Recentemente, fui impactada por um vídeo do Giuliny Shauer no TikTok falando sobre o denim japonês e isso me despertou curiosidade, especialmente sobre a história da marca Momotaro Jeans e toda a técnica artesanal por trás das peças. O jeans dessa marca conquistou celebridades como Brad Pitt, David Beckham e Ryan Gosling, e pode custar até US$ 2.000, equivalente a mais de R$ 11.000.
Mas afinal, por que é tão caro? O que tem de tão especial nesse denim? O principal diferencial, que já posso adiantar, é a coloração índigo, o cuidado no processo de lavagem e o tingimento que tornam cada peça única. Essas práticas vão na contramão das principais formas de consumo, que são rápidas e muitas vezes deixam a qualidade de lado. Continue lendo para saber mais.
Leia também: A Blake Lively ama look com jeans e nós podemos provar
a história por trás do Momotaro Jeans
significado do nome Momotaro
onde tudo começou
Em 1960, influenciados pelos filmes de Hollywood, os jovens no Japão começaram a demandar por réplicas dos jeans norte-americanos vistos nas telas. Esse denim vinha majoritariamente da região de Kojima, em Okayama, mas não possuía a mesma qualidade do estrangeiro, e os consumidores japoneses buscavam por algo melhor.
Foi somente na década de 1980 que os fabricantes têxteis começaram a produzir denim fiado em anel e tingido em corda, permitindo que o jeans japonês atingisse a mesma qualidade do norte-americano. Nesse mesmo período, a Japan Blue Company foi fundada e, sob sua liderança, nasceu a Momotaro Jeans. Ambas emergiram juntamente com outras manufaturas e estúdios dedicados ao tingimento de índigo. Desde então, a região de Kojima tornou-se renomada por produzir alguns dos melhores denims do mundo.
quando foi fundada a Momotaro Jeans?
A Momotaro surgiu em 2005 como uma divisão da Japan Blue Company e, desde então, tem se dedicado exclusivamente à confecção de jeans de alta qualidade e prestígio. Atualmente, é uma das principais fabricantes na região de Kojima, em Okayama, Japão.
mas afinal, qual é o diferencial do jeans japonês?
Tradicionalmente associado à coloração azul índigo obtida do tingimento das folhas de uma planta do gênero indigofera, esse processo leva cerca de dois meses e colore tudo nessa cor, inclusive as mãos do artesão, que permanecem azuis por três semanas. Cada rolo de tecido é tingido 30 vezes para obter o tom desejado. Portanto, diferente da maioria dos jeans que usam corantes sintéticos, a Momotaro utiliza índigo natural e esse é um dos fatores que eleva o preço das peças.
Os jeans da marca, também conhecidos como "selvedge jeans", são tramados em teares antigos dos anos 1920, que criam uma bainha selada, garantindo durabilidade e qualidade superior. A produção envolve técnicas tradicionais e manuais, desde o tingimento dos fios até a costura artesanal, utilizando algodão do Zimbábue. Esse processo pode levar cinco vezes mais tempo do que em máquinas modernas. Apesar de demorados e caros, esses métodos resultam em um denim totalmente diferente e de alta qualidade, que reflete a herança cultural japonesa.