Os cursos e faculdades mais procurados para você que quer seguir uma carreira de moda

por Barbara Shimada

Não é segredo para ninguém que por aqui somos apaixonadas e respiramos moda todos os dias, e temos a sorte de poder trabalhar com uma das coisas que mais nos encantam. Mas como bem sabemos, ingressar e seguir uma carreira de moda pode não ser uma tarefa fácil. Apesar disso, existem alguns meios que de alguma forma facilitam o acesso a oportunidades nesse grande mercado criativo, como é o caso do ingresso em cursos e faculdades focados em moda e suas vertentes.

No Brasil, existem muitas opções de formação super bacanas à disposição, para que você possa estudar e se aprofundar mais na área. De cursos livres de curta duração, com temas gerais e mais específicos, graduações tradicionais - com diferentes vertentes, de acordo com a grade de cada academia -, até as especializações, que comumente possuem direcionamentos mais focados para cada ramo de atuação - comunicação, criação, business e por aí vai. Então, se o seu sonho é seguir uma carreira de moda, mas não faz ideia de por onde começar, hoje vamos te apresentar algumas instituições, públicas e privadas, para que você dê os primeiros passos. Vem ver:

Design de Moda/UEL - Design de Moda/UEL - carreira de moda - Inverno 2022 - laboratório de estampa - https://stealthelook.com.br
Foto: Design de Moda/UEL (Reprodução)

design de moda - uel

Uma das melhores graduações de moda ofertadas por instituição pública do país, o curso de Design de Moda da UEL - Universidade Estadual de Londrina - é voltado, principalmente, para as carreiras de moda de criação, confecção industrial e em empresas do ramo têxtil, de aviamentos e acessórios. Com grau de formação em Bacharelado e duração de 4 anos, você vai aprender desde os princípios básicos da área, como história da arte e da moda, técnicas de modelagem variadas, desenho técnico e ilustração, até uma pincelada em matérias administrativas voltadas para o business industrial, como empreendedorismo, marketing e sociologia.

bacharelado em têxtil e moda - usp

Na USP - Universidade de São Paulo -, um dos cursos oferecidos voltados à área é a graduação em Bacharelado em Têxtil e Moda, desde 2005. Perfeito para quem sonha em seguir uma carreira de moda voltada para essas três áreas principais: tecnologia têxtil, gestão e design de moda. Unindo a teoria com a prática de forma bem ampla e completa, o foco nas disciplinas de desenvolvimento de produto, seja têxtil - matérias primas -, acessórios ou vestuário, também se destaca. Ah, outro ponto super legal de levantar é que se você quer trabalhar no campo de pesquisa ou ensino de moda e suas ramificações, essa faculdade é uma ótima opção para começar. Sua duração média também é de 4 anos, no período matutino.

Moda/FAAP - Moda/FAAP - carreira de moda - Inverno 2022 - laboratório de costura - https://stealthelook.com.br
Foto: Moda/FAAP (Reprodução)

moda - faap

Quer seguir uma carreira de moda em criação, mas ainda não sabe exatamente a área? Então, o curso de Moda, da Fundação Armando Álvares Penteado, ou como é mais conhecida, FAAP, é ideal para você. Por ter abrangência e visão super amplas em relação aos inúmeros setores da indústria fashion, ou seja, oferece conhecimento integral sobre cada ocupação, possibilita ao aluno uma gama extensa de possibilidades profissionais - de comunicação, produção, até vestuário. A instituição é bem concorrida e uma das mais procuradas pelos estudantes aspirantes que querem se especializar na área. Bom, além disso, podemos dizer que a mesma é uma das mais conceituadas e tradicionais quando o assunto é moda, tanto pelo corpo docente de peso, quanto pela infraestrutura e tecnologia de alta performance.

Design de Moda/UAM - Design de Moda/Anhembi Morumbi - carreira de moda - Inverno 2022 - laboratório de costura - https://stealthelook.com.br
Foto: Design de Moda/UAM (Reprodução)

design de moda - universidade anhembi morumbi

Considerada a melhor instituição privada para se estudar moda no Brasil atualmente - com nota 4/5 em avaliação do MEC -, a Anhembi Morumbi oferta o curso de Design de Moda, nível bacharel, com foco em criação e comercialização de peças de vestuário e acessórios. Sua grade curricular também é bem extensa e plena, onde, ao final do curso, você estará preparado para seguir uma carreira de moda em estilismo e ilustração de moda, por exemplo. Então, se você sonha em trabalhar como designer de moda, criando de bolsas, joias, e até roupas, isso tudo entendendo o processo como um todo - inclusive a escolha de materiais e acabamentos -, esse curso é ideal. Vale dizer que, se você se identifica mais com business e administração de moda, a universidade também oferta o curso de Negócios da Moda.

