Se você usa o X ou o TikTok, com certeza já ouviu falar da Doechii — inclusive, se pronuncia "dolti", para quem tem dúvida. A rapper de 26 anos se tornou a nova queridinha da indústria da música após o lançamento de sua terceira mixtape, a “Alligator Bites Never Heal", em agosto do ano passado. O álbum rendeu a ela três indicações ao Grammy desse ano e a colocou nos holofotes do mundo todo — e isso promete ser só o começo.
Leia também: Esses são os novos artistas brasileiros que você precisa conhecer
Doechii iniciou a carreira em 2016, mas foi em 2020 que lançou seu primeiro álbum, "Oh the Places You’ll Go". Foi através dele que ela se tornou mais conhecida, quando o single "Yucky Blucky Fruitcake" viralizou no TikTok. A partir daí, ela se destacou cada vez mais por seu estilo único e letras com humor ácido e um tom autobiográfico.
Seu segundo trabalho, a mixtape “She/Her/Black Bitch”, lançado em 2022, impulsionou ainda mais sua carreira. Uma das músicas do EP, "Persuasive", ganhou uma versão com a SZA e até entrou na playlist de verão do ex-presidente Barack Obama.
O primeiro sucesso na parada da Billboard veio em 2023, com a música “What It Is (Block Boy)” com Kodak Black e chegou na 29ª posição da Hot 100. A partir daí, era questão de tempo até que Doechii conquistasse o mundo de vez.
Leia também: Como o Hip Hop se tornou uma das maiores influências na moda
Isso definitivamente aconteceu com seu último trabalho. A música “Denial is a River” foi o grande carro-chefe desse sucesso. Ela, inclusive, lançou no último dia 2 o videoclipe do single. Inspirada em sitcoms negras dos anos 90 e com participações de comediantes, a produção tem uma estética marcante.
Além disso, sua participação no Tiny Desk Concert, publicado em dezembro do ano passado, também fez com que ela viralizasse nas redes sociais. Sua autenticidade, seu estilo e seu flow chamaram a atenção imediatamente.
Por falar em estilo, Doechii também se destaca por seus looks. Com uma mistura do preppy com o sexy e uma pitada de office siren, a rapper abusa das produções com peças clássicas, como coletes, camisas polo e gravatas combinadas com decotes e comprimento mini. A rapper também incorpora elementos do streetwear e está sempre com um visual cool e nada óbvio.
Quando se trata da beleza, sua nova marca registrada são as tranças nagô com miçangas e baby hair, que fazem parte da estética do seu álbum. Outro elemento que ela usa sempre são os adesivos de facelift, que geralmente são colocados para levantar os olhos e ficam escondidos, mas Doechii os usa como um acessório no rosto.
As indicações ao Grammy e suas performances icônicas indicam que o sucesso de Doechii está só começando. E que bom! Afinal, a indústria estava precisando de alguém interessante e irreverente como ela.