Durante nosso Guia dos ativos de skincare, conhecemos alguns ingredientes presentes em nossos cosméticos e nos apaixonamos por seus benefícios destinados a cada tipo de pele. Para somar a essa lista, hoje iremos conhecer os benefícios do retinol, outro queridinho no mundo de cuidados com a pele.
Assim como ácido hialurônico, o retinol é considerado um ativo milagroso no skincare, já que atua na prevenção do envelhecimento da pele, diminuindo as rugas acentuadas. Os benefícios do retinol não param por aí, continue com a gente para descobrir como utilizar esse ingrediente e aos poucos sentir a diferença em sua pele.
o que é
O retinol é um tipo de retinóide, um derivado da vitamina A, usado por suas propriedades anti idade e é encontrado em vários produtos de skincare. Existem diferentes formas do antioxidante, cada uma destinada para uma necessidade da pele, tratando desde envelhecimento até manchas escuras. Eles também aumentam a produção de colágeno e aumentam a elasticidade da pele.
os benefícios
Você já notou que são diversos os benefícios do retinol, tratando várias preocupações comuns à pele. O principal cuidado é a sua habilidade de melhorar a textura da pele, que acontece graças à renovação das células da pele e eliminação das mortas. Essa renovação celular resulta também no aumento da produção de colágeno e na elasticidade da pele, o que reduz as linhas de expressão e rugas.
Outro benefício é destinado a quem tem pele oleosa ou com tendência a acne, uma vez que o retinol serve como tratamento eficaz para combater as manchas. Ele ainda atua como um esfoliante, equilibrando a produção de sebo e evitando a inflamação dos poros.
quando evitar
Apesar de todos os benefícios do retinol, ele pode causar irritação, deixando a pele desidratada e até mesmo descamando. Entretanto, esses sintomas só aparecem em quem já possui pele super sensível e com algumas condições como rosácea. As peles com rosácea, por outro lado, podem aderir ao ativo, desde que ele seja acompanhado por um profissional e realizado de maneira gradativa, pois ele pode tornar sua pele ainda mais sensível.
Já as mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem usar o retinol. Ah! Enquanto utilizar o retinol é essencial que você utilize um protetor solar com fator de proteção alto, para que sua pele esteja sempre bem cuidada.
LEIA MAIS:
Guia dos ativos de skincare: afinal, para que serve a niacinamida?
Guia dos ativos de skincare: ácido hialurônico, glicólico ou salicílico?
Guia dos ativos de skincare: tudo sobre a vitamina C
como usar
Se após tudo o que falamos você decidiu dar uma chance ao retinol, nossa dica é começar aos poucos, como pela manhã, lavar o rosto com um sabonete facial delicado e então um hidratante seguido do protetor solar. À noite, lave o rosto, utilize seu produto com retinol e depois hidrate.
O mais importante é dar um tempo para sua pele adaptar ao produto, inicie aplicando de uma a duas vezes na semana e aos poucos aumente o uso. Se no dia seguinte ao uso, você sentir irritação ou sua pele estiver avermelhada, não utilize na noite seguinte. Após sua pele estiver adaptada ao ativo, utilize diariamente e aproveite todas as suas qualidades.