Mais um dia de SPFW e estamos aqui para contar tudo o que rolou. Os desfiles se dividem em três locais: Senac Faustolo, Iguatemi São Paulo e Komplexo Tempo. Duas estreias marcam o quarto dia de evento, de Rafael Caetano e The Paradise, além de outras cinco marcas que já passaram por outras edições, sendo elas Ronaldo Silvestre, Apartamento 03, Mnisis, Dendezeiros e LED.
Confira os destaques de cada coleção que cruzou as passarelas da SPFW:
O dia na SPFW começou com Rafael Caetano. A coleção “New Dandy”, foi inspirada no Dandismo, um movimento do século XVIII em que ocorreu uma grande mudança na indumentária masculina e os homens passaram a ter uma grande preocupação com a própria imagem.
A coleção é marcada por peças de alfaiataria, estampas um pouco mais clássicas, como o quadriculado e o poá, além de uma pitada de cores. Lenços no pescoço fizeram parte do styling dos looks.
A coleção “Futuro do Presente”, de Ronaldo Silvestre, carregou os valores sustentáveis da marca, com tecidos reciclados e tingimentos naturais. As estampas das peças foram feitas por crianças do projeto Crescer Sustentável e deram um toque divertido aos looks.
Foram desfilados 24 produções que tiveram como inspiração as formas orgânicas da natureza e os uniformes urbanos.
No terceiro desfile do dia na SPFW, do Apartamento 03, a coleção intitulada “Silva” teve como inspiração as obras de Estevão Silva, que foi o primeiro pintor negro formado na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, no século XIX.
A alfaiataria clássica da marca ganha estampas e cores inspiradas nos quadros de Estevão, além de peças com transparência e plissado.
Metalizado, brilho e muitas flores fizeram parte das roupas, que literalmente brilharam na passarela.
Vazio é o nome da coleção de Mnisis, inspirada pelo livro infantil da Anna Llenas, com o mesmo nome.
As peças contavam com um tom lúdico, drapeado e decotes como a representação do vazio. O comprimento mini também esteve presente na coleção, além de muita transparência.
Os acessórios foram joias em formato de “bolhas de vazio”, como disse a diretora criativa Marina Mnisis.
A coleção de Dendezeiro foi nomeada “Cor da Pele”, como uma celebração da beleza de cada indivíduo. As cores escolhidas para as peças foram branco, bege e diversos tons de marrom.
Outros destaques da coleção foram as texturas e o efeito puffer em casacos, coletes e vestidos.
Em seus 10 anos de marca, LED apresentou a coleção “Exodos”, que segundo o designer Célio Dias foi feita para “despertar o prazer”.
Tecidos de acabamento vinílico, crochê, transparência e franjas estavam presentes nos looks, com peças agênero que fazem parte do DNA da marca.
Nos acessórios, argolas por toda a parte, além de harness que faziam referência ao fetichismo que dita o tom da coleção.
Estreando na SPFW, a The Paradise apresentou a coleção Brechó Paradise, que passou pelas décadas de 1950 a 1980. Cada fase tinha sua estampa característica, de forma divertida e ousada. Mix de estampas, animal print, muitas cores e brilho compuseram a coleção.
Acompanhando as roupas, a beleza teve uma pegada fun e bem colorida.