Vovôs e vovós estão definitivamente roubando a cena na moda nos últimos tempos. Após a breve, porém marcante, onda da "Coastal Grandmother" em 2023, agora, em 2024, é a vez do Eclectic Grandpa ou Grandpacore, chegar com tudo.
O Pinterest foi o primeiro a identificar o core em suas apostas anuais. A estética é inspirada no guarda-roupa da turma sênior e seu modo de vestir particular: pensem em muito vintage de várias épocas diferentes, alfaiataria preppy, peças artesanais em materiais como crochê, tricôs daqueles bem cozy, jeans, silhuetas confortáveis, e sobreposições em mix de cores e texturas inusitadas. Tudo amarrado por uma vibe retrô, moldada pela riqueza de referências de alguém com uma longa vida.
A ideia é priorizar liberdade e conforto acima de tudo, ao invés de opiniões alheias ou modernidade. Além da parte visual, a estética carrega uma bela filosofia para adotarmos desde a juventude, não é mesmo?
Os pilares do Eclectic Grandpa são de gênero neutro, sendo versáteis e democráticos o suficiente para agradar todo mundo, além de serem mega fáceis de incorporar ao próprio estilo já que são compostos por itens que você provavelmente já tem no armário.
Tyler, The Creator é possivelmente o responsável por disseminar a moda, sendo adepto há muito tempo tanto através de suas próprias roupas, quanto na sua marca La Fleur. Ele é fã do clima old-school com pitadas de streetwear.
Gigi Hadid é outra representante de peso, como pessoa física e jurídica através dos lançamentos da Guest of Residence, sua marca especializada em cashmere lançada no ano passado.
Vale dizer que dá para dosar a irreverência de acordo com suas preferências, podendo apelar para uma versão mais clean, ou mais lúdica, dependendo do que faz sentido para você. Ficou intrigado? Aqui vai uma checklist de elementos que fazem parte do universo Eclectic Grandpa e como usá-los na prática.
Itens funcionais e práticos, como jaquetas utilitárias com ar vintage, são hit. Funcionando tanto em jeans, quanto em sarja. Não esqueça do boné e do sapato confortável e anatômico, tipo clog ou crocs, a proposta é ser despretensiosamente cool. No quesito calças, os jeans de modelo reto são imbatíveis.
Toques excêntricos são indissociáveis e o uso de acessórios, como óculos de clima retrô e lenços, se tornam ainda mais relevantes para expressar o estilo.
O mix de estampas e materiais é fundamental para adicionar personalidade ao resultado.
Blazers e terninhos preppy em tweed ou outros materiais encorpados são onipresentes, enfeitados por broches tem tudo a ver com o estilo e são ótima pedida para customizar e dar cara nova às peças que você deseja renovar.
Nos pés, os loafers são os eleitos para aderir, em especial aliados à meias curtinhas ou com padronagens inesperadas.
Tricôs coloridos não podem faltar, que tal em forma de colete? Escolha entre os lisos ou com formas geométricas.
As sobreposições e cardigãs estampados também merecem menção.
Quando se trata de texturas, camurça, veludo e todo tipo de tecido artesanal saem na frente. E nas passarelas, Jonathan Anderson na Loewe é o maior entusiasta, indo dos tricôs oversized às calças de cintura impossivelmente altas.
A Bode, conhecida por sua moda autoral, carrega o espírito Eclectic Grandpa no seu DNA.
A conta do Instagram @gramparents tem mais de 200 mil seguidores graças à curadoria de fotos do mundo inteiro enviados por netos ou clicados na rua, cheinha de inspiração para quem quiser roubar looks direto da fonte.