O time de brasileiras que está por trás do novo clipe do Ed Sheeran
Você pode nem ter se dado conta, mas o clipe musical de ”That’s On Me”, o mais novo lançamento de Ed Sheeran, que foi ao ar no dia 21 de Novembro, foi criado, produzido e dirigido por um time fantástico de mulheres brasileiras.
Em setembro deste ano, a cineasta Beatriz Santamaria Pinha participou de um concurso que o cantor lançou para divulgar seu novo projeto “Autumn Variations”. A proposta era que ele escolheria 14 fãs de diferentes países que iriam ser responsáveis por produzir e criar os videoclipes do novo álbum. E assim, a paulista de 26 anos foi escolhida para lançar o primeiro clipe da série.
Quando Beatriz foi contratada pelo grupo Warner Music Brasil para fechar a parceria foi informada que iria criar o clipe de “That's On Me”. E, como diz a famosa frase "com grande poder, vem grande responsabilidade”, ela sabia que teria que juntar um time de primeira para poder entregar um clipe de altíssimo nível.
Por ter sido um concurso de fãs, sua primeira preocupação era honrar o carinho e a paixão que os brasileiros têm por Ed Sheeran e suas músicas. Para ela, era importante também garantir que todo o time criativo fosse formado por brasileiros, uma vez que seria uma forma de representar a nossa cultura em um projeto onde outros tantos países também fariam parte.
Com isso tudo em mente, ela selecionou a dedo um time de mulheres brasileiras para tocar cada um dos departamentos necessários para se fazer um videoclipe - já que cinema é uma arte multidisciplinar, garantiu que estaria cercada de artistas que poderiam ajudá-la a dar vida à sua visão.
A produção ficou por conta de Bia Bauzys e Karen Sanovicz, paulistas de 26 anos que fizeram toda a sua formação nos Estados Unidos. Bia é uma especialista no que chamamos short-form content, tem em seu portfólio inúmeros comerciais, clipes de música e mídias digitais. Karen, é uma produtora premiada, que também trabalha como cinegrafista, diretora, editora e artista visual. Juntas como produtoras do clipe de “That’s On Me”, Karen e Bia foram responsáveis pelo orçamento do vídeo, contratação da equipe, e por garantir que o videoclipe e todos os elementos fossem entregues nas datas e formatos necessários.
A Diretora de Arte, responsável pela estética do vídeo, ficou sob responsabilidade de Daniela Taouil (25), veterana em videoclipes que estudou cinema e comunicação visual em São Paulo e em Los Angeles. Ela foi a pessoa que estruturou todo o conceito visual, seja o cenários, os objetos de cena e até os elementos gráficos.
A filmagem em si e a coloração do filme foram assinados pela Diretora de Fotografia, Nicolle Batista (24) e a Primeira Assistente de Câmera Kathlyn Almeida (26), ambas americanas filhas de pais brasileiros. A dupla profissional, que se conheceu durante a faculdade em Boston, já assinou diversos curtas e clipes.
Mesmo que tenha sido uma competição entre fãs, é impossível negar que esta seja uma grande conquista profissional para estas jovens cineastas brasileiras. Afinal, não é sempre que artistas da sétima arte internacionais conseguem chegar a grandes produções ou nomes como Ed Sheeran. O clipe de ”That’s On Me” já está disponível em todas as redes sociais. Clique aqui para assistir o clipe completo.