Meus looks da Beyoncé favoritos de todos os tempos

por Karen Merilyn

Hoje é aniversário da abelha rainha, da maior artista viva, sim, ela, a Beyoncé! O dia é dela, mas quem ganha presente somos nós, tendo a sorte de viver na mesma época que a mulher que mudou a indústria da música para sempre. Eu sei, é bem clichê falar isso, mas é a verdade, afinal, o impacto dela na cultura mundial é imensurável e sua arte é tão bem feita (pois claro, virginiana) e tão significativa que não importa quanto tempo passe, ela jamais será esquecida. 

E como boa fã, o que já deu para perceber, eu decidi trazer os meus looks da Beyoncé favoritos de todos os tempos. Eu sei que só a Renaissance World Tour tem material para umas dez matérias — inclusive, já falamos disso por aqui —, mas quis selecionar produções que além de esteticamente muito bonitas, fossem especiais por algum motivo. Sem mais delongas, vem ver esses looks icônicos de momentos incríveis:

Looks da Beyoncé. Ela está de vestido prateado coberto de paetês, com capa e capuz combinando, segurando uma bandeira do Brasil. O vestido tem um detalhe de fenda na perna. A moda reflete tendências futuristas e glamorosas.
Foto: Beyoncé (Reprodução/Instagram)


Beyoncé em Salvador

É claro que eu não poderia começar com outro look. A produção para a aparição surpresa de Beyoncé em Salvador, no dia da estreia Renaissance Film no Brasil, é muito especial por motivos óbvios. O vestido prateado todo de paetê acompanhado de uma capa com capuz, um Alaïa exclusivo, foi, no mínimo, icônico. Tanto que ele foi compartilhado milhares de vezes e, como não poderia deixar de ser, copiado por milhares de brasileiros, já que a roupa virou até meme. Arrisco a dizer que esse dia foi o melhor da história do Brasil. Impossível ter sido triste!

Beychella

O que não faltam são produções e momentos marcantes na carreira da Beyoncé e o Beychella com certeza foi um deles. A primeira mulher negra a ser headliner do Coachella mudou as expectativas para o festival. Muito mais que um show, ela entregou uma apresentação muito rica culturalmente e extremamente significativa, principalmente para a comunidade negra. 

O moletom amarelo — que virou rosa no segundo fim de semana — com “BAK” remetendo às fraternidades, o short jeans destroyed e a bota de franjas holográficas de Christian Louboutin causaram um impacto na cultura pop. Não é por acaso que essa roupa é usada até como fantasia ainda hoje. 

VMA 2011

Esse look da Beyoncé pode não ser o mais memorável para alguns, mas é definitivamente o mais importante para mim por ser minha apresentação favorita. No VMA 2011 ela cantou uma das músicas que eu mais amo, Love on Top. Só por isso esse momento seria especial, mas a forma que ela revelou que estava grávida de sua primeira filha, Blue Ivy, foi lindo demais. Para mim, virou até tradição rever esse vídeo em todo dia das mães. 

Na ocasião, ela usou um blazer Dolce & Gabbana roxo, cheio de lantejoulas, uma camisa branca e uma calça que, pasmem, Tina Knowles, a mãe da Bey, comprou em uma loja de maternidade horas antes da performance e customizou para ficar perfeita no look.  

Grammy 2017

E por falar em gravidez, o look da Bey no Grammy de 2017 é igualmente marcante. Foi sua primeira apresentação após anunciar pelo Instagram que estava grávida dos gêmeos Rumi e Sir. Ela cantou duas músicas do álbum do milênio, Lemonade, e quase matou todo mundo de medo ao cantar enquanto estava em uma cadeira que estava em cima de uma espécie de mesa e se inclinava para trás. 

Para a apresentação ela usou um vestido assinado por Peter Dundas. O vestido dourado, todo bordado, foi combinado com muitos acessórios da mesma cor e uma peça na cabeça que mais parecia uma auréola. Ficou uma verdadeira deusa!

Jovem mulher vestindo uma regata branca justa e shorts jeans curtos de cintura baixa, refletindo tendências casuais e descontraídas de moda urbana. Looks da Beyoncé.
Foto: Beyoncé (Reprodução)

Crazy in Love

Ela tinha um short jeans, uma regata branca e um sonho, e fez história! Crazy in Love talvez seja a música mais conhecida de toda a extensa carreira de hits da Bey e não há quem não lembre desse look — e dela se jogando no chão bem no início do clipe. Pois é, o Jay-Z estava certo quando disse “history in the making” na introdução. 

