Soubemos hoje que o designer japonês Issey Miyake morreu no dia 5 de agosto, aos 84 anos, em um hospital de Tokyo, onde tratava um câncer de fígado. O comunicado foi feito essa manhã pelo Issey Miyake Group e, de acordo com o desejo do estilista, não haverá qualquer tipo de cerimônia fúnebre.
Miyake lançou seu Miyake Design Office em 1970 e, ao longo dos anos, se destacou por criações inovadoras, tecnológicas e, ao mesmo tempo, artesanais. Issey Miyake também se tornou um nome forte na beleza e desenvolveu uma série de perfumes e fragrâncias de renome e best-sellers mundo afora, como a icônica L’Eau d’Issey.
Miyake foi um dos primeiros designers japoneses a desfilar suas coleções em Paris e ajudou a colocar o Japão no mapa da moda global a partir da década de 70. Ficou conhecido por visuais coloridos e seu plissado inconfundível, que marcou presença até mesmo na moda masculina, com a criação da marca Homme Plissé Issey Miyake.
Nascido em 1938, Miyake estudou na França, trabalhou com Hubert de Givenchy e uma das suas principais coleções foi apresentada em 1999. Intitulada de "A Piece of Cloth" ou A-POC, os looks da coleção eram compostos por um único pedaço de tecido, criando silhuetas que eram desenhadas organicamente de acordo com o caimento do material nos corpos das modelos.
Leia mais