Quem possui olheiras sabe o quanto elas podem incomodar. Apesar de não serem um problema, elas ainda afetam a nossa autoestima, nos levando ao desejo de encontrar soluções para acabar com a aparência cansada e combater as olheiras.
As causas da formação dos círculos escuros abaixo dos olhos são muitas, desde condições genéticas até hábitos de vida não saudáveis, então é importante que você analise se suas horas de sono estão sendo suficientes antes de encontrar soluções para combater as olheiras. Para entendermos melhor sobre o assunto, convidamos a dermatologista Dra. Silvia Quaggio para nos contar um pouco mais sobre, além de trazer dicas infalíveis e caseiras para amenizar os dark circles. Vem ver:
como evitar
Quando falamos de olheiras, o maior desejo é evitar a formação delas, mas por vezes não é possível, já que as mesmas podem se formar por fator hereditário. Por outro lado, há quem desenvolve os círculos escuros em volta dos olhos por conta do tabagismo, noites de sono ruins e até mesmo através do atrito na hora de tirar a maquiagem. Por isso, o primeiro fator para combater as olheiras é ter hábitos de vida saudáveis, dormindo pelo menos oito horas por noite.
LEIA MAIS:
9 cortes que estão em alta para cabelo cacheado
Esses são os penteados em cabelos cacheados que estão bombando no verão
A história do bantu knots e como fazer em casa
Esses serão os cortes de cabelo tendência no inverno 2022
Jelly nails: o que é e como apostar na nova tendência de unha
tratando com produtos
Uma forma de combater as olheiras é investir em cosméticos destinados ao cuidado a área de olhos. Eles devem ser usados na sua rotina de skincare, após lavar o rosto, antes da aplicação do hidratante. A fórmula desses produtos é um fator super importante e, segundo Dra. Silvia, "os melhores ativos para tratar as olheiras são a base de ácido tranexâmico, kójico, nicotinamida ou aqueles super hidratantes que irão melhorar a textura da pele".
A cafeína é outro ativo muito utilizado nos cremes e séruns destinados a área dos olhos, já que ajuda a estimular a circulação de sangue no local, diminuindo as olheiras e bolsas.
o que não fazer e usar
É importante saber o que fazer para combater as olheiras, mas também o que não fazer ou usar. Segundo a Dra. Silvia, devemos evitar esfregar a região dos olhos, pois, essa é a área é onde obtemos a camada mais fina da pele, sendo super sensível. Logo, se você possui o hábito de coçar a região, deve se livrar dele, procurando sempre tratar com delicadeza, tanto na lavagem, quanto na hora de hidratar.
Já quanto aos cosméticos, recomendamos os ativos que devem ser utilizados, mas os que você deve evitar usar nas regiões dos olhos são as soluções adstringentes, pois, elas irão desidratar a pele, enrugando a mesma. Somando a essa lista, temos outros ativos que são altamente irritativos como os tópicos utilizados para o tratamento a acne, que não devem ter contato com a área delicada da região dos olhos.
combatendo as olheiras
Por fim, para combater as olheiras de vez é necessário combinar o uso dos cosméticos com tratamentos dermatológicos, mas antes disso é preciso analisar se ela é profunda ou não, pois, isso irá determinar o tipo de tratamento realizado. Nas olheiras profundas, Dra. Silvia relata que o melhor é o preenchimento com ácido hialurônico, já naquelas que não há profundidade que são olheiras mais avermelhadas ou arroxeadas, o tratamento indicado são os a laser. Esse tipo de procedimento vai até a camada mais profunda da pele, de uma maneira que afeta os vasos para melhorar a pigmentação da olheira.