Louis Vuitton x Murakami: tudo sobre a collab icônica que está de volta
Em novembro de 2024, a marca Louis Vuitton anunciava um relançamento de uma de suas coleções mais icônicas: a colaboração com o artista japonês Takashi Murakami. A coleção, originalmente lançada em 2003, abalou o mundo da moda e das celebridades, e muitas garotas (eu inclusa) sonhavam em possuir a famosa bolsinha de ombro branca com monograma colorido, item esse que muitas fashionistas e personagens de filmes adolescentes desfilavam por aí.
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Takashi Murakami é um artista contemporâneo nascido em Tóquio, e famoso por suas obras muito coloridas. Em 2002, o então diretor criativo da Louis Vuitton, Marc Jacobs, convidou o artista para uma colaboração, que foi um enorme sucesso comercial. Estampas como o clássico monograma da marca acompanhado de cerejas e uma estampa completamente rosa com flores de cerejeira estavam presentes na coleção, no entanto, podemos afirmar que a estampa branca com uma reinvenção do monograma clássico em diversas cores estará para sempre na história da marca.
Atualmente, bolsas e acessórios da primeira coleção são itens raros e disputadíssimos em brechós e sites de moda second-hand. Com a volta dos anos 2000 e o movimento y2k, era de se esperar que em algum momento essa icônica coleção, que havia sido descontinuada, seria reinventada. E quem melhor para estrelar essa campanha que uma das maiores estrelas da geração Z? A embaixadora da Louis Vuitton, Zendaya.
Com um pequeno material que mistura vídeos da atriz e pequenas animações ao som da música Immaterial, da artista Sophie, o material promocional da marca apela diretamente ao público mais novo, talvez criando uma nova geração de adolescentes que agora sonham em possuir uma peça LV x Murakami.
Em relação à coleção, é possível encontrar as famosas bolsas speedy em suas versões coloridas, além da reedição da famosa bolsa pochette, queridinha das celebridades e vista no filme Meninas Malvadas (2004), sendo usada pela Cady, personagem de Lindsay Lohan. A clássica estampa do monograma colorido só que presente em um fundo preto invés de branco também está presente, em diversas bolsas, lenços e até sapatos. As famosas capucines não poderiam ficar de fora, aparecendo em diversas cores, muitas vezes mostrando apenas o logo metálico da marca com a icônica estampa.
Mostrando a influência dos anos 2000 até mesmo no styling das modelos, podemos afirmar que essa nova coleção talvez mostre uma coisa que muitos não esperavam: o y2k não irá embora tão cedo, e provavelmente continuaremos vendo seu estilo inspirando muitos por um longo tempo, das roupas até a tecnologia — não apenas as câmeras digitais, os CDs estão passando por um comeback! — e até mesmo no estilo de música que estão sendo produzidas e ouvidas, a estética anos 2000 prova que continua tendo um grande espaço no coração, e no bolso, de muitas pessoas.