Hidrofobia Capilar: Saiba o que é e como cuidar

por Graucianna Santos

Passei por inúmeras fases capilares ao longo dos anos, e hoje, com o cabelo natural entendi que negligenciar os cuidados fundamentais afetam completamente a saúde do fio, e que diferente do que pensamos, o cuidado exagerado, também pode ser um fator de risco ocasionando a hidrofobia capilar.

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o assunto e até passa por isso e não sabe. Basicamente, se você aplica um creme e sente que o mesmo não penetrou, sendo expelido pelo cabelo, pode ser um sinal de que ele está hidrofóbico. Essa é uma patologia que ocorre devido ao acúmulo de resíduos no couro cabeludo, onde até a água é rejeitada, você sabia? Se não, sugiro ficar por aqui, pois, convidamos a terapeuta capilar Carol Maia para nos ajudar a entender sobre esse assunto e como tratar. Vem ver:

Grau Beauty - patologia capilar - hidrofobia capilar - cabelo hidrofóbico - cabelo molhado - https://stealthelook.com.br
Foto: Graucianna Santos (Reprodução)

O que é hidrofobia capilar?

A hidrofobia capilar é uma alteração que pode atingir todos os tipos de cabelos e texturas, pois, se trata da incapacidade do fio de absorver água, devido ao excesso de produtos usados na finalização ou na revitalização do fio, feita no day after. "O uso de produtos derivados de petróleo, silicone, solúvel e insolúvel em água também causam hidrofobia capilar", ressalta Carol, lembrando que a maioria dos cremes capilares contam com ingredientes petroderivados que podem causar esses danos ao couro cabeludo.

Darianka - cuidados capilares - hidrofobia capilar - terapia capilar - couro cabeludo  - https://stealthelook.com.br
Foto: Darianka (Reprodução)

existe uma forma de ser identificado?

Se você observar que ao aplicar um produto com o cabelo molhado ele passa tempos pingando, não absorve a água e nem responde aos tratamentos, finalizações, certamente você está com hidrofobia capilar. "Para evitar é preciso higienizar com frequência e buscar ajuda imediata de um especialista para manusear de forma correta uma limpeza profissional do couro cabeludo. E os terapeutas capilares são os mais indicados para o tratamento", diz a profissional. 

Bibi Abdul Kadir  - cabelo natural  - terapia capilar - hidrofobia capilar - cuidados com o cabelo  - https://stealthelook.com.br
Foto: Bibi Abdul Kadir (Reprodução)

como é feita a limpeza hidrofóbica?

"Sempre que possível opte por produtos naturais, com ativos indicados para a necessidade do fio, mas de forma geral, a limpeza hidrofóbica é feita com argila, sendo um tratamento muito direcionado". Outras opções para acabar com a hidrofobia capilar é usar shampoo detox, que realiza uma limpeza mais profunda dos fios e fazer esfoliação, para eliminar todas as impurezas acumuladas que impedem o cabelo de absorver os nutrientes necessários para se manter saudável. "No mesmo momento que se faz o tratamento profissional já podemos ver o resultado da higienização. Percebemos um cabelo hidrofílico novamente, contudo, se estiver com alguma outra patologia, ou alta porosidade, scab hair, precisamos de mais alguns meses de tratamento para reequilibro", conclui Carol Maia.

Para entender e descobri como tratar outras patologias de forma natural , acesse o link e descobra tudo que você precisa saber sobre terapia capilar.

Você também vai gostar