PRomance: quando o amor também faz parte do marketing

por Miriam Spritzer

Nada vende um romance cinematográfico quanto à possibilidade de os dois atores principais terem de fato apaixonado de verdade. Sabe quando a química em cena é tão forte que a gente começa a se questionar “será que é real”? É algo irresistível para os fãs e Hollywood sabe bem disso — e é aí que entra o PRomance

PRomance
Foto: Jacob Elordi e Margot Robbie (Reprodução/Olivia Wong/Getty Images)


o que é o PRomance?

Margot Robbie e Jacob Elordi estão trazendo exatamente isso enquanto promovem a adaptação de "O Morro dos Ventos Uivantes”. É marketing, claro. Todo mundo sabe que eles não são um casal de verdade, mas a gente gostaria que fosse. Isso não é uma novidade de agora. Desde que Hollywood é Hollywood, a vida pessoal das estrelas fazia tão parte das estratégias de promoção de filmes como os pôsteres. 

Isso foi apelidado de PRomances ou showmances, relacionamentos românticos (ou a sugestão deles) estrategicamente colocados durante a promoção de filmes. Antigamente, claro, tudo era mais controlado, mas em tempos de redes sociais as coisas tomam outra proporção. Vídeos e fotos que acumulam milhões de visualizações, com análises detalhadas de cada gesto, olhar ou sorriso. Quando postam nos seus perfis então, tudo vira evidência para teorias elaboradas. Os fãs, mesmo sabendo que é improvável, ficam dissecando cada coisa e não conseguem evitar o “shipping”. Margot e Jacob certamente entendem o jogo e brincam com isso. Não é real, todo mundo sabe — e tá tudo bem.

Sem um romance falso, também não diminui o impacto. Todos amaram a performance de Lady Gaga e Bradley Cooper em "Nasce Uma Estrela" (2018) e a performance dos dois cantando Shallow no Oscar jamais será esquecida. Glen Powell e Sydney Sweeney divertiram o público alimentando a especulação online em 2023 quando promoviam "Qualquer Um Menos Você” - isso que os dois estavam em outros relacionamentos na época. Há ainda quem voltou a acreditar no amor depois que Pamela Anderson e Liam Neeson teriam assumido um suposto namoro ano passado. A genialidade dos showmances está exatamente na ambiguidade. "Será que é real”? 

De fato, às vezes os casais se formam nestes filmes, como Brad Pitt e Angelina Jolie em "Sr. e Sra. Smith" (2005), Robert Pattinson e Kristen Stewart durante a saga "Crepúsculo" ou mais recentemente Zendaya e Tom Holland nos filmes do Homem-Aranha - para a alegria de milhões de fãs. De qualquer forma, todos têm interesse no sucesso do filme ou projeto que estão trabalhando juntos, por isso independentemente de ser um romance verdadeiro, uma amizade ou simplesmente profissionalismo, não há razões para não entrar na estratégia. Para o público, a dúvida é simplesmente irresistível - e nós amamos cada segundo.