Milano Fashion Week: destaques e tendências do último dia de desfiles

por Izabela Suzuki

E assim chegamos ao encerramento da Milano Fashion Week. Com a presença marcante da brasileira Karoline Vitto nas passarelas, a genialidade de Beate Karlsson mais uma vez causando impacto e o desfile magistral de Giorgio Armani, o último dia da Semana de Moda de Milão foi verdadeiramente fascinante. Eu, particularmente, vou sentir falta de comentar sobre ela aqui, já que, deixando os comentários pessoais de lado, esta é a minha semana favorita.

No entanto, a partir de amanhã, dia 25, oficialmente começa a prestigiada Paris Fashion Week. Com nomes como Christian Dior, Hermès, Schiaparelli, Yohji Yamamoto e Loewe no lineup, tudo o que podemos dizer por enquanto é que mal podemos esperar para descobrir o que as mentes criativas por trás de cada uma dessas marcas prepararam para a temporada primavera/verão 2024. Sem mais delongas, vamos voltar ao foco do dia e continuar lendo para descobrir um pouco mais sobre o que aconteceu hoje na MFW, cara leitora.

Karoline Vitto - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Karoline Vitto (Reprodução/Vogue Runway)


Apoiada pela Dolce & Gabbana, a brasileira Karoline Vitto apresentou sua primeira coleção na Milano Fashion Week. Baseada em Londres, a estilista trouxe diversidade para a passarela e apresentou uma série de roupas com recortes estratégicos e muita sensualidade. Incorporando um pouco do estilo da D&G em seus designs, ela desfilou sua coleção na sede da marca e foi calorosamente aplaudida por todos os presentes. Em entrevista, Vitto destacou que nem todas as mulheres se parecem com as modelos das passarelas, e que é importante nos vermos representadas na moda.

Avavav - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Avavav (Reprodução/Vogue Runway)

Quem se lembra daquele show propositalmente desastroso apresentado pela Avavav para o outono de 2023? As roupas rasgavam, os saltos quebravam e até a parede desabou. Muito comentado, o desfile não só deu o que falar, mas também foi elogiado por muitos, justamente pela crítica que fazia à durabilidade das roupas. Além disso, suas proporções maximalistas e designs verdadeiramente provocativos e inusitados, feitos de propósito para gerar um certo desconforto, são pontos altos da marca. Lembrando também que nem todo desfile precisa ser visivelmente agradável, impecável e rebuscado, esse é um dos pontos altos da moda, alguns foram feitos para botar a gente para pensar, para nos fazer rir ou para chocar. 

Sob a direção de Beate Karlsson, a marca continua causando impacto sempre que se apresenta, e nós adoramos. Desta vez, parece que a ideia principal foi criticar a rapidez com que as roupas são produzidas. Afinal, apresentar-se mais de duas ou três vezes ao ano, criar inúmeras coleções de primavera e inverno, vender, comercializar, viralizar e manter-se no topo não é tarefa fácil. Com frases como "sem tempo para desenhar" ou "adicionar formas" em visuais inacabados, a mensagem parece mais clara. Para enfatizar ainda mais, algumas modelos cruzaram a passarela correndo, terminando de se trocar enquanto andavam e as mensagens nas redes sociais da marca não foram elaboradas de forma esteticamente atraente, mas sim como um post-it amassado com o dizer "sem tempo para explicar". Simplesmente genial.

Shuting Qiu - roupas diversas - Milano Fashion Week - verão - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Shuting Qiu (Reprodução/Vogue Runway)

Todos nós precisamos de um pouco de ousadia no dia a dia, afinal, não vivemos apenas de terninhos e alfaiataria. Com uma proposta repleta de cores, estampas e acessórios de verão, como chapéus de praia com acabamentos divertidos e óculos de gatinho, a coleção de primavera da marca continua fiel à sua estética alegre e vibrante. Ela é perfeita para capturar aquela sensação de "estou feliz com meu drinque na praia e não me importo com o que os outros pensam".

Giorgio Armani - roupas diversas - Milano Fashion Week - verão - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Giorgio Armani (Reprodução/Vogue Runway)

A mulher Giorgio Armani é um pouco diferente da mulher Emporio Armani. Embora ambas as coleções sejam belas, aqui a ideia parece ser a apresentação de uma série de looks noturnos que são ao mesmo tempo levemente mais sérios e divertidos. Giorgio começou seu desfile com alguns visuais metalizados marcados por um penteado à la anos 20 e cinturas marcadas, depois passou para uma seção com roupas azuis, um clássico da marca, e encerrou com um bloco de looks em tons de verde-água e rosa pálido em saias longas belamente enfeitadas. Foi um final delicado e clássico para a Milano Fashion Week.

Se você se interessou pelas coleções acima, então ficará feliz em saber que, como sempre, trouxemos algumas inspirações logo abaixo para você:

Você também vai gostar