O que é a Ozempic Face? Conversamos com uma especialista sobre o assunto

por Sofia Stipkovic

O Ozempic (nome com o qual é comercializada a semaglutida) é um medicamento usado no tratamento do diabetes tipo 2, prometendo controle eficaz da glicose no sangue, significativa perda de peso, e redução do risco de eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Com uma "picada" por semana, segundo dados de estudos clínicos (a maioria encomendada pela fabricante do remédio, a Novo Nordisk), muitos pacientes perdem entre 5% a 10% do seu peso corporal inicial ao longo de um período de seis meses a um ano - e pode ser ainda mais se o uso for combinado a dietas, atividade física ou simplesmente a depender da dose administrada. 

Quando o milagre é muito grande, o Santo desconfia. Além de incentivar a estética da magreza excessiva e da pressão estética em homens e mulheres, inclusive adolescentes, o consumo de medicamento tomou proporções tão fora do esperado que diabéticos que realmente precisam têm dificuldade de encontrá-lo à venda hoje em dia. E não para por aí, ainda em meio à febre do Ozempic, os efeitos positivos e negativos do medicamento começam aos poucos a dar as caras e um deles - com o perdão do trocadilho - é exatamente no rosto, a chamada Ozempic Face

"Dos mesmos produtores" de cabeça de Ozempic e de Ozempic butt, ou bumbum de Ozempic, a "cara de Ozempic" é um sinal da perda de peso rápida e da aparência de flacidez ou envelhecimento da pele.

Independente de julgamento, esse fenômeno na face é real e tem movimentado tanto os consultórios médicos que conversamos com uma dermatologista para entender de fato o que é a Ozempic Face e quais são os tratamentos mais comuns para lidar com ela. 

Injeção azul do medicamento Ozempic em um prato branco com garfo, sobre fundo rosa. Estilo minimalista e moderno no arranjo da mesa. Ideal para conteúdos sobre saúde, emagrecimento e inovações no tratamento de condições médicas.
Foto: Ft.com (Reprodução/Pinterest)


mas afinal, o que é a Ozempic Face?

De acordo com a Dra. Juliana Neiva, "a Ozempic Face tem sido associada frequentemente à flacidez facial e à perda de sustentação, conferindo um aspecto mais envelhecido. Essa ocorrência geralmente está relacionada a uma perda de peso rápida e acentuada, resultante da redução dos coxins de gordura que sustentam o rosto."

Fora esse aspecto visível, o uso do remédio pode ocasionar também uma redução na absorção de aminoácidos, proteínas e vitaminas, o que pode deixar a face com uma aparência opaca. 

Algumas celebridades já disseram abertamente fazerem uso do Ozempic, enquanto outras, especialmente por aparecerem com as características comuns à Ozempic Face, mas não se posicionarem sobre o assunto, são frequentemente alvo de bullying e até hate na internet por isso. Um dos casos mais recentes é o da socialite e empresária Kylie Jenner; a caçula do clã Kardashian-Jenner surgiu com o rosto diferente, mais magro e flácido que o de costume, no ano passado e gerou uma onda de comentários sobre a sua aparência, o que fez com que Kylie comentasse sobre o ocorrido em um episódio do reality show da sua família, "Keeping Up With the Kardashians". "É um milagre que eu ainda tenha confiança e consiga me olhar no espelho e me achar bonita. Eu escuto coisas ruins sobre a minha aparência o tempo todo; é exaustivo", confessou Jenner à irmã.

Kylie Jenner na semana de moda de Paris.
Foto: Kylie Jenner (Reprodução/Just Jared)

quais são os procedimentos para combater os efeitos?

"O acompanhamento do uso de Ozempic, especialmente para uma perda de peso significativa, deve ser realizado de forma multidisciplinar. No que diz respeito ao estímulo da produção de colágeno, há diversas tecnologias disponíveis. Destaco, por exemplo, o Laser Fotona, que promove o estímulo de colágeno, inclusive por dentro da boca - na mucosa oral -, reforçando a sustentação do rosto. Além disso, a aplicação de bioestimuladores de colágeno nos pontos de sustentação e o uso de ácido hialurônico para auxiliar na projeção facial, quando há perda significativa de sustentação, são opções válidas. Também ressalto o uso do ultrassom microfocado para melhorar a sustentação facial, desde a musculatura facial até o tecido celular subcutâneo", explica a Dra. Neiva.

Pessoa em tratamento de SPA, deitada usando máscara facial branca. Usa tiara e toalhas brancas personalizadas com o nome
Foto: Melanie Grant (Reprodução/Pinterest)

Embora o Ozempic ofereça promessas tentadoras, é essencial considerar os efeitos colaterais e as implicações do seu uso, como a Ozempic Face. Além disso, vale se questionar se o desejo para buscar o remédio realmente parte de uma preocupação com a saúde ou se é motivada somente pela pressão estética.

Você também vai gostar