Harmonizar tipos de vinho pode parecer uma tarefa complexa e exclusiva de sommeliers e enólogos, né? Apesar da bebida fermentada ser uma das mais consumidas do mundo, entender sobre vinhos e saber com o que cada um combina, pode parecer algo distante, mas acredite, é mais simples do que parece e super acessível para todos.
A harmonização de vinhos consiste em escolher a variedade certa para acompanhar um prato, com a intenção de ressaltar os sabores de ambos. Afinal, a escolha do vinho errado pode prejudicar a experiência da sua refeição. Existem algumas regras para combinar a bebida com uma comida, e a mais importante delas é relacionar o peso gustativo do prato com o do vinho. Por exemplo, uma refeição leve, pede um vinho leve, como os espumantes e rosés.
Agora, sem mais delongas, abaixo te contamos algumas características de alguns tipos de vinho e o que harmoniza melhor com cada um deles. Confira e prepare-se para impressionar todo mundo com seu novo conhecimento:
cabernet sauvignon
O Cabernet Sauvignon é um dos tipos de vinho tinto mais conhecidos e amados do mundo. A uva - que dá nome a variedade da bebida fermentada - é conhecida como a “rainha das uvas” e é uma das mais fáceis de se plantar e produzir, por isso que o vinho é tão popular. Seu sabor é intenso e bem concentrado, e sua textura um tanto quanto encorpada, por isso, sua harmonização perfeita é feita com pratos também intensos e marcantes. Como:
- carnes mais gordurosas;
- massas com molho vermelho;
- risotos;
- queijos maduros;
- polenta e batatas.
merlot
O Merlot também vem da realeza das uvas, e assim como o anterior, ele é um dos vinhos mais populares. Com aroma e sabor frutado, ele também é encorpado e possui uma leve acidez, proporcionando uma ótima harmonização para pratos à base de queijos, cogumelos e carnes vermelhas, em especial bifes, embutidos e molhos para massas à base de carnes.
- pratos a base de queijo;
- cogumelos;
- molhos brancos;
- bifes e embutidos.
chardonnay
Entrando na família dos vinhos brancos, o Chardonnay é a autoridade. A uva verde é bem maleável e pode ser cultivada em diversos lugares do mundo. O produto dela é um vinho fresco e delicado, que harmonizam super bem com frutos do mar, como ostras, mexilhões e peixes mais suaves. Além disso, receitas que levam manteiga, creme de leite ou queijos derretidos também combinam com o vinho!
- frutos do mar;
- molhos ácidos;
- especiarias;
- bacalhau;
- molhos brancos e amanteigados;
- ingredientes defumados.
malbec
Outro da lista de tipos de vinho que é conhecido e amado, é o Malbec. A uva Malbec é super versátil e a partir dela podem ser produzidos vinhos tintos marcantes de sabor amadeirado ou vinhos rosés e espumantes leves! O sabor é bem frutado, e é ótimo para quem está começando a beber vinho e acostumando o paladar. A harmonização principal para o Malbec é com carnes vermelhas.
- todo tipo de carne vermelha;
- cordeiro;
- costela;
- linguiça;
- churrasco em geral;
- pizzas.
carménère
O Carménère vem de uma uva característica dos vales e vinhedos do Chile, e o nome remete às características de sua cor, que se aproxima de um carmim. No geral, estes vinhos possuem aromas de frutas vermelhas e um sabor um pouco mais suave do que os outros tipos de vinho tinto da lista. Sua textura é mais sedosa e aveludada, e ele acompanha perfeitamente carnes mais magras.
- carnes magras;
- massas com queijo;
- gorgonzola;
- queijo emental;
- carnes brancas.
pinot noir
Uma das uvas mais antigas do mundo é a que produz o famoso vinho Pinot Noir. Seu sabor é marcante e suave ao mesmo tempo, e sua harmonização normalmente é feita com pratos mais leves e delicados, como carnes magras e frango. Outras aves, carne suína e alguns tipos de peixe também podem ser uma boa opção, além dos pratos vegetarianos à base de vegetais.
- carnes leves e frango;
- aves em geral;
- peixes;
- vegetais;
- caldos e sopas.
rosé
E para finalizar nossa lista de tipos de vinho e com o que harmonizar cada um deles, vamos falar sobre o vinho Rosé. Os vinhos rosé são produzidos a partir de uvas tintas sem cascas. Por isso, esses vinhos muitas vezes são feitos com uvas já conhecidas, como Pinot Noir e Tempranillo. O vinho rosé se popularizou muito no Brasil por ser uma bebida refrescante, muito consumida no verão. Para acompanhá-la, o ideal é combinar com pratos leves e entradas, como tábuas de frios, ou receitas de salada.
- carnes brancas;
- saladas;
- pratos frios;
- tábua de frio;
- aperitivos.
LEIA MAIS:
Como curar a ressaca de em 7 passos
Afinal, o que são as comidas afrodisíacase será que elas realmente funcionam?
5 receitas fáceis, aleatórias, gostosas e saudáveis para testar essa semana