Se você viveu essas trends, está na hora de se prevenir do câncer de mama

por MAMA

Usou a icônica Melissa Aranha com meia até o joelho, amava baby look, tinha look all jeans e ainda fotografava com uma Cyber-Shot… a gente tem uma notícia para você. Se você está vivendo o revival do Y2K – e estava ansiosa pelo comeback da cintura baixa – é sinal de que a prevenção do câncer de mama já devia estar na sua mente. 

Estilo de vida, prática de atividades físicas, reduzir o estresse, cuidar da saúde mental, se alimentar bem, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e passar longe do cigarro… Tudo isso contribui para você se cuidar – evitando não só o câncer de mama.

Alyssa Milleza - câncer de mama - câncer de mama - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Alyssa Milleza (Reprodução/Pinterest)


A adoção de hábitos saudáveis pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama e melhorar a qualidade de vida das mulheres que já enfrentam a doença. A chave para entender isso está no peso saudável. 

“Estudos têm mostrado que o sobrepeso e, principalmente, a obesidade, estão associados ao risco de desenvolver câncer de mama, particularmente após a menopausa. A associação entre obesidade e o câncer de mama se deve principalmente pela produção pelos tecidos adiposos (gordura) de estrogênio em excesso, alterações metabólicas do organismo que levam a uma ‘inflamação crônica’ e diminuição da imunidade, todos contribuindo para um risco de mutações genéticas que podem levar à doença”, explica Gustavo Werutsky, oncologista e head científico do MAMA.

Rachel Lamore - câncer de mama - câncer de mama - Mata - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Rachel Lamore (Reprodução/Pinterest)

Por isso, manter um estilo de vida saudável é super importante. Mulheres que praticam exercícios regularmente têm 10%-20% menor de risco de câncer de mama do que as mulheres que não são ativas. Este benefício é visto mais claramente em mulheres na pós-menopausa.

E não dá para esquecer da alimentação. “Estudos sugerem que comer frutas e verduras contribui para a diminuição do risco de câncer de mama, enquanto o consumo de álcool regularmente aumenta as chances", aponta Gustavo.

Portanto, deixar para lá o sedentarismo, seguir uma dieta balanceada, controlar o peso e fazer escolhas de vida saudáveis ​​pode ser física e mentalmente gratificante em qualquer momento da vida. Nunca é tarde para adotar um estilo de vida saudável.

No MAMA, acontecem diversas ações on e offline, como entrevistas e reportagens, exposições, eventos beneficentes, palestras e encontros. Você é convidada a participar, compartilhar e multiplicar informação, cuidado e prevenção. Acesse mama.culturasdeprevencao.com.br.

Você também vai gostar