Milano Fashion Week: Fendi, Diesel e outros destaques do primeiro dia

por Izabela Suzuki

Após Nova York e Londres, chegou a vez de uma das semanas de moda mais aguardadas do mês: a Milano Fashion Week. Com nomes como Versace, Prada, Blumarine e outros no calendário oficial, sabemos que podemos esperar grandes desfiles. Entre eles, temos a tão aguardada estreia de Sabato de Sarno à frente da Gucci, que assume a casa depois da saída de Alessandro Michele, e a celebração do 40º aniversário da Moschino. No entanto, Jeremy Scott, que atuou como diretor criativo da marca por dez anos, não estará presente.

Hoje (20), entre os outros nomes que mencionamos acima, pudemos prestigiar - a distância - o desfile da Fendi de Kim Jones, Roberto Cavalli, Etro e Diesel, que mais uma vez abriu as portas do seu desfile para o público, distribuindo ingressos online. Abaixo, contamos um pouco mais sobre os destaques e tendências que observamos no primeiro dia da MFW.

Fendi - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Fendi (Reprodução/Daniele Oberrauch)


Inspirado por Karl Lagerfeld, que também fez história na Fendi, Kim Jones apresentou um desfile belíssimo. Com os códigos da casa e referências ao desfile de 1999 de Lagerfeld, o estilista trouxe para a passarela a praticidade das mulheres romanas através de vestidos, camisas de trabalho oversized, emaranhados de cardigãs e cores sólidas. É preciso dizer, e reconhecer, também que Jones melhorou consideravelmente a questão de detalhes e ajustes das peças, algo que era fortemente criticado em seu trabalho anterior, e conseguiu fazer com que todas as peças funcionassem muito bem entre si.

Del Core - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Del Core (Reprodução/Umberto Fratini)

Nas redes sociais, Daniel Del Cor explicou que é fascinado por estruturas arquitetônicas tanto quanto por formas naturais e suas relações. Sabendo disso, não é difícil entender o que ele trouxe para as passarelas hoje. Seus designs com formas orgânicas, tanto nas roupas quanto nos acessórios, funcionaram como um tipo de adereço arquitetônico para o corpo.

Em nota, o estilista afirmou que "o caminho criativo, nesta temporada, partiu da reverie de minhas expedições de volta ao contexto urbano, visualizando a natureza por meio de reflexos da arquitetura, compensando a irregularidade e a vitalidade com simetria e ritmo."

Alberta Ferretti - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Alberta Ferretti (Reprodução/Daniele Oberrauch)

Uma brisa perfeita de verão, talvez essa seja a definição perfeita do desfile de Alberta Ferretti. A estilista e costureira italiana não poupou esforços em trazer aquela sensação de frescor para seus looks. Isso ficou visível nas peças feitas em algodão, na cartela de cores, na fluidez das peças e em itens especiais como um biquíni de crochê, camisas oversized e demais detalhes como franjas e tecidos tramados.

Roberto Cavalli - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Roberto Cavalli (Reprodução/Isidore Montag)

Esse é o paraíso ideal de Roberto Cavalli? Não sabemos, mas aos olhos de Fausto Puglisi, com certeza é. Em uma coleção que evoca o espírito livre, a natureza e suas cores mais vívidas, o refinamento da coleção de primavera fica evidente. Se você gosta de minimalismo, essa não é a coleção ideal para você. Mas se você não se importa com uma explosão de tons vibrantes, plumas, recortes e pele à mostra, então talvez essa seja a melhor aposta para o seu verão. E cá entre nós, mesmo que essa não seja a "sua praia", ela ainda é capaz de prender sua atenção do começo ao fim.

Diesel - roupas diversas - Milano Fashion Week - verão - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Diesel (Reprodução/Filippo Fior)

Moderna e descolada como sempre, o desfile de primavera da Diesel é aquele balde de extravagância "gen-z-ficada" em meio as demais coleções. Desde que Glenn Martens assumiu a direção criativa da marca, a Diesel nunca mais foi a mesma. Com um desfile aberto que se assemelhava a uma rave, contando com mais de 7 mil espectadores, incluindo estudantes de moda, o estilista mais uma vez mostrou do que é capaz.

Jaquetas estilosas, um apelo sexy através de transparências e peças mais justas, além de uma série de estampas aparentemente desconexas, mas que juntas fazem total sentido, são elementos recorrentes no show do estilista. Essa abordagem certamente agradará ao público da marca, que busca tanto essa sensualidade despreocupada quanto o hype associado a ela.

Etro - roupas diversas - Milano Fashion Week - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Etro (Reprodução/Daniele Oberrauch)

Mix de estampas, texturas, óculos com armações grandes e casacos maximalistas: será esse o verão ideal de Marco de Vincenzo? Aparentemente sim. Nesta coleção, a ampla gama de cores e as diversas padronagens quase nos transportam de volta aos anos 70. Além disso, algumas peças, como um vestido com botões acompanhado de uma camisa de mangas bufantes, ou um blazer com ombreiras e alguns tricôs bordados, também evocam essa mesma sensação retrô.

Se você gostou das peças acima, que tal entrar no clima da Milano Fashion Week? Abaixo, selecionamos alguns itens que se assemelham com as trends acima e que você pode gostar. Dá só uma olhadinha.

Você também vai gostar