Guia de cuidados com o cabelo: como eliminar as pontas duplas

por Inaê Ribeiro

Se perguntarmos para as pessoas no geral, qual o problema que elas sonham em eliminar dos cabelos, com certeza, várias delas irão citar as pontas duplas. Elas aparecem de repente e deixam os fios com aspecto frágil e quebradiço, incomodando quem tanto preza por madeixas saudáveis.

Descobrir como eliminar as pontas duplas é o desejo de muitas de nós. E não pense que o problema só é solucionado através do corte, pois com tratamentos e cuidados diários também conseguimos acabar e evitar a formação das mesmas. Os processos químicos são um dos principais responsáveis pela destruição da cutícula capilar, que é a camada que protege o interior dos fios, que quando danificada, resulta nas pontas duplas. Além disso, o uso constante de ferramentas de calor também fragiliza as madeixas. Só de identificar esses causadores, já torna possível ter uma ideia de como tratar as pontas duplas, não é mesmo? Então, para saber mais, continue com a gente, pois reunimos outras dicas para te ajudar a se livrar de vez desse problema.

Melanin Rich Bombshells  - cabelo-pontas-duplas - pontas duplas - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Candice Sabiduría (Reprodução/Instagram)

aplique shampoo apenas na raiz

Os cuidados capilares começam na lavagem, principalmente se você deseja eliminar as pontas duplas. Aplique o shampoo apenas no couro cabeludo, evitando as pontas que já são naturalmente mais ressecadas. A espuma que escorrer pelo restante dos fios, será o suficiente para higienizar, sem danificar.

Mathilde Marie Holst Roien - cabelo-long-ruivo-pontas-duplas - pontas duplas - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mathilde Marie Holst Roien (Reprodução/Instagram)

e máscaras de tratamento

Seguindo a rotina de cuidados, utilize máscaras de tratamento semanalmente. Você pode variar entre as de nutrição ou hidratação, que irão devolver água aos seus fios, recuperando a vitalidade. Ah! Criar um cronograma capilar de acordo com as suas necessidades também é uma ótima opção, já que abrange um cuidado mais completo.

Lou Rose Galliot - cabelo-longo-loira - pontas duplas - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lou Rose Galliot (Reprodução/Instagram)

atenção ao pentear

Separe um tempo para pentear os cabelos sem pressa, pois esse processo exige tempo e atenção. Comece escolhendo uma escova que seja ideal para a sua curvatura, e penteie sempre começando pelas pontas, isso ajuda a desfazer os nós, sem quebrar os fios.

Erica Choi - cabelo-pontas-duplas - pontas duplas - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Erica Choi (Reprodução/Instagram)

o poder do protetor térmico

Chapinha, secador e babyliss são alguns dos causadores das pontas duplas, então, durante o processo de recuperação dos fios o melhor é evitar o uso deles. Mas nos dias que eles forem indispensáveis, aposte em um bom protetor térmico. O produto serve como uma barreira contra o calor, evitando danos à estrutura do cabelo.

Ashourina - cabelo-pontas-duplas-cachead-plus-size - pontas do cabelo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ashourina (Reprodução/Instagram)

e dos óleos capilares

Enquanto a utilização de máscaras de hidratação devolve a água para os fios, os óleos capilares de umectação, potencializam o tratamento. Já que eles irão repor nutrientes e ajudar a restaurar o cabelo. Aplique por todo o comprimento do fio, e deixe agir por alguns minutos antes da lavagem. Caso sinta necessidade, vale deixar de um dia para o outro.

Victoria M - cabelo-loiro-longo - pontas duplas - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Victoria M (Reprodução/Instagram)

invista em um reparador de pontas

Para finalizar as dicas de tratamentos e cuidados, aposte em reparadores de pontas. A sua função é selar as cutículas dos fios, diminuindo o frizz, o que resulta na melhora da aparência das pontas duplas.

Havana Rose Liu  - cabelo-tingido-pos-quimica - pontas do cabelo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Havana Rose Liu (Reprodução/Instagram)

tente o corte bordado

O corte acaba sendo a solução mais rápida para as pontas duplas, mas se você não quer mexer no comprimento dos seus fios, invista no corte bordado. Famoso nos salões de beleza, ele é destinado a remover apenas pontas que estão danificadas.

LEIA MAIS:

6 cortes de cabelo que são fáceis de manter no dia a dia

Das básicas até as decoradas, o esmalte adesivo para unhas será seu melhor amigo do dia a dia

Eu testei a paleta de sombras da Marília Mendonça by Oceáne e essas são as minhas considerações

7 itens de beleza essenciais no outono

Você também vai gostar