alimentos, como o leite - curiosamente, desenvolvi alergia à proteína do leite ao longo dos anos. Por isso, é importante ter acompanhamento médico adequado.

o que funciona para mim!

Vou ressaltar mais uma vez: apenas o seu médico pode prescrever o creme ideal para a sua pele! O que funciona para mim pode não ser o mais indicado para você. No entanto, como este é um relato pessoal, gostaria de compartilhar alguns cremes que me ajudaram no controle da dermatite atópica, melhorando minhas reações de forma significativa.

Por fim, amiga que também enfrenta a dermatite, não se esqueça de levar esses produtos para serem avaliados pelo seu dermatologista antes de comprá-los. Assim, seu profissional de saúde poderá confirmar se eles são adequados para o seu tratamento.

Você também vai gostar