Você saberia dizer qual a diferença entre réplica e falsificado? Hoje, nós, da SUPERNOVA, estamos aqui para analisar e debater o assunto que assombra a indústria e, também, os consumidores de second hand que querem investir em um produto de qualidade. Mas primeiro, vamos definir o que é uma réplica e o que é uma falsificação.
A réplica consiste em uma cópia autêntica que não tem a intenção de se passar pela original. Já a falsificação é a produção de uma cópia não autorizada e ilegal de um produto, geralmente usando materiais de qualidade inferior e técnicas de produção mais baratas, além de ser vendida com valor pouco inferior ao produto original.
Enquanto a réplica pode ser vendida legalmente, a falsificação é considerada crime e pode resultar em consequências graves, incluindo multas e prisão. No mercado de moda é muito difícil termos réplicas autorizadas e a venda delas.
Gucci, Louis Vuitton e Chanel são as marcas mais falsificadas do mundo, representando 50% das identificações. China, Rússia e Indonésia lideram o ranking de países com produtos falsificados, de acordo com dados do Ghost Data, de 2019.
À medida que as vendas de produtos de luxo online crescem, estima-se que 40% das vendas de produtos falsificados ocorram nesse ambiente digital. Assustador, né? Segundo dados do Stefanini Group, de 2022, esse aumento está ligado à mudança na base de clientes para Millennials e Geração Z, representando cerca de 70% do mercado até 2025.
O tráfico ilegal de produtos falsificados está ligado a crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, além de ter impactos sociais, éticos e ambientais na produção e distribuição. Afetando os direitos trabalhistas e condições de trabalho, expondo os trabalhadores a condições precárias. A seguir, damos dicas de como reconhecer produtos falsificados e o que fazer caso você os compre acidentalmente.
como agir se encontrar ou comprar um produto falsificado?
- Se encontrar a peça em redes sociais, você pode denunciar o conteúdo.
- Se você for enganada depois de comprar alguma peça, faça um B.O. nos órgãos federais ou estaduais de polícia (lembre-se de guardar a cópia e o número do boletim).
- Entre em contato com o estabelecimento onde fez a compra e exija seu dinheiro de volta, que é garantido por lei nestes casos.