Guia da depilação: o dossiê da depilação a laser

por Inaê Ribeiro

Por muito tempo, não ter que se preocupar com o surgimento de novos pelos foi um sonho distante para as amantes da depilação, até a chegada do laser. Além de eliminá-los definitivamente, a depilação a laser ajuda a diminuir a foliculite e pelos encravados, ou seja, o benefício não é apenas com relação a se depilar, pois ele melhora a textura e aparência da pele, e como acréscimo, acaba com aquele trabalho de fazer a depilação com cera todo mês, ou no caso da lâmina, toda semana.

Apesar dos benefícios, a depilação a laser ainda gera muitas dúvidas. As principais são com relação a dor durante o procedimento e se é realmente eficiente para banir de vez o nascimento de novos fios. Se você faz parte do grupo cheio de questionamentos e está pensando em dar uma chance para este tipo de depilação, nos reunimos com a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, para te ajudar a descobrir tudo sobre o assunto, olha só:

Nana Agyemang - depilacao-a-laser-perna-como-fazer-doi - depilação a laser - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Nana Agyemang (Reprodução/Instagram)

o que é

A depilação a laser é a maneira mais eficiente para remover pelos do corpo e até mesmo do rosto. O laser gera uma luz que tem como alvo a melanina presente no pelo. "O laser gera uma energia que é atraído pelo pigmento do pelo, destruindo o bulbo", explica Dra. Silvia.

Devido essa onda de energia, é muito importante consultar um profissional antes do tratamento, para que ele analise qual o tipo de comprimento de onda é o indicado para o seu tom de pele. Caso esse estudo não ocorra e a configuração do laser não estiver preparado para aquele tom de pele, pode ser que ela seja queimada. 

yasmine_minovski - depilacao-nao-se-depilar-depilando-cera-quente-fria-cuidados - depilação a laser - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: yasmine_minovski (Reprodução/Instagram)

o que você precisa saber

Um dos maiores questionamentos e medos da depilação a laser é com relação a dor, fato é que cada área e pessoa possui uma sensibilidade diferente, então tenha isso sempre em mente, mas as sessões são tão rápidas que você, provavelmente, conseguirá aguentar tranquilamente. 

Outro fato que é importante esclarecer é que não há garantia de que ao completar o plano de tratamento seus pelos irão desaparecer completamente. Eles vão reduzindo gradativamente, com a frequência das sessões, fazendo com que fiquem mais finos, mais claro e com crescimento mais lento.

Meeka - depilacao-a-laser-perna-como-fazer-doi - depilação a laser - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Meeka (Reprodução/Instagram)

quem pode fazer

O laser atua na destruição do pigmento escuro do pelo, por isso ele funciona tão bem em cabelos escuros, o que por outro lado significa que ele também irá atingir o pigmento da pele, podendo causar descoloração.

Devido essa atuação, a depilação a laser funciona melhor em pessoas com pelos escuro e pele claras. O procedimento pode não ser tão eficiente em quem possui fios loiros, por exemplo, já que a presença da melanina é mínima, logo o laser não consegue detectar o bulbo capilar. 

A depilação a laser na pele negra é outro assunto muito discutido, já que muitas dessas pessoas não se sentem confortáveis em realizar o procedimento. Os tons de pele escuros devem se atentar ao tipo de máquina que será usada, pois o uso incorreto pode causar descoloração da pele, mas isso não quer dizer que ele é totalmente proibido, só é ainda mais importante consultar um dermatologista antes, para que ele escolha o laser correto. Outra opção é a foto depilação, como recomenda a Dra. Silvia: "O mais recomendado para esse tipo de pele é a foto depilação, pois não gera uma energia focal e sim dissipada, ocorrendo assim a rarefação dos pelos de maneira gradativa".

Emily Yates - depilacao-a-laser-perna-como-fazer-doi - depilação a laser - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Emily Yates (Reprodução/Instagram)

cuidados pré e pós

Após descobrir qual o melhor tipo de laser para seu pelo e tom de pele, é necessário você se depile com uma lâmina dois ou três dias antes da sessão, isso irá garantir que o fio esteja com um comprimento bom o suficiente para ser detectado pela luz. Já no dia da depilação, evite usar qualquer produto na área que será depilada incluindo hidratantes, desodorantes ou qualquer outra coisa que você possui o hábito. De qualquer forma, sempre cheque com o profissional que irá te atender quais são o que você pode ou não fazer antes e depois. 

Outro cuidado que se deve ter, esse tanto antes quanto após a depilação a laser, é com a exposição solar. Se o laser tem contato com uma pele recentemente exposta ao sol as chances de haver queimaduras, hiperpigmentação e cicatrizes são maiores. Por isso, certifique-se que o seu bronzeamento ocorra pelo menos algumas semanas antes ou depois da sessão, checando sempre o recomendado pelo seu médico.

jëssica vandër lëahy - depilacao-a-laser-perna-como-fazer-doi - depilação a laser - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jëssica Vandër Lëahy (Reprodução/Instagram)

sessões necessárias

O número de sessões necessárias oscila de pessoa para pessoa, segundo Dra. Silvia, a média é de quatro a oito, sendo realizadas uma vez por mês cada. Porém, é muito comum que você já note os resultados após a primeira, onde os fios podem nascer de maneiras mais espaçadas e mais fino. Mas, é importante ressaltar que ainda é necessário continuar o tratamento para que o cabelo seja totalmente eliminado. 

Você também vai gostar