Ranchcore: a estética western volta a dominar

por Beta Weber

Botas de cowboy, cintos decorados, franjas, jeans com jeans, animal print, peças de couro... Esse poderia ser o dresscode de um rodeio, mas é a checklist de tendências para a próxima temporada. No embalo da moda Y2K, que continua dominando, à influência de nomes como Beyoncé e Dua Lipa, não restam dúvidas que a estética western chega a galope para dominar nossos looks e lógico que a estética já ganhou um core para chamar de seu, o "Ranchcore".

O termo "horse girl" ganhou popularidade nos últimos anos e se refere às garotas que amam o clima equestre, das que de fato convivem com cavalos até as que simplesmente apreciam a estética. Nas marcas de luxo, nomes como Gucci e Hermès tem o clima como parte fundamental de sua história desde sua concepção, mas até a Chanel incluiu um cavalo em um de seus últimos desfiles de alta-costura.

No mundo pop, a aposta também se comprova. Da coreografia ao touro mecânico, o clipe de "Love again" da Dua é homenagem ao universo e a estética western.

Marina Gregory - Estampa de vaca - estética western - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Marina Gregory (Reprodução/Instagram)

Intitulada Ivy Park Rodeo, a nova collab da marca da Queen B. com a Adidas honra as raízes texanas da cantora e mergulha no clima "yee-haw".

Jennifer Lopez - Vestido - estética western - Verão - Met Gala - https://stealthelook.com.br
Foto: Jennifer Lopez (Reprodução/Instagram)

O tema do último MET gala, "In America - A lexicon of fashion", deu uma moral extra à tendência, afinal, a estética é intrínseca ao país como a imagem do cowboy, super icônica da história americana. J.Lo foi uma das maiores entusiastas do country versão black tie em look assinado por Ralph Lauren, um dos grandes responsáveis pela popularização da moda western.

Dua Lipa - Estampa de vaca - estética western - Primavera - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Dua Lipa (Reprodução/Instagram)

Entre as texturas do Ranchcore, as clássicas relacionadas ao mood faroeste são couro e camurça. Na cartela de cores, os tons terrosos, com destaque para marrom e inserções inesperadas - sim, estamos nos referindo ao neon e outras variações vibrantes -, são os favoritos para a versão atual da moda.

@simonmillerusa - Decoração - estética western - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: @simonmillerusa (Reprodução/Instagram)

A gente já tinha percebido a onipresença do animal print característico da vibe! A estampa de vaca, tanto na cartela tradicional quanto em alternativas estilizadas, não demonstra sinais de cansaço. Invadindo inclusive a decor: Como vocês se sentem em relação à uma toalha de mesa no tema?

Chloe Lecareux - Vestido - estética western - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Chloe Lecareux (Reprodução/Instagram)

Cowgirl versão disco no vestido de franjas de cristais ou em detalhes extras. Dá para injetar glamour nas composições e se divertir ainda mais com a tendência. 

Kendall Jenner - Beachwear - estética western - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Kendall Jenner (Reprodução/Instagram)

As botas de cowboy não podem ficar de fora e prometem ser um dos calçados favoritos da temporada, mesmo sendo verão, como a Kendall Jenner exemplifica.

Karen Blanchard - Vestido - estética western - Primavera - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Karen Blanchard (Reprodução/Instagram)

Aliado ao estilo cottagecore, o contraste com a leveza do vestido funciona muito bem!

@charlieosborne.xyz e @catarinaglc - Street Style - estética western - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: @charlieosborne.xyz e @catarinaglc (Reprodução/Instagram)

Backstage do recém-apresentado desfile da KNWLS, marca londrina mega cool, durante a London Fashion Week. Aqui, o chapéu cowboy, um forte aliado da estética western, marca presença.

Quem quiser buscar uma inspiração bem virada do milênio, vale conferir o filme "Show bar" de 2000, prepare-se para um festival de cintura baixa, camiseta baby look e muitos, mas muitos acessórios que remetem à estética western, para se inspirar na vibe cowboy via Y2K:

Você também vai gostar