Imagem de três mulheres em um tapete vermelho nos anos 2000, vestindo tops cropped coloridos com estampas e jeans de cintura baixa com aplicações brilhantes e rasgões. Looks da Beyoncé.
Foto: Beyoncé, Kelly e Michelle (Getty Images)

MTV Icon

Se você pesquisar “moda anos 2000” no Pinterest, é essa imagem que aparece. Para o MTV Icon: Janet Jackson, em 2001, Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams usaram looks combinando, como elas costumavam fazer nessa época. Com tops coloridos, barriga de fora, jeans com cintura super baixa, mix de cintos e scarpins brilhosos, mal sabiam elas que estariam definindo a imagem de moda de uma década. 

Mulher vestindo um top transparente e cintilante com detalhes em pedrarias, acompanhada de jeans escuro. O estilo destaca-se pela mistura de glamour e casualidade, evidenciando uma tendência audaciosa e criativa na moda. Looks da Beyoncé.
Foto: Beyoncé (Markus Klinko)

Dangerously in Love

Um dos looks da Beyoncé que estão marcados na memória de quem viveu os anos 2000 é o que ela usou em seu álbum de estreia na carreira solo, o “Dangerously in Love”. Para o photoshoot que marcaria a indústria da música, Beyoncé usou um top todo de diamantes e uma calça jeans que ela pegou emprestada do fotógrafo, Markus Klinko. Isso mesmo! No dia do shooting, Bey não tinha gostado do top com uma saia longa, que era o que sua mãe tinha levado. Então, eles acharam que funcionaria com jeans e não havia nenhuma lá. Foi quando Markus ofereceu o que ele estava usando. Icônico!

Sweet Dreams

Como esquecer o corset dourado do clipe de “Sweet Dreams”, lançado em 2009? Ele era nada menos que um Thierry Mugler, da coleção de outono-inverno de 1995. Bey combinou a peça com sandálias douradas super altas de Ruthie Davis. 

A música faz parte do aclamado álbum “I am… Sasha Fierce”, que nos apresentou o alter ego da Beyoncé, além é claro de inúmeros hits que seguem como grandes sucessos da indústria. 

Rock in Rio 2013

Em 2013, Beyoncé fez shows no Brasil com a The Mrs. Carter Show World Tour, que é, até hoje, sua última vez aqui com uma turnê. No entanto, o momento mais incrível de todos foi, sem dúvidas, o Rock in Rio, onde ela, vestida com shortinho jeans e camiseta branca, dançou o Passinho do Volante, um dos funks de maior sucesso da época. Ela, inclusive, arriscou um quadradinho enquanto a plateia cantava a música com toda a empolgação do mundo. Impossível ser brasileiro e não lembrar!

Cantora em performance sobre um cavalo suspenso, usando capa e traje prateados com brilho, destacando a tendência futurista e glamourosa. Looks da Beyoncé.
Foto: Beyoncé (Reprodução/Instagram)

Renaissance World Tour

Como já disse, os looks da Beyoncé na Renaissance World Tour já têm um post só para eles, mas eu não poderia deixar de colocar um aqui. O look que marca o fim do show, quando ela voa em cima da plateia com o cavalo, é uma capa toda bordada da Coperni. A peça foi feita na Índia com penas prateadas cortadas a laser e, segundo a marca, precisou de centenas de horas de trabalho manual para ficar pronta. Divino!

Imagem de pessoa vestindo terno preto oversize, camisa branca com laço preto, calças de alfaiataria largas, chapéu estilo cowboy e óculos de sol futuristas. Looks da Beyoncé.
Foto: Beyoncé (Reprodução/Instagram)

Cowboy Carter

A era Cowboy Carter chegou com uma mudança na identidade visual e nos looks da Beyoncé. A partir da temática do álbum, ela adotou o country, que faz parte da história da sua família, nas peças que passou a vestir. Para a Gold Party, tradicional festa da família Carter pós-Oscar, ela escolheu um terno Givenchy, sapato de salto alto e, é claro, um chapéu de cowboy. 

Black is King

Absolutamente todos os looks da Beyoncé em “Black is King”, álbum visual de “The Lion King: The Gift”, poderiam estar nessa lista. A produção tem uma direção artística incrível, figurinos impecáveis e, é claro, muito simbolismo e histórias extremamente importantes e significativas. 

Alguns dos meus favoritos são: o look do macacão com estampa de oncinha da Valentino; a peça icônica da Marine Serre; o vestido todo de babados da Mary Katrantzou; o vestido rosa da Molly Goddard com turbante combinando; e o vestido de oncinha do meu clipe preferido: MOOD 4 EVA.

Eu poderia colocar mais centenas de momentos e looks de Beyoncé que merecem destaque e ainda não seria suficiente para lembrar tudo o que marcou seus 27 anos de carreira. A Queen Bey é, sem dúvidas, uma das artistas mais completas de todos os tempos. Seu legado é lindo e tenho orgulho de ser fã! 

Você também vai gostar