O cronograma capilar para cabelo crespo é tudo o que você precisa para manter os fios fortes e saudáveis em casa — o plano de ação ideal para aqueles momentos em que ele precisa de uma revitalizada, sabe? Ele oferece hidratação, nutrientes e proteínas para os cabelos e, se for feito em uma rotina constante, pode melhorar a saúde deles a longo prazo. Na prática, isso é sinônimo de finalização com muito brilho e mais dias de day after, não importa se você prefere o volume, a definição ou um equilíbrio entre os dois.
Para conseguir esse resultado incrível é necessário entender o passo a passo do cronograma capilar e é isso que vamos te ensinar hoje. Dá uma olhada aqui embaixo!

cronograma capilar para cabelo crespo: por que os fios precisam do tratamento?
É verdade que todo tipo de cabelo precisa do cronograma capilar na hora dos cuidados, mas os crespos têm uma caracteristica específica: a estrutura em espiral. Às vezes bem fechadinho, em outras um pouco mais aberto, o formato do crespo dificulta a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas dos fios. É por isso que eles podem parecer mais secos do que o normal no dia a dia e, sem nenhum tipo de cuidado, podem ficar ressecados, enfraquecidos e com pontas duplas.
O uso de produtos químicos e de ferramentas de calor também pode influenciar este processo, mas mesmo para os fios naturais, o cronograma é uma boa estratégia.
como fazer o cronograma capilar para cabelo crespo: todas as etapas são importantes!
O pulo do gato do cronograma capilar para cabelo crespo é, justamente, ter um intervalo curto entre as etapas de tratamentos que se complementam e cooperam para garantir o resultado desejado. O ideal é que sejam pelo menos dois por semana, mas existem truques para fazer esta frequência caber na rotina acelerada de quem não tem muito tempo livre. Veja, aqui embaixo, para que serve cada uma das etapas!
hidratação para cabelo crespo
A hidratação, como o nome deixa claro, é a etapa responsável por repor a água perdida pelos fios no dia a dia — algo que acontece naturalmente, por causa das condições climáticas e da poluição do ar. Ela devolve, também, a maciez, o brilho e a elasticidade dos fios. Os cremes de hidratação para cabelo crespo, geralmente, têm como ativos principais os extratos, frutas, plantas e algas. Ceramidas, aloe vera e pantenol, por exemplo, são muito famosos nesta etapa. Ela deve ser feita entre uma e duas vezes por semana.
Leia também: As melhores marcas para cabelos crespos segundo nossas leitoras

nutrição capilar para cabelo crespo
A etapa da nutrição no cronograma capilar para cabelo crespo é uma das mais importantes (e que mais fazem diferença no resultado). Ela devolve os lipídios e óleos naturais dos fios e isso ajuda a mantê-los saudáveis, já que, quando estão bem nutridos, os cabelos não ficam ressecados, porosos ou com pontas duplas. Aqui, o ideal é buscar produtos à base de óleos ou usá-los diretamente nos fios, na umectação capilar. Vale investir nos óleos próprios para cabelo crespo, que atendem melhor às necessidades do fio.
Para isso, é só aplicar o produto e deixar agir por, no mínimo 30 minutos antes da lavagem. A umectação noturna também é um sucesso: basta deixar o óleo agir da noite para o dia e lavar os fios de manhã. Mas fica a dica: separe uma fronha ou touca específica para esta parte da rotina.
A nutrição capilar deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana.
reconstrução capilar para cabelo crespo
A reconstrução capilar é a etapa da força: ela repõe a massa capilar e proteínas como a queratina. O resultado são fios mais encorpados, com menos porosidade e tendência à quebra. No cronograma capilar, a reconstrução também reforça a durabilidade dos efeitos dos outros tratamentos, já que sela as cutículas do fio e, dessa forma, garante que a hidratação e a nutrição não vão ser perdidas. E fica a dica: a queratina líquida é um dos melhores produtos para cabelo crespo nesta etapa do processo.
Sobre a frequência, na reconstrução ela deve ser respeitada à risca, já que o tratamento em excesso pode enrijecer demais os fios e, sem a elasticidade natural, eles ficam propensos à quebra. O ideal é fazer uma vez ao mês em cabelos naturais, duas vezes ao mês em cabelos levemente danificados (com química e uso de ferramentas de calor) e, como tratamento “intensivo”, três vezes em um mês no caso de fios muito danificados, com ressecamento excessivo, queda e quebra. No último caso, depois que o cabelo se recuperar, a quantidade mensal de reconstruções deve diminuir, ok?

e o descolorido? cronograma capilar para cabelo loiro crespo deve começar antes da coloração
Clarear o cabelo é um processo delicado para todos os tipos de fios, mas como os crespos podem ser mais frágeis por causa do formato, o ideal é que o cronograma capilar comece como uma preparação e continue depois da mudança. Neste caso, você precisa fazer, ao menos, duas reconstruções capilares ao longo de um mês e preencher os dias entre elas com nutrições e hidratações complementares antes da coloração. Depois, porém, a frequência vai depender de como os fios aguentaram o processo: ela pode continuar a mesma se eles estiverem saudáveis, mas se ficarem um pouco mais danificados, basta aumentar a quantidade de reconstruções temporariamente para recuperar o brilho, a definição e a saúde do seu crespo.
Leia mais: O cronograma capilar ideal para cabelos loiros
E aí? Por qual etapa você vai começar o seu cronograma capilar?
