Sonhar não custa, por isso comecei a pensar em viagens que gostaria de fazer este ano. E fazendo as minhas pesquisas de destinos em alta, me deparei com uma tendência de viagem inédita pra mim: quietcations. Tá, agora pode se fazer a mesma pergunta que eu me fiz “o que é isso?”.
Eu te explico: essas viagens silenciosas têm como objetivo serem uma pausa energizante da agitação e do barulho do dia a dia, permitindo que as pessoas se reconectem consigo mesmas em ambientes tranquilos e naturais. O famoso retiro.
Leia também: Dicas infalíveis do que levar na mala de mão para viagem sem perrengues

Dados recentes do Pinterest mostram um aumento significativo nas buscas por "lugares tranquilos" (50%) e "lugares calmos" (42%), o que só reforça o desejo por experiências de viagem mais relax. Essa tendência de viagem reflete a busca por um estilo de vida mais equilibrado, onde o silêncio e a introspecção são valorizados.
As quietcations podem variar em intensidade, desde retiros de wellness que incluem meditações silenciosas e cafés da manhã sem conversas, até aventuras na natureza ou o famoso turismo da endorfina, se você pratica esportes e quer aliar descanso e exercícios.

Para os mais dedicados, há retiros totalmente silenciosos que duram de cinco a dez dias, proporcionando uma imersão completa no silêncio. Como mãe de uma criança que gosta de falar sem parar e dois cachorros que também são “super vocais”, este é, talvez, o meu sonho!
Brincadeiras à parte, em entrevista ao Bustle, a psicoterapeuta Stacian Watts explicou que o silêncio pode ser desconfortável no início devido à constante exposição ao ruído e à tecnologia em nossas vidas. No entanto, abraçar o silêncio pode trazer inúmeros benefícios, como redução da pressão arterial, estímulo à criatividade, melhoria do sono e calma para pensamentos acelerados.

Para aqueles interessados em experimentar uma quietcation, é importante lembrar que apreciar o silêncio requer prática. A gente vive em uma sociedade que valoriza a produtividade constante, e desacelerar pode parecer contraintuitivo. Mas se permitir esses momentos de quietude pode ser muito transformador.