Louis Vuitton x Murakami: tudo sobre a collab icônica que está de volta

por Marina Pelegrini

Em novembro de 2024, a marca Louis Vuitton anunciava um relançamento de uma de suas coleções mais icônicas: a colaboração com o artista japonês Takashi Murakami. A coleção, originalmente lançada em 2003, abalou o mundo da moda e das celebridades, e muitas garotas (eu inclusa) sonhavam em possuir a famosa bolsinha de ombro branca com monograma colorido, item esse que muitas fashionistas e personagens de filmes adolescentes desfilavam por aí.

Leia também: Sim, as dança das cadeiras da moda segue com tudo

Pessoa sorridente usando blusa branca e bolsa Louis Vuitton estampada em evento ao ar livre.
Foto: Raven Simoné (Getty Images)


Takashi Murakami é um artista contemporâneo nascido em Tóquio, e famoso por suas obras muito coloridas. Em 2002, o então diretor criativo da Louis Vuitton, Marc Jacobs, convidou o artista para uma colaboração, que foi um enorme sucesso comercial. Estampas como o clássico monograma da marca acompanhado de cerejas e uma estampa completamente rosa com flores de cerejeira estavam presentes na coleção, no entanto, podemos afirmar que a estampa branca com uma reinvenção do monograma clássico em diversas cores estará para sempre na história da marca.

Pessoa segurando uma bolsa Louis Vuitton em uma loja, com prateleiras ao fundo.
Foto: Lindsay Lohan (Reprodução)

Atualmente, bolsas e acessórios da primeira coleção são itens raros e disputadíssimos em brechós e sites de moda second-hand. Com a volta dos anos 2000 e o movimento y2k, era de se esperar que em algum momento essa icônica coleção, que havia sido descontinuada, seria reinventada. E quem melhor para estrelar essa campanha que uma das maiores estrelas da geração Z? A embaixadora da Louis Vuitton, Zendaya.

Com um pequeno material que mistura vídeos da atriz e pequenas animações ao som da música Immaterial, da artista Sophie, o material promocional da marca apela diretamente ao público mais novo, talvez criando uma nova geração de adolescentes que agora sonham em possuir uma peça LV x Murakami.

Em relação à coleção, é possível encontrar as famosas bolsas speedy em suas versões coloridas, além da reedição da famosa bolsa pochette, queridinha das celebridades e vista no filme Meninas Malvadas (2004), sendo usada pela Cady, personagem de Lindsay Lohan. A clássica estampa do monograma colorido só que presente em um fundo preto invés de branco também está presente, em diversas bolsas, lenços e até sapatos. As famosas capucines não poderiam ficar de fora, aparecendo em diversas cores, muitas vezes mostrando apenas o logo metálico da marca com a icônica estampa. 

Modelo em fundo de parque temático, segurando bolsa Louis Vuitton, cercada por flores coloridas e arte de panda sorridente.
Foto: Louis Vuitton x Muramaki (Reprodução/Instagram)

Mostrando a influência dos anos 2000 até mesmo no styling das modelos, podemos afirmar que essa nova coleção talvez mostre uma coisa que muitos não esperavam: o y2k não irá embora tão cedo, e provavelmente continuaremos vendo seu estilo inspirando muitos por um longo tempo, das roupas até a tecnologia — não apenas as câmeras digitais, os CDs estão passando por um comeback! — e até mesmo no estilo de música que estão sendo produzidas e ouvidas, a estética anos 2000 prova que continua tendo um grande espaço no coração, e no bolso, de muitas pessoas.

Você também vai gostar