Guia da rotina de skincare perfeita: Pele Seca

por Graucianna Santos

Se tem algo que todo mundo quer saber, seja você apaixonada pelo mundo da beleza ou não, é: "qual é a rotina de skincare mais apropriada para o meu tipo de pele?" Dos cuidados e rotinas que envolvem uma bancada cheia de produtos até as mais minimalistas e enxutas, o que queremos é simples, manter uma cútis saudável, bonita e macia, e que também colabore na hora de fazer uma make perfeita.

Antes de começarmos, é importante lembrarmos que um dermatologista de confiança vai sempre ser a melhor pessoa para instruir e indicar quais produtos são ideais para sua pele e suas necessidades. Mas junto a isso, uma boa pesquisa, entendimento de cada princípio ativo, benefícios, funções e indicações de uso, pode ajudar (e muito!) Para te dar um empurrãozinho, criamos um guia da rotina de skincare perfeita e hoje vamos ajudar as manas de pele tipo seca. Vem com a gente: 

glossier  - skincare  - rotina de skincare - pele oleosa  - cuidados com a pele  - https://stealthelook.com.br
Foto: glossier (reprodução)

Limpar, tonificar, hidratar, proteger, esse lema de quatro passos a gente já sabe de cor, mas a dificuldade da maioria é saber qual ordem correta aplicar cada passo, qual produto ideal dentro de cada etapa e até mesmo se a família pode dividir o mesmo cuidado. Tudo isso está atrelado ao entendimento de como é e funciona a sua cútis, então vamos começar. Dá uma olhada em cada característica e descubra se a sua rotina de skincare está sendo funcional para você:

_pele seca

Para criar uma rotina de skincare apropriada para esse tipo de pele, é importantíssimo que a palavra hidratação esteja frequentemente no seu vocabulário. É o que mais esse tipo de pele precisa e é o norte para todo o restante da rotina.

A pele seca, segundo a SDB (sociedade brasileira de dermatologia), tem como principais características, poros menos visíveis, pouca luminosidade, vermelhidão e até fissuras, por ter menos produção de sebo do que que a pele normal. Seus principais fatores são genéticos ou hormonais, podendo estar presente não só no rosto, mas em outras partes do corpo, além das condições do ambiente e banhos muito quentes, que contribuem para um ressecamento ainda maior da cútis.

pele seca - hidratação facial  - rotina de skincare - inverno  - cuidados com a pele  - https://stealthelook.com.br
Foto: Sora Shimazaki (Reprodução/Instagram)

_passo a passo

_lave o rosto

A primeira etapa essencial para a rotina de skincare da pele seca, assim como todas as outras, é a limpeza. Para esse tipo de pele, use produtos dermocosméticos, sem álcool, parabenos ou sulfato, pois esse último age como um detergente e pode remover toda proteção da pele. 

Produtos com ativos hidratantes, ácido hialurônico e manteiga de Karité, são excelentes para deixar a pele hidratada e nutrida. Uma solução Micelar também é uma boa alternativa, porque além de remover os resíduos de forma suave, ajuda a hidratar e acalmar a superfície da pele.

OBS: use sempre água fria para lavar o rosto, priorize o uso de toalhas de algodão e não esfregue ela agressivamente contra a pele, dê leves pressionadas, assim não há riscos de irritar a pele e deixá-la ainda mais fragilizada.

_hidrate

É devido a falta de água e produção de sebo que a pele é caracterizada como seca, então a hidratação é fundamental nessa rotina de skincare. Os produtos de alta absorção ou hidratantes com textura mais pesadas, que tem em sua composição pantenol, glicerina, karité são ótimos para resolver essa carência. Porém, não é só de fora para dentro que podemos resolver essa questão. Beber bastante água durante o dia é importantíssimo para que se reponha os nutrientes perdidos e equilibre todo o seu corpo.

_proteja

Ouvimos com frequência sobre o uso do protetor solar dentro da rotina de skincare e para a pele seca ele também é um indispensável aliado, visto que uma de suas características é a sensibilidade. Usar um filtro com FPS alto (acima de 50) é ideal, ainda mais se ele possuir uma função hidratante conjunta. 

pele seca  - produtos para pele seca  - Rotina de skincare - hidratação  - cuidados com a pele  - https://stealthelook.com.br
Foto: @marihenny (Reprodução/Instagram)

_para deixar ainda melhor

Quer deixar sua rotina de skincare ainda mais completa? Invista em alguns produtos que contribuem na reposição de nutrientes, deixando a pele viçosa e bonita, além de promover um verdadeiro SPA de autocuidado. 

Na hora do skincare, você pode adicionar máscaras faciais que tenham colágeno, vitaminas, pantenol, ácido hialurônico e até abacate (sim, abacate rs), que ajudam a melhorar a hidratação. Produtos que têm vitamina B3 e os séruns também são aliados nesse cuidado da pele seca, além dos sabonetes líquidos hidratantes, que no banho refrescam e deixam a pele macia. Abaixo você encontra alguns exemplos:

Deixe um Comentário
Você também vai gostar