Tudo sobre os benefícios do alecrim para o cabelo – e outras dicas caseiras

por The Look Stealers

É só ouvir cuidados com o cabelo e receitinhas caseiras que já ficamos alertas. Brincadeiras à parte, nós amamos pesquisar dicas de como cuidar das nossas madeixas de uma maneira natural e saudável. Não por acaso, já desvendamos por aqui os benefícios da babosa e agora temos uma nova descoberta para compartilhar com você, leitora: os benefícios do alecrim para o cabelo. 

O alecrim é uma planta comum na culinária, oferece um aroma maravilhoso e é calmante. Já para o cabelo, o alecrim é muito procurado para ajudar no crescimento e no controle da queda dos fios, mas será que os benefícios do alecrim para o cabelo são reais ou mito? E como fazer o melhor uso dele? Hoje, vamos desvendar todas as propriedades dessa planta e ainda falar sobre outros ingredientes naturais que você pode usar, como o óleo de rosa mosqueta e a babosa. 

amyserrano - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: amyserrano (Reprodução/Instagram)

_benefícios do alecrim

O alecrim é uma planta medicinal, repleta de vitaminas e ativos benéficos como cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B6. Todos esses componentes fazem com que ele tenha uma ação adstringente maravilhosa, o que auxilia no controle da oleosidade, promovendo uma irrigação no couro cabeludo. Por isso, a planta é ideal para tratar cabelos oleosos, oferecendo mais brilho e leveza aos fios. Mas, vale lembrar que ele também possui benefícios para cabelos secos, já que seus nutrientes oferecem um efeito revitalizante, diminuindo a opacidade.

Além disso, os benefícios do alecrim para o cabelo estão ligados ao fato dele estimular os folículos capilares, o tornando uma ótima alternativa para fortalecimento dos fios, prevenção de queda e até mesmo ajudar no crescimento do cabelo. Esse último acontece, pois a presença de nutrientes como o ferro e o magnésio são essenciais para a produção de hemoglobina, o que, consequentemente, melhora a circulação sanguínea fazendo com que mais nutrientes cheguem até o couro cabeludo e assim o alecrim acaba inevitavelmente favorecendo o crescimento dos fios. 

Agora que você já conhece os benefícios do alecrim para o cabelo, vamos descobrir como usá-lo? Para começar, ele pode ser usado infusionado, sozinho, misturado no shampoo ou em óleos. 

Dionne Crowe - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Dionne Crowe (Reprodução/Instagram)

_chá de alecrim

A maneira mais segura e fácil de usar a planta é através de um chá, que pode ser usado sozinho ou misturado no shampoo e condicionador. O chá é muito simples de ser feito, veja só:

_ferva duas xícaras de água com duas colheres de sopa de alecrim fresco;

_após ferver, tampe a panela e deixe esfriar;

_quando frio, coloque em um borrifador limpo.

Após fazer esse processo, é só ir borrifando no couro cabeludo, massagear e deixar agir por 20 minutos. Depois, siga sua rotina de lavagem dos fios normalmente. Ah, e caso você não tenha um borrifador, pode aplicar com a ajuda de um algodão.

Angela Onuoha  - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Angela Onuoha (Reprodução/Instagram)

_óleo de alecrim

O óleo é outra receita mais simples e que traz todos os benefícios do alecrim para o cabelo. Para fazê-lo, você irá precisar de:

_folhas de alecrim, de preferências frescas;

_azeite de oliva extra virgem.

Aqueça o óleo em fogo baixo e, em seguida, adicione o alecrim e misture até que as folhas estejam murchas. Então, é só deixar cozinhar por mais um minuto em fogo algo e desligar o fogo. Guarde o seu óleo em um recipiente com tampa e, ao usar, dilua a mistura para evitar irritações. 

Lembrando que ao usar o óleo de alecrim, é preciso diluir em água primeiro para evitar irritações no couro cabeludo. Você pode usar cerca de 20 a 30 gotas do óleo em um copo de água antes de passar a mistura pelos fios. Depois, é só deixar agir por cerca de 10 minutos e lavar o cabelo normalmente. Você pode usar o óleo tanto frio, quanto morno, mas cuidado para não se queimar.

Kelsey Simone - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Kelsey Simone (Reprodução/Instagram)

_benefícios da babosa

A babosa - também chamada de aloe vera - possui uma ação hidratante, além de ser rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, e aproximadamente 20 minerais e vários aminoácidos. A planta é realmente super poderosa! Nos cabelos, ela é capaz de fazer reposição de água e nutrientes, independentemente da curvatura do cabelo. 

A babosa é o ingrediente perfeito para quem deseja recuperar os fios do ressecamento, trazendo brilho e maciez, e ainda ajuda a eliminar as caspas. Se você tem uma plantação em casa e quer aproveitá-la em seus fios, aqui está a maneira mais eficiente de usá-la.

Lesley - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lesley (Reprodução/Instagram)

_creme com babosa

Essa receita com babosa é aquela tradicional que nossas mães faziam na infância, muito prática e eficiente. Confira o passo a passo:

_corte as laterais da folha e extraia a polpa;

_em um recipiente, misture duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação com o gel extraído da babosa;

_misture os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Agora é só aplicar nos cabelos limpos e úmidos, deixar agir por cerca de 30 minutos e enxaguar. O resultado são fios super macios e hidratados.

Janet Amrani - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Janet Amrani (Reprodução/Instagram)

_óleo de rosa mosqueta

O uso do óleo de rosa mosqueta é antigo, mas recentemente reapareceu nas dicas de cuidados com os cabelos e com a pele. Esse óleo, obtido através das sementes da planta rosa mosqueta, é muito rico em ácidos graxos, vitaminas A, C, E, B1 e B2 e antioxidantes. Ele pode ser aplicado tanto diretamente na pele, como também nas unhas e cabelos. 

Os benefícios do óleo para os fios incluem alto poder hidratante, combate ao frizz e mais: para as cacheadas, o óleo é perfeito para ajudar na definição - basta misturar algumas gotas no seu creme de pentear e essa mistura oferecerá volume e brilho aos fios.  

Danielle Marcan - cabelo - benefícios do alecrim para o cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Danielle Marcan (Reprodução/Instagram)

_além do óleo...

Outra maneira de usar o óleo de rosa mosqueta é usando-o diretamente no couro cabeludo. Aplique uma quantidade suficiente para seu cabelo, pois assim os ativos presentes ali nutrirão seus fios, auxiliando no crescimento e deixando-os mais fortes. Depois, é só deixar agir por algumas horas e lavar o cabelo normalmente.

Você também vai gostar