Ícones da moda brasileira, você conhece esses personagens emblemáticos?

por Barbara Shimada

Muitos dos novos nomes da moda nacional têm ganhado cada vez mais destaque dentro da indústria, levando sua arte, técnica e visão para um público cada vez maior, mas e quando se tratam dos pioneiros nesse mercado, você sabe quem são e como foram suas trajetórias? Da jornalista Daniela Falcão ao eterno estilista Clodovil Hernandes, o cenário da moda brasileira também é muito lembrado por suas figuras inesquecíveis e super emblemáticas. E cada um desses grandes personagens deixou, e ainda deixa, sua marca na história de forma única, criativa e cheia de autenticidade. 

Além de serem alguns dos grandes responsáveis por tornar o mercado da moda brasileira relevante dentro de um contexto mundial, esses nomes também abriram portas - e as mentes de muitos - para a criação e consolidação de carreiras na área. Pensando nisso, hoje, caso você ainda não conheça, vamos te apresentar algumas das figuras precursoras mais relevantes da indústria fashion nacional, as quais mudaram os rumos e transformaram a visão de muitos sobre esse setor super importante.

Clodovil Hernandes - capa Clodovil Hernandes - moda brasileira - Inverno 2022 - estudio - https://stealthelook.com.br
Foto: Clodovil Hernandes (Reprodução)


clodovil hernandes

Impossível falar sobre moda brasileira e não se lembrar do ícone Clodovil Hernandes, com sua personalidade irreverente e super autêntica. O estilista, nascido em Elisiário, uma pequena cidade do interior de São Paulo, e ainda muito novo, foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis. Alguns anos mais tarde, e com um infância não tão tranquila, Clodovil se mudou algumas vezes com a família, até se estabelecerem em Floreal, onde seu pai abriu uma loja de tecidos. Foi nessa mesma época que ele teve seus primeiros contatos com a moda, já que sua mãe costurava e vendia vestidos de noiva para as clientes do estabelecimento. Apesar de não ter uma formação técnica e sem nenhuma influência de outros criadores, sempre foi muito claro que Hernandes tinha um talento nato, e seus desenhos não passavam despercebidos. Depois de muitos altos e baixos, por fim na década de 60 iniciou sua carreira de fato, quando se mudou para a capital paulista, onde ao chegar se deparou com o já conhecido Dener Pamplona, seu grande ‘rival’ na indústria. Mas isso não intimidou o, na época, jovem estilista, que logo nos primeiros anos ganhou dois dos mais importantes prêmios da indústria da moda nacional. Infelizmente, ao longo de sua trajetória, Clodovil ficou mais conhecido por sua vida polêmica e seus trabalhos na TV, e posteriormente na política, mas seu legado para a moda é inegável. Criações sofisticadas e exclusivas, que buscavam valorizar a cultura do país como uma espécie de ‘alta-costura brasileira’, vestiram grandes artistas e personalidades da alta sociedade paulistana. Em seus últimos anos, o também figurinista já não criava mais, pois passou a se dedicar às suas outras facetas, até o dia de seu falecimento, aos 71 anos, em 2009.

Regina Guerreiro - capa Regina Guerreiro - moda brasileira - Inverno 2022 - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Regina Guerreiro (Reprodução)

regina guerreiro

Claramente, Regina Guerreiro é uma das maiores lendas na moda brasileira. Jornalista, nascida em uma família rica e tradicional de São Paulo, foi uma das, se não a, pioneira do jornalismo de moda no país e se tornou uma verdadeira autoridade no assunto. Durante mais ou menos 14 anos foi o nome à frente da edição de uma das revistas de moda mais aclamadas do Brasil - e do mundo -, a Vogue, e depois da Elle, outra grande referência da indústria, por mais sete anos. Nunca chegou a fazer uma formação em moda, e tudo que sabe aprendeu sozinha, movida por sua curiosidade e sede de conhecimento, lendo e estudando e se aprofundando cada vez mais sobre o assunto, tudo isso por conta própria. No decorrer de sua trajetória, Regina teve contato e entrevistou grandes nomes da moda nacional e internacional, o que certamente contribuiu para a consolidação de sua carreira. Sempre muito vanguardista e irreverente, com uma visão à frente de seu tempo, Guerreiro nunca se preocupou em fazer média para agradar, em seus comentários e matérias sobre desfiles, por exemplo, não poupava palavras para dizer exatamente o que havia achado dos shows, fossem críticas ou elogios. Depois de um tempo longe dos holofotes da moda, em 2014 Regina retornou com uma websérie, Enjoy!, em parceria com a Cavalera, que teve 2 temporadas cheias de informação de moda e muito carisma. Atualmente,  no auge dos seus 82 anos, a editora ainda se mantém ativa, além de continuar sendo um dos nomes mais importantes da moda brasileira.