design de moda - ufmg

É muito comum que os cursos de graduação em moda tenham pilares estruturais principais, e a grande maioria se apoia nos setores principais de criação e gestão. No caso do curso de Design de Moda da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais -, que tem grau de bacharelado e, assim como as outras instituições dessa lista, duração de 4 anos, não é diferente. O centro é mais uma opção super bacana, conceituada e bem avaliada para começar seus estudos sobre a criativa e complexa indústria fashion, especialmente se suas áreas de interesse permeiam desenvolvimento e gestão de produtos, gerenciamento de confecção, design têxtil e consultoria de moda.

Bacharelado em Moda/UDESC - estudante de moda - carreira de moda - Inverno 2022 - laboratório de costura - https://stealthelook.com.br
Foto: Bacharelado em Moda/UDESC (Reprodução)

bacharelado em moda - udesc

Principalmente voltado para as áreas de atuação de criação e desenvolvimento de produto, e confecção industrial, o curso de Bacharelado em Moda oferecido pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina -, tem duração de 4 anos e uma grade curricular super completa. De matérias criativas, como desenho técnico e de moda, e produção de moda; disciplinas técnicas, como modelagem e confecção; chegando a assuntos ligados ao mercado, como empreendedorismo, marketing de moda e gestão. Então, se você deseja seguir uma carreira de moda nos campos da indústria têxtil, de confecção e desenvolvimento de produto, esse é o curso perfeito para você.

design de moda - ufc

Se você mora na região nordeste do Brasil, ou está em busca de uma faculdade pública para ampliar seus conhecimentos na área, então, a Universidade Federal do Ceará - UFC - pode ser uma ótima escolha. Isso porque, atualmente, seu curso de Design de Moda é tido como o melhor do país, oferecido por uma instituição de ensino pública. Com duração de 8 semestres, a grade curricular se estrutura em cinco unidades principais: história, tecnologia têxtil e de confecção, linguagem visual, negócio de moda e gestão de projetos, se ramificando em disciplinas correlatas.

Design de Moda/SENAI-CETIQT - Design de Moda/SENAI-CETIQT - carreira de moda - Inverno 2022 - laboratório de costura - https://stealthelook.com.br
Foto: Design de Moda/SENAI-CETIQT (Reprodução/Instagram)

design de moda - senai cetiqt

O curso de Design de Moda, ministrado pelo SENAI CETIQT no Rio de Janeiro, é principalmente voltado para as áreas de atuação industrial e confecção - assim como grande parte dos cursos, técnicos e de graduação, ofertados pela mesma. Mas também é uma ótima escolha para quem deseja seguir uma carreira de moda em produção têxtil e do vestuário, criação e desenvolvimento de produto, e gestão, inclusive em meios artísticos e de comunicação. E vale dizer que, a instituição é um dos maiores centros de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção da América Latina, sendo uma super referência no ramo. Além disso, através de seu portal de empregabilidade, o SENAI CETIQT coloca em contato alunos recém formados com empresas do setor, conectando-os rapidamente com o mercado de trabalho. Ah, uma curiosidade, a estilista carioca, Andrea Marques, conhecida por sua alfaiataria impecável e estampas super marcantes, é um dos nomes que se formou pela faculdade.

design de moda - centro universitário belas artes

O Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, é outra instituição super tradicional no campo do estudo de moda. Se o que você procura é se aprofundar nas áreas de comunicação, criação, modelagem, editoração e pesquisa, seu curso de Design de Moda é uma das opções mais conceituadas do mercado. Mas o destaque mesmo, fica para as matérias de design e todas as disciplinas correlatas, que são um grande diferencial da grade curricular da formação. Com duração de 4 anos e com grau de bacharelado, o curso possui uma ótima avaliação no MEC e uma taxa significativa de alunos recém formados entrando no mercado de trabalho. Além disso, vale dizer que a instituição também oferece vários cursos livres, para você que deseja se especializar ou ampliar seus conhecimentos em áreas fashion específicas.

Ah, ressaltando que esta lista não é um ranking, e as instituições foram escolhidas aleatoriamente. Agora, conta pra gente um pouco da sua experiência, onde você estudou ou deseja estudar?

LEIA MAIS:

Conheça o podcast perfeito para quem quer trabalhar com moda

Afinal, o que faz um produtor de moda?

5 dicas para ter uma relação saudável com o trabalho

Você também vai gostar