Esse é o cronograma capilar ideal para o cabelo loiro

por Graucianna Santos

Assim como outros tipos de cabelo, os loiros precisam de uma rotina de cuidado especial, principalmente se tiverem passado por processos de descoloração e coloração, pois, os mesmos abrem a cutícula, fazendo com que o fio fique exposto às agressões do dia a dia (poluição, etc). Por isso, ter um cronograma capilar ajuda o fio a permanecer saudável, com menos frizz, porosidade e até mesmo manter o tom iluminado.

Crie uma rotina de cuidados capilares ideal e o resultado será divino! Para te ajudar, convidamos o profissional Felipe Katemani do Estúdio Glória no Rio de Janeiro para te ajudar a criar o cronograma capilar perfeito para seu fio, vem ver!

cronograma capilar - cuidados capilares - cabelos loiros - reconstrução capilar - cabelos platinados - https://stealthelook.com.br
Foto: Lara Lincon (Reprodução)

hidratação

A hidratação ajuda o cabelo a repor água, representando boa parte do tratamento para um cabelo saudável. Além disso, ajuda a amenizar o frizz do fio e todo nutriente perdido ao longo do tempo. 

hidratação capilar - loiros - cronograma capilar - cabelos cacheados - cuidados com os loiros - https://stealthelook.com.br
Foto: Suban (Reprodução)

nutrição

É a reposição de lipídios (óleos) que os fios loiros precisam para se manterem fortes, com elasticidade e brilho. "A pessoa que tem cabelo loiro, natural ou descolorido pode fazer a nutrição pelo menos uma vez por semana, pois, além de ser uma etapa importante do cronograma capilar, facilita o desembaraçar do fio e potencializa os outros tratamentos", adiciona Felipe.

cabelo platinado - cabelos loiros - cronograma capilar - cuidado com os loiros - tipos de cabelo - https://stealthelook.com.br
Foto: donovan green (Reprodução)

reconstrução

"A reconstrução sempre vai ser intercalada com os outros tratamentos e é excelente para dar força ao fio, pois, age nas camadas próximas ao córtex (parte interna da fibra capilar)", diz o profissional. O tratamento repõe proteínas, queratinas e massa ao cabelo, principalmente se tiverem passado por processos químicos.

cronograma capilar - cuidados com os fios loiros - cabelo liso - loiro platinado - cabelo loiro - https://stealthelook.com.br
Foto: Molly-Mae Hague (Reprodução)

matização/proteção da cor

A grande diferença entre os loiros e os outros tons de cabelo é que nesse caso o fio precisa ser matizado, então o processo se torna mais um item a ser adicionado no cronograma capilar.
"É um processo sem regra. Tem cabelos que precisam, pois oxidam ou tiveram alguma alteração de cor devido à utilização de químicas diversas e outros não, então ela age como um tratamento para manter a cor ideal, não sendo um similar a uma tonalização", conclui.

Além da matização, um tratamento perfeito para ser inserido no cronograma capilar é a proteção de cor, que tem como benefício ativos de proteção solar e/ou térmica que impedem a alteração da cor quando o fio é exposto a ferramentas de calor.

Fora esses 5 passos para um processo de cuidado ideal dos loiros, é importante fugir do sol direto, higienizar com água fria, evitar sulfato, petrolato e condicionar sempre e sempre que der ter um cuidado profissional, feito em salão, ok?!

Você também vai gostar