O segredo de como se hidratar e se manter hidratada

por Giulia Coronato

Não é segredo para ninguém que a hidratação é indispensável para nos mantermos vivos. A água é literalmente vital, ela mantém nosso corpo em funcionamento e sua escassez é capaz de causar severos problemas em nossa saúde. Cerca de 60% de nosso organismo é composto por água e essa grande quantidade atua como lubrificante para nossas articulações, produz saliva e sucos gástricos, regula nossa temperatura e MUITO mais. E como estamos constantemente perdendo água - quando há liberação do suor, quando urinamos, dormimos, ou até respiramos - ela precisa ser reposta com frequência. Mas como se hidratar e se manter hidratada? Será que existe uma fórmula pra isso? 

É claro que beber bastante água é a primeira coisa que nos vem em mente, quando se trata de hidratação, a primeira coisa que pensamos, é sempre água. E embora ela seja sim fundamental, a hidratação é um equilíbrio de três coisas: água, eletrólitos (por exemplo, sódio, potássio, magnésio, cálcio, cloreto, fósforo) e carboidratos. Se um está desequilibrado, todo o resto será afetado. E como todos eles funcionam para ajudar nossos neurônios e células a funcionarem adequadamente, mantê-los equilibrados é indispensável para a saúde.

It girls - como se hidratar - como se hidratar - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Goop (Reprodução/Instagram)

Logo, o segredo de como se hidratar e manter-se assim, vai muito além de simplesmente ingerir 2L de água diariamente, nossa alimentação, hábitos e estilo de vida, também influenciam diretamente no nível de hidratação de nosso corpo e consequentemente, em nossa saúde. Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar caso você sinta que está precisando dar um boost no seu nível de hidratação:

It girls - como se hidratar, hailey bieber, hidratação - como se hidratar - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Hailey Bieber (Reprodução/Instagram)

sinais de desidratação

Antes de começarmos, é importante sabermos alguns dos sinais da desidratação. Porque às vezes, mal sabemos que estamos precisando aumentar o consumo de água ou achamos que não há segredo em como se hidratar e manter-se saudável. Se seu corpo não está recebendo água suficiente, os principais sinais de alerta são: boca seca ou pegajosa, sede, sonolência, cansaço, fraqueza muscular, dor de cabeça e tontura. Caso a desidratação esteja realmente grave, os sinais podem incluir: sede extrema, irritabilidade, confusão mental, falta de urina ou suor, pele enrugada, batimentos cardíacos acelerados, febre, entre muitos outros.

Mas, existe uma maneira super simples de avaliar seu nível de hidratação, observando a cor da sua urina! O amarelo clarinho é o ideal. Cores mais escuras, como amarelo profundo ou alaranjado, podem indicar desidratação, sugerindo que você precisa urgentemente dar um boost no seu consumo de água, eletrólitos e carboidratos.

saiba a quantidade certa de água a ser ingerida

A quantidade certa de água para bebermos vai variar muito de acordo com nosso peso corporal e hábitos diários. Atletas e pessoas que possuem uma rotina de exercícios, precisam ingerir mais água, pois consequentemente perdem mais. Segundo nutricionistas, a quantidade ideal é beber 35ml de água para cada kg de peso corporal. A conta é simples, para uma pessoa de 60kg, faça: 60 X 35 = 2.100, ou seja 2.1L de água por dia. Fácil, né? 

tenha uma dieta rica em verduras, frutas e legumes

Como falamos anteriormente, o segredo de como se hidratar e se manter saudável, não está somente no consumo de água, mas sim, em nossa dieta. Por isso é super importante mantermos uma alimentação rica em nutrientes, verduras, legumes e frutas. Além de possuírem água em sua composição, o que ajuda na quantidade diária, eles contêm sais minerais e eletrólitos, como o sódio, potássio, cálcio, fosfato e magnésio.

It girls - como se hidratar - como se hidratar - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Poosh (Reprodução/Instagram)

diminua o consumo de sal

Diminuir o consumo de sal é positivo para nossa saúde em diversos aspectos. Mas, quando falamos de se manter hidratada, controlar a ingestão do sal é ainda mais importante. Grande aliado da retenção de líquido e do inchaço, o sal retém os líquidos em nosso corpo e seu excesso pode desidratar nossas células. Por isso, controle seu consumo de sal! O consumo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5g de sal por dia.

modere o consumo de alcóol

A bebida alcoólica é conhecida por desidratar nosso corpo, ou vai dizer que você nunca acordou morrendo de sede após uma noite regada à exageros? Isso ocorre porque o álcool age diminuindo a produção do hormônio antidiurético no corpo, responsável por regular a perda de água do organismo. A redução deste hormônio faz com que eliminemos mais água. A bebida alcoólica tem apenas uma pequena parte de água, mas nosso organismo não entende a presença de tanto líquido. Logo, aumenta a diurese, principal razão pela qual o álcool desidrata tanto o corpo. Por isso, para quem quer se manter hidratada, maneire no consumo de bebidas alcoólicas! 

beba um copo de água logo ao acordar

Outra dica de como se hidratar é sempre tomar um copo de água ao acordar. Quando dormimos, passamos cerca de 8h sem ingerir líquido algum. Então, nada mais justo do que acordar e repor um pouco essa deficiência, né?

Quer dar um toque especial para a água que você bebe todos os dias? Então confira: 

5 ingredientes para adicionar na sua água e melhorar a saúde

Você também vai gostar