Melhor óleo para cabelo crespo: 8 opções e como usar cada uma delas

por Ariel Borges

Na hora dos cuidados, encontrar o melhor óleo para cabelo crespo pode ser um game changer para a saúde dos fios. Seja como a etapa de nutrição do cronograma capilar para cabelos crespos, para potencializar hidratações, na umectação noturna, pré-poo ou, até mesmo, na finalização e no day after, o óleo certo é um dos melhores produtos para cabelo crespo e deve fazer parte da sua rotina. 

Com tantas opções disponíveis, porém, é bem fácil se perder e não saber, exatamente, qual usar em cada um desses momentos. Para te ajudar a não passar mais por isso e a conseguir montar sua seleção pessoal de óleos salvadores, montamos uma lista com oito opções de óleo vegetal para cabelo crespo que vão revolucionar a sua rotina. Descubra quais são elas e a melhor forma de uso de cada uma aqui embaixo! 

como usar óleo no cabelo crespo e por que eles podem ser seus melhores amigos?

Quando falamos de cronograma, a nutrição capilar é a etapa em que os óleos têm seu momento para brilhar e devolver os lipídeos e nutrientes aos fios (como o nome deixa claro). Para os cabelos crespos, porém, este momento de cuidado é ainda mais importante e a responsabilidade é do formato do fio em espiral. Quanto mais fechadinha for a “mola” do cabelo crespo, mais difícil é que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Por isso, em comparação com outros tipos de cabelo, o crespo pode ter um aspecto mais seco (que é diferente de ressecado, ok?) — e é aí que os óleos entram para resolver o problema!   

1. umectação capilar com óleo: rápida (pré-poo) ou profunda (noturna)

Uma das melhores formas de colocar um óleo para cabelo na rotina dos cabelos crespos é fazendo a umectação capilar. O processo é simples: basta aplicar o produto no comprimento dos fios e deixar agir por, pelo menos, 30 minutos antes da lavagem. Na versão mais rapidinha, a umectação pode ser conhecida como pré-poo, ou seja: um tratamento pré shampoo. Porém, se você quiser um resultado mais intenso, pode apostar na umectação noturna, aplicar o óleo antes de dormir e lavar apenas na manhã seguinte. 

Nos dois casos, massagear o couro cabeludo com os óleos rapidamente antes do banho também ajuda a melhorar o brilho e a maciez dos fios. A umectação pode ser feita uma vez por semana.  

Mulher com cabelo crespo volumoso e maquiagem destacada. O cabelo bem cuidado sugere que ela usa o melhor óleo para cabelo crespo.
Foto: Slim Reshae (Reprodução/Instagram)


2. potencialização da hidratação com óleo capilar

O óleo para cabelo crespo também pode ser usado para potencializar o creme de hidratação no cronograma capilar. Para isso, basta separar a quantidade de máscara que você vai usar em um recipiente, adicionar um pouco do óleo vegetal de sua preferência e seguir com o passo a passo comum do tratamento. Essa combinação é ideal para quando você quer seguir o cronograma capilar, mas está com menos tempo do que o normal para dois tratamentos em uma semana. Além disso, o resultado é incrível: fios super macios e profundamente hidratados.

Leia mais: Hidratação para cabelo crespo: como evitar o ressecamento dos fios

3. finalização e day after com óleo para combater o frizz

Você pode incluir um dos óleos para cabelos crespos na finalização, antes do creme de pentear, para ter um resultado mais hidratado e definido quando os fios secarem. Além disso, no day after, os óleos também podem ajudar a restaurar o formato dos fios e a diminuir o frizz: o coque não precisa ser a única opção depois de uma noite de sono! 

melhor óleo para cabelo crespo: escolha o seu preferido!

Agora que você já sabe como usar estes grandes parceiros no dia a dia, chegou a hora de escolher o melhor óleo para cabelo crespo para o seu caso (ou OS melhores). Dá só uma olhada no que cada um deles entrega: 

1. óleo de coco

Um dos mais famosos quando se trata de óleo vegetal para cabelos, o óleo de coco tem como principal benefício sua ação profunda, capaz de nutrir de dentro para fora e ajudar na recuperação dos fios. Ele controla o frizz, melhora a definição, diminui a perda de proteínas (o que deixa os cabelos mais fortes) e, no couro cabeludo, ainda age como um antibacteriano natural. 

2. óleo de rícino

O óleo de rícino é um dos queridinhos quando o assunto é fazer o cabelo crescer. Ele garante este resultado com sua propriedade de fortalecimento dos fios desde a raiz e, além disso, combate inflamações no couro cabeludo, ajuda a engrossar os fios finos e previne a quebra e as pontas duplas, selando as extremidades e “segurando” a hidratação. 

Cabelo volumoso ao ar livre, sugerindo uso do melhor óleo para cabelo crespo com brilho e definição. Fundo de lago com barco.
Foto: Naomi Elizée (Reprodução/Instagram)

3. óleo de babosa

Também conhecido como aloe vera, o óleo de babosa é ótimo para o tratamento de cabelos ressecados (e, por isso, é um ativo famoso em cremes de hidratação). Ele ajuda a restaurar o brilho natural dos fios e também melhora a elasticidade dos cabelos crespos, prevenindo a quebra. 

4. óleo de abacate

Conhecido pela textura mais leve, o óleo de abacate é uma das principais opções para aplicar nos day afters, já que não deixa os fios pesados. Em tratamentos, ele ajuda na reconstrução da fibra capilar, devolve a maciez e o brilho e, ainda, fortalece e previne a queda por ser um óleo com muitas vitaminas. 

Leia mais: Os benefícios do abacate no cabelo

5. óleo de argan

Mais uma opção boa para as finalizações, o óleo de argan tem ainda mais uma vantagem neste momento: protege os fios dos raios UV e do calor, seja do secador, da chapinha ou dos modeladores. Ele é rico em antioxidantes, sela as cutículas e reduz o frizz. 

Mulher de cabelo crespo tira selfie em espelho de banheiro depois de usar o melhor óleo para cabelo crespo.
Foto: Mecca James-Williams (Reprodução/Instagram)

6. óleo de jojoba

Assim como o óleo de rícino, o óleo de jojoba fortalece o bulbo capilar e reduz a queda dos fios, os tornando mais saudáveis a longo prazo. Ele é uma ótima opção para tratar do couro cabeludo ressecado, já que tem composição semelhante à oleosidade natural dele e, por isso, é facilmente absorvido e hidrata os fios sem que eles fiquem oleosos. 

7. óleo de manga

O óleo de manga protege os cabelos crespos contra agressões externas, como os raios UV do sol e a poluição e hidrata profundamente os fios, combate o aspecto opaco e melhora a definição. 

8. óleo de oliva

Sim, o óleo de oliva é o que conhecemos como azeite e sua versão extra virgem pode ser usada nos cabelos, mas talvez seja mais econômico optar por produtos específicos para cabelo. Ele ajuda a restaurar fios quebradiços e danificados (adeus, pontas duplas!) e é perfeito para combater o ressecamento.

E aí, qual destes é o melhor óleo para cabelo crespo na sua opinião?