Daniela Falcão - conjunto estampado  - moda brasileira - Inverno 2022 - evento - https://stealthelook.com.br
Foto: Daniela Falcão (Reprodução)

daniela falcão

Considerada por muitos anos uma das personalidades mais influentes do mundo da moda brasileira e mundial, pela BoF, Daniela Falcão construiu uma carreira sólida, mas que foi recentemente abalada por denúncias de assédio no ambiente de trabalho. Durante 10 anos, a jornalista foi o nome à frente de algumas das publicações de moda mais importantes do grupo Globo Condé Nast, como Vogue, Glamour e GQ. Nascida em Salvador, Bahia, a ex editora se formou pela UnB (Universidade de Brasília) na década de 90, e trabalhou em vários veículos de comunicação tanto na Bahia quanto em São Paulo, até chegar na Vogue, em 2005, onde assumiu o cargo de editora-chefe. Posteriormente, em 2017, Daniela passou a ser CEO do grupo detentor da revista, até 2020. Depois, Daniela deu um novo rumo para sua carreira e hoje comanda sua própria empresa de consultoria de conteúdo estratégico, e em 2021 fundou o projeto Nordestesse junto com a empresária Pat Justino, um hub criativo que tem como objetivo fomentar, dar voz e visibilidade para marcas do Nordeste brasileiro.

Dener Pamplona - Dener Pamplona com suas criações - moda brasileira - Inverno 2022 - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Dener Pamplona (Reprodução)

dener pamplona

Natural de Soure, uma cidade do Pará, Dener Pamplona de Abreu teve uma trajetória, que apesar de curta, foi brilhante e cheia de marcos na história da moda brasileira. Considerado o pioneiro da dita alta costura no Brasil, o estilista e figurinista foi o primeiro nome a abrir um ateliê próprio, onde criava e produzia modelos totalmente novos, exclusivos e sob medida - modo de produção totalmente novo no país, já que antes as peças eram cópia veladas de designers estrangeiros, principalmente europeus. Quando tinha apenas 8 anos, Dener e toda sua família se mudaram para o Rio de Janeiro, o que futuramente contribuiria para seus primeiros contatos com a moda. Aos 11 anos, já desenhando seus primeiros, o estilista começou a frequentar uma das boutiques mais famosas do Rio de Janeiro, a Casa Canadá, que antes era uma tradicional loja de peles, e posteriormente passou a comercializar roupas importadas e tecidos nobres. Pamplona trabalhou na casa de moda durante, mais ou ou menos oito anos, vestindo grandes nomes da época e firmando cada vez mais seu nome, até se mudar para São Paulo, onde alguns anos depois fundou sua própria casa de moda, a ‘Dener Alta-Costura’. O estilo de criação de Dener era sofisticado, com linhas bem elaboradas, mas muito elegantes e suaves, exaltando a beleza feminina e o clima tropical do Brasil. Não demorou muito para o costureiro receber o reconhecimento mais do que merecido, ganhando dois grandes prêmios nacionais. Ele ainda foi o responsável pela criação da primeira grife de moda do Brasil, e também ajudou na formação da Associação da Moda Brasileira. Não podemos deixar de citar uma curiosidade, na época de seu auge existia uma certa disputa com o também estilista Clodovil Hernandes, em relação ao título de maior nome da ‘alta-costura’ no país. Dener faleceu jovem, quando tinha por volta de 41 anos, mas deixou seu legado e influenciou, e muito, o fazer moda dos dias atuais.

LEIA MAIS:

Moda inclusiva: marcas brasileiras de roupas adaptadas para PCD

5 marca estilosas fora do eixo sul-sudeste que estamos de olho

10 marcas brasileiras que estão no radar da nossa editora de moda

Você também vai gostar