O que é slugging e porquê ele está bombando nas redes sociais

por Cherry Gloss

Vira e mexe uma nova tendência de skincare invade as redes sociais como um furacão, levantando discussões acaloradas sobre sua eficiência e seus benefícios entre os usuários. A bola da vez tem o curioso nome de “slugging”, e vem recebendo elogios por todos os lados - sim, mesmo dos dermatologistas, que normalmente costumam torcer o nariz para esses truques de beleza que viralizam na internet.

O slugging é uma técnica que promete salvar as peles secas e ressecadas - lembrando que elas não são a mesma coisa, como explicamos nesse post -, sobretudo no inverno, época do ano em que esse tipo de pele sofre mais. A origem do nome vem de “slug” (lesma em inglês), e propõe a aplicação de alguma pomada ou geleia à base de petrolato - mais conhecida como vaselina - ao final da rotina de skincare, ou seja, sempre depois do sérum e do hidratante. Seu objetivo é basicamente “blindar” a pele, já que, devido a sua característica altamente oclusiva, o petrolato pode ser um poderoso protetor para a pele, isolando-a contra agressores externos ao mesmo tempo que intensifica a absorção dos produtos - hidratantes, loções e afins - que foram aplicados antes. Essa função oclusiva da pomada contribui, assim, para o aumento da hidratação da pele, sendo que, de acordo com pesquisas, ele reduz a evaporação transepidérmica da água em mais de 99%. Além disso, o produto ajuda a acelerar a reparação da pele, pois possui ação antimicrobiana.

Aleece Wilson - pele-sardas-hiratacao - slugging - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Aleece Wilson (Reprodução/Instagram)

quem pode fazer

O slugging é indicado para quem tem a pele muito seca, e também para aqueles locais do corpo que sofrem com o ressecamento mais acentuado, como cotovelos e joelhos. Já quem tem a pele oleosa ou com tendência à acne deve ficar longe da técnica, pois, devido ao seu poder oclusivo, o petrolato poderá levar a um acúmulo de oleosidade nos poros, o que pode piorar a condição acneica. Outro ponto que os dermatologistas levantam, é a importância de evitar o uso de produtos com ácidos como o glicólico e o salicílico, além do retinol, antes de fazer o slugging, pois a barreira que os produtos usados nessa técnica criam na pele podem intensificar seus efeitos, aumentando a chance de irritações cutâneas.

Diferentemente de outros “truques” de skincare que viralizam, e deixam os dermatologistas de cabelos em pé - como a perigosa moda do dermaplaning caseiro -, o slugging tem o selo de aprovação dos experts. A dermatologista americana, Ranella Hirsch, é uma das muitas fãs do slugging, e afirma que indica-o até para pais de crianças pequenas: “Eu recomendo que os pais apliquem uma pomada como a Vaselina nas crianças logo depois do banho, ainda com a pele meio úmida, para reter a hidratação” conta ela.

LEIA MAIS:

O que é dermaplaning?

Hailey Bieber - skincare-pele-natural - slugging - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Hailey Bieber (Reprodução/Instagram)

como fazer

Para quem fica com aflição só de imaginar a pele toda “melecada” com o slugging, a skin expert e cosmetóloga, Charlotte Palermino - uma das grandes responsáveis pela popularização da técnica nas redes sociais -, avisa: é só não exagerar na quantidade! “Na verdade, você precisa de uma porção mínima do produto, literalmente do tamanho de uma ervilha, para cobrir o rosto todo!” afirma ela. Charlotte ainda dá a sua receita para um slugging ideal. Logo depois que sai do chuveiro, com a pele ainda úmida, ela aplica um hidratante no corpo todo e no rosto, depois aguarda alguns minutos para que o hidratante seja absorvido, e logo aplica a vaselina no cotovelo, joelhos, mãos e no rosto.

Charlotte Palermino - skincare - slugging - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Charlotte Palermino (Reprodução/Instagram)

o slugging é seguro?

Em relação a segurança do slugging, bem como dos produtos que possuam petrolato, o FDA - órgão regulador norte-americano - afirma que esse ingrediente é totalmente seguro, sendo um dos componentes de cosméticos mais antigos do mundo, para se ter uma ideia, a 1ª patente de vaselina foi registrada em 1872! Caso você ainda prefira algum ingrediente mais natural, os especialistas indicam o uso de óleo de coco, que tem um efeito parecido com o do petrolato.

LEIA MAIS:

As tendências de beleza que marcaram a temporada do SPFW n53

7 segredos de skincare das celebridades

Argila no cabelo: quais são os benefícios e como usar cada uma delas

Você também vai gostar