Guia do cabelo crespo: Tratando o cabelo

por The Look Stealers

Depois que aceitamos os nossos fios naturais, o processo de amor por eles só cresce. Com o tempo vamos aprendendo a identificar o que nosso cabelo crespo precisa, qual finalização funciona melhor, nos sentimos seguras com a liberdade capilar e criamos nossa lista de produtos preferidos. Chegar nesse ponto não é fácil, envolve muitos testes, alguns erros e outros acertos.  

O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado, como já explicamos em outros capítulos do nosso guia, por causa da curvatura do fio é mais difícil que a oleosidade natural do nosso couro chegue em todo comprimento. Por isso, tratar os fios da maneira correta, oferecendo tudo aquilo que ele pede e precisa é essencial para garantir cachos lindos, hidratados e mais definidos. Para ter certeza que você terá cabelos saudáveis, nesse capítulo vamos te ensinar como tratar as madeixas com todas as dicas oferecidas pela cabeleireira Talita Reis.

Hannah Mussette  - cabelo afro - cabelo crespo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Hannah Mussette (Reprodução/Instagram)

Tratar o cabelo crespo é um processo que demanda cuidado e constância já que estamos expostas a muitos fatores como poluição, raios solares e todos outros que contribuem ainda mais para o ressecamento do nosso cabelo. Fora isso, nós temos hábitos que colaboram para potencializar esse desgaste, como o uso de químicas e contato com fontes de calor. Cada tipo de cabelo precisa de produtos e cuidados específicos, por isso é importante que você identifique a necessidade de seus fios para iniciar o tratamento.

Nzinga Imani - cabelo afro - cabelo crespo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Nzinga Imani (Reprodução/Instagram)

_cabelo seco ou ressecado?

O primeiro passo antes de iniciar os cuidados com o cabelo é identificar se ele está seco ou ressecado, sendo o seco de uma maneira natural, devido à curvatura do fio. Já um cabelo ressecado, é aquele que passou por químicas, fontes de calor e tem excesso de lavagem. 

Se o seu cabelo está ressecado, com fios porosos e quebradiços a maneira de recuperá-los é através de tratamentos ou aderindo a uma rotina de cronograma capilar. Já contamos sobre o passo a passo de um cronograma, mas para as cacheadas é muito importante abusar da hidratação e nutrição, realizando uma vez por semana cada e uma vez ao mês o passo de reconstrução.

Shadae - cabelo afro - cabelo crespo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Shadae (Reprodução/Instagram)

_cabelos tingidos

O processo de tingimento é também uma química, que deixa os fios mais frágeis, ressecados e com mais frizz, por isso as cacheadas e crespas com cabelos tingidos devem ter cuidados ainda maiores com os fios.

Para recuperar seu cabelo crespo e garantir que eles se manterão saudáveis, você deverá usar produtos específicos para cabelos coloridos, dê preferência os com base de óleos, que irão ajudar a recuperar a oleosidade que os cabelos perderam. Além disso, faça o tratamento de reconstrução de 15 em 15 dias e o de nutrição e hidratação semanalmente. Se você costuma utilizar secador, invista sempre em um protetor térmico antes, ele irá proteger o seu cabelo do secador minimizando os danos.

alyssa marie - cabelo afro - cabelo crespo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Alyssa Marie (Reprodução/Instagram)

_com trança

Cuidar de cabelos com tranças é mais fácil do que parece, mas ainda sim essencial para garantir que os cabelos estarão bem cuidados quando você retirá-las. Utilize um shampoo que atenda ao seu tipo de cabelo, lavando bem a raiz e comprimento das tranças e à noite, quando for dormir, use uma touca ou fronha de cetim, elas ajudarão a trança a se manter por mais tempo já que o tecido não agride o cabelo.

Outro cuidado muito importante é fazer a manutenção do cabelo no tempo correto, pois se ficar muito tempo com as tranças, os fios podem ficar quebradiços. 

Angela Onuoha - cabelo afro - cabelo crespo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Angela Onuoha (Reprodução/Instagram)

_em transição capilar

Já te ensinamos como lidar com a transição capilar e tratar o cabelo crespo nessa fase é essencial para que o fio natural cresça com mais força e saudável. Se você está vivendo esse processo invista em produtos de nutrição e faça umectação com óleos vegetais. 

Sabemos que quando em transição muitas vezes queremos deixar nossos fios presos, mas não é saudável que eles fiquem assim por muito tempo. Quando o cabelo passa muito tempo preso com muita força, os fios se quebram e não conseguem se desenvolver da melhor maneira.

Aliana King - cabelo afro - cabelo crespo - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Aliana King (Reprodução/Instagram)

_cuidados necessários

Independente dos processos que o seu cabelo já foi exposto e quais agressões já sofreu, existem alguns cuidados que devem ser tomados em todo tipo de cabelo crespo.  

_desembaraçar

O pentear do cabelo deve ser feito da maneira correta e com o acessório ideal para cabelos crespos e cacheados, caso contrário você irá quebrar os seus fios. Inicie desembaraçando pelas pontas dos fios, utilizando uma escova de cerdas firmes e com espaçamento médio, sem bolinhas na ponta. Outra opção é um pente de dente largo, mas a cabeleira Talita recomenda a escova, ela é menos agressiva.

_corte

O sonho do cabelo grande é real e por muitas vezes evitamos cortar o cabelo por causa disso, mas você sabia que cortar as pontas é essencial para a saúde dos fios? Para ajudar na força do seu cabelo e que todos seus cuidados sejam realmente efetivos, faça um corte de seis em seis meses, assim você tira as pontas ressecadas e dá mais força para as madeixas.

_lavagem

A forma como você lava o cabelo faz total diferença na saúde dos seus fios. Você deve lavar o cabelo com água fria, pois a água quente faz o cabelo perder a hidratação natural. E o ideal é colocar shampoo apenas na raiz, fazendo massagem, enquanto limpa você incentiva a produção de oleosidade no cabelo.